07/01/2012

Parque Nacional Tikal – A natureza e a antiga civilização Maia

Na província de Petén na Guatemala, situado no coração da selva e rodeado de uma exuberante vegetação, fica Tikal, um dos sítios mais importantes da civilização Maia.


Foto: www.deviantart.com

Tikal foi declarado parque nacional em 26 de Maio de 1955, tendo sido originalmente estabelecido como monumento nacional em 1931. Tikal National Park (foi aceite como Património Mundial da Humanidade em 1979) e Laguna del Tigre (sítio Ramsar) declarada reserva da biosfera em 30 de Janeiro de 1990.


Foto: http://mayantrip.com

Foi habitado do século VI a.C. até ao século X d.C. O seu centro cerimonial compreende magníficos templos e palácios assim como praças públicas. O nome " Tikal " quer dizer " Lugar de Vozes " ou " Lugar de Línguas " na língua maia.

Trata-se de um Parque Nacional com mais de 500 quilómetros quadrados, é uma das oito áreas protegidas da Reserva da Biosfera Maia e faz parte da maior área de floresta de chuva tropical da América Central. Nele se encontram florestas de terras altas e baixas e uma vasta gama de habitats naturais intactos.


* Foto: Net


A Laguna del Tigre e Laguna de Yaxha são as principais lagoas encontradas na zona húmida, onde há um grande número de pântanos.


Foto: www.freewalppaper.com

As florestas de chuva cobrem cerca de metade da área do parque e são constituídas por mais de 2000 espécies vegetais, incluindo 185 espécies diferentes de árvores. Nas terras altas, a floresta é dominada por cedros (Cedrela sp.), mognos (Swietenia macrophylla), amapás (Hancornia amapa) e possui a maior densidade de palmeiras (Chamaedorea sp.) de toda a Reserva da Biosfera.

O parque alberga vários endemismos regionais e espécies em risco. É refúgio para a maior parte dos mamíferos selvagens da Guatemala. Conta com uma fauna espectacular onde habitam pumas, onças, macacos, papagaios, tucanos , preguiças, o crocodilo-de-Morelet (Crocodylus moreletii) que pode ser encontrado nos pântanos, ou ainda a tartaruga-branca (Dermatemys mawui), espécie ameaçada pelo excesso de caça, entre muitos outros.


* Foto: Net


Tikal foi um dos centros urbanos mais importantes da época maia. As mais de três mil construções estendem-se por mais de 16 quilómetros quadrados incluem palácios, templos, pátios cerimoniais, campos para jogos com bola, terraços, residências, praças, túmulos e pirâmides, incluindo o templo mais alto do mundo Maia.


Foto: http://www.hdwp.net/

Na Plaza Mayor (Praça Maior) encontra-se o templo I, Templo do Gran Jaguar, que aponta para o ocidente através da praça, alcançando uma altura de 52 metros.

Em frente o templo II, templo de Los Mascarones, tem uma forma mais achatada e sua altura é de 42 metros. A separar os dois templos encontra-se uma esplanada sobre a qual se encontram 70 esteiras e altares e ao redor deles estão os complexos de palácios conhecidos como acrópoles.


Foto: http://www.xrez.com

Muitas são as relíquias colossais de Tikal, entre elas está o templo IV, o mais alto da área, que ultrapassa os 60 metros.


Foto: copyright Dr.Nicolas Hallmuth

Existem dois museus em Tikal, o Museu de Stelae e o Museu Sylvannus G. Morley, ambos apresentam uma importante colecção de artefactos Maias e réplicas.

O parque possui três hotéis e uma área para acampar, vários restaurantes e cafés.


Foto: www.panoramio.com_copyright _ Talavan

O Parque Nacional de Tikal, pela sua magnífica união da natureza com as suas ruínas arqueológicas é uma das jóias da América Central.


Fontes e Fotos: Wikipedia; www.planetazul.pt/; http://www.espacoturismo.com; http://whc.unesco.org/; http://www.tikalpark.com/; www.guatemalaontheweb.com; www.worldhistoricalsites.com/tikal/; UNESCO/CLT/WHC; http://www.xrez.com/case-studies/cultural-heritage/tikal-documentation-for-unesco/; www.panoramio.com; http://www.hdwp.net/; outros Net.


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.

24 comentários:

  1. Um lugar encantado e maravilhoso. Todos nós trazemos no imaginário a Civilização Maia. O seu post leva-nos em viagem a um dos sítios mais emblemáticos do nosso Planeta.

    Muito obrigada, Maria.

    Bom fim de semana.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  2. que belas imagens querida..
    viajo por aqui sempre..
    beijos de um lindo 2012..

    ResponderEliminar
  3. Bom dia...essas imagens desses lugares possuem efeito de paz, tranquilidade...um lugar abençoado e guardado por DEUS,como tantos outros, quem sabe estão sendo guardados para uma nova ERA e novos seres de PAZ? É para se pensar...bjinhos magicos

    ResponderEliminar
  4. Lindo!
    Pena que o homem destrói tanta da beleza da natureza.
    Aqui temos uma das mais belas florestas a que se chama de pinhal do Rei,entre a Marinha Grande e a costa.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  5. Como sempre querida me surpreendes com teu post. Tanto as imagens , como as informação são de uma riqueza sem par.O Parque Nacional de Tikal é lindíssimo e merece o título de umas das jóias da América Central.Parabéns! Que este ano de 2012 seja, para você, pleno de felicidades.Bjs no coração Eloah

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria!
    Gostei imenso de "viajar" pela civilização Maia.
    As fotos são excelentes.

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria,seu blog transmite amplos conhecimentos.Gosto de viajar e como nem sempre posso,venho aqui no seu espaço.Também adorei as poesias de Cecília Meireles e de Fernando Pessoa.Muito bom!
    Agradeço a visita e por seguir o meu blog.Você é muito amável! Um Ano Novo muito Feliz!

    ResponderEliminar
  8. Viajar é maravilhoso beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  9. Querida amiga,agradeço por essa viagem linda!
    Bom fim de semana!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  10. Deveras interessante e útil...
    Mais uma aula....
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Quando vemos essas imagens de sonho, nos transportamos para o lugar descrito e por ele passeamos. Não importa que seja uma viagem virtual, para mim. Conhecer um canto do mundo tão rico em preservação da cultura é um grande prazer.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  12. Muito belo, nada mais perfeito do que a natureza em sua plenitude...beijos de boa semana pra ti amiga.

    ResponderEliminar
  13. Minha querida, a sensação que tenho é que vc visita mesmo pessoalmente cada lugar que passa pra gente. Vejo em vc uma inteligencia nata pois é isso que passa pra mim em relação a sua pessoa. Você nos faz viajar sem sair de casa, nos encanta com suas imagens e relatos, só tenho te agradecer por isso em minha vida. Trazendo-me cultura, turismo e muito mais. bjim.

    ResponderEliminar
  14. Ol´, Maria . Belissima viagem, riqueza magia de belas imagens que encantam e nos mostra a culta de um povo. Um maravilhoso aprendizado! Amei Maria como tudo que aqui posta. Obrigada querida! Desejo um domingo maravilhoso de paz alegria. Bjos com carinho!

    ResponderEliminar
  15. A história é grafada minuciosamente através de desenhos, fotos, murais, achados, etc., para marcar a passagem de um tempo. Aqui observamos, minuciosamente através dos belos verdes das matas. Tudo isso observando o cantarolar dos pássaros. Como sempre belíssimas imagens!
    Obrigado Maria por nos apresentar coisas belas!

    ResponderEliminar
  16. Belo damais...não tenho palavras!
    Bj

    ResponderEliminar
  17. Maravilhoso seu post. As imagens são lindas. A natureza sempre tem muito a nos ensinar.Estou de volta depois de uns dias ausente.
    Desejo uma semana imensa de coisas boas. Obrigada pelo carinho da amizade...Um abraço!

    ResponderEliminar
  18. Linda reportagem.

    Aqui não estive, mas visitei Chichén-Itzá, Tulum, Xacaret, Koba....que saudades!

    Feliz semana, minha amiga

    ResponderEliminar
  19. Que lugar encantador! E quantos mistérios deve conter estas terras?!
    Sou absolutamente fascinada pela natureza e, esses lugares mágicos me atraem em especial.
    Obrigada pela linda postagem, fiquei encantada!

    Beijão

    ResponderEliminar
  20. Olá Maria boa noite,
    Vou começar pelo seu apontamento final.
    Quando não podemos viajar fisicamente a Net e no seu Blog em particular viajamos rapidamente a paraísos cheios de História como este que nos apresenta aqui.
    Magnífico!
    Muito obrigada por me dar o privilégio de poder observar o mundo a partir do seu extraordinário Blog.
    Um bejinho e votos de uma excelente semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  21. Querida Maria:
    Excelente a viagem com que nos brindou neste início de ano.
    Adoro viajar. Ah, se cá em casa tivéssemos mais férias!... Há tanta coisa maravilhosa à nossa espera!
    Que 2012 seja para si um ano com saúde e paz.
    Um abraço bem grande.

    ResponderEliminar
  22. Maria, que lugar maravilhoso e que linda viagem cultural voce nos proporciona!
    Obrigada minha querida! Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  23. Olá Maria querida

    Uma bela semana cheia de alegrias.
    Obrigada pelo carinho BJS.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo