domingo, 26 de novembro de 2017

Super Colorido Peixe Mandarim




O Peixe-mandarim (Synchiropus splendidus) é um peixe de cores e padrões exuberantes.


Foto: www.wallpapers-web.com


Esta espécie de peixe é mais comumente encontrada no Oceano Pacífico, mas também pode ser encontrado no Oceano Índico e no Caribe. 


Foto: Wikipedia_Llez


O nome do peixe-mandarim vem das cores e desenhos do seu corpo que se parecem muito com as roupas de seda usadas pelos mandarins na antiga China. 

Nome científico: Synchiropus splendidus
Ordem: Perciforme
Família: Callionymidae


Foto: http://yesofcorsa.com


É um peixe de água salgada adaptado ao clima tropical. Mede entre 6 a 10 centímetros de comprimento. A sua pele possui cores intensas, brilhantes e lindos desenhos. Essa característica é, de fato, um mecanismo de defesa contra predadores, indicando que a carne do peixe-mandarim tem um gosto ruim, já que seu corpo produz um muco viscoso de gosto e cheiro horríveis. 


Foto: http://yesofcorsa.com


A pele do peixe-mandarim não possui escamas, por esse motivo ela é necessariamente muito grossa, a fim de proteger o peixe das pontas agudas presentes nos recifes de coral. Os olhos por sua vez são projetados para fora como grandes saliências, permitindo que o peixe-mandarim enxergue a sua volta. A visão do peixe-mandarim é bem desenvolvida, acima da média dos outros peixes, sendo que seus olhos são capazes de identificar até as cores do ambiente. Ao menor sinal de perigo, o peixe-mandarim eriça os longos espinhos das costas fazendo-o parecer maior do que realmente é. 


Foto: http://yesofcorsa.com
 
Foto: Wikipedia_Andreas Marz


Vive escondido em fendas nos recifes de coral e alimenta-se de pequenos animais marinhos que passam próximos ao seu esconderijo. Também é encontrado, com menos frequência, em águas rasas protegidas, como lagoas costeiras e pequenas baías. Por precisar de muitos nutrientes diferentes, às vezes o peixe-mandarim também come pequenas quantidades de algas e outros flocos que possam lhe servir de alimento.


Foto: Wikipedia_H. Zell


Texto: Wikipedia
Fotos: Wikipedia; http://animalli.com; http://www.wallpapers13.com; http://yesofcorsa.com; http://www.wallpapers-web.com;

9 comentários:

  1. Um peixinho tão lindo, mas não seria uma boa ideia para o comer
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Parecem pinturas! Lindos demais! bjs, chica

    ResponderEliminar
  3. Postagem soberba!!!

    Beijinhos e um Domingo Feliz.

    ResponderEliminar
  4. Linda partilha querida amiga ,muitos beijinhos felicidades

    ResponderEliminar
  5. Curiosamente não me lembro de ver nenhum por aqui.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  6. O que eu aprendi!
    Um peixe muito bonito, pena é não ser comestível, visto que há espécies em vias de extinção.
    Fotografias maravilhosas!
    Obrigada por partilhar tanta beleza.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.