12/01/2012

Violeta a cor da Magia


O Violeta é a cor da magia e da inspiração espiritual. A cor violeta, transforma, renova e purifica mental e emocionalmente, elevando a intuição. O que é negativo pode transformar-se em positivo, trazendo paz, compreensão e harmonia.




É considerada a cor da temperança, simbolizando a lucidez, o equilíbrio entre o céu e a terra. Ou as pessoas odeiam ou elas amam... Esta cor tem uma vibração muito rápida e estimula o lado artístico. Ela é associada a ideais nobres, como devoção e lealdade.





Leonardo da Vinci dizia: O poder da meditação pode ser dez vezes maior sob o efeito da luz violeta, que incide através do vidro colorido da janela de uma igreja tranquila.




O uso de roupas violeta gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto-estima. Esta é a cor usada pelos sacerdotes católicos para reflectir santidade e humildade. Em virtude da sua riqueza, ela também está associada com a monarquia, a extravagância e a prosperidade. Muitos artistas utilizam esta cor no seu vestuário, talvez por causa das suas qualidades espirituais ou criativas.
Use Violeta quando: quiser livrar-se de qualquer tipo de preconceito; precisar de inspiração para qualquer trabalho difícil.



Decoração: esta cor ajuda a reduzir o apetite. Assim, é recomendada para a cozinha se as pessoas da casa estão fazendo regime alimentar. Na sala, ela trará uma atmosfera de requinte e sofisticação. No quarto de dormir ela eleva a consciência mas pode trazer sonhos regressivos e de cunho espiritual. Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes.


Aspectos favoráveis: esta cor, formada pela combinação do azul com o vermelho, reflecte dignidade, nobreza e respeito próprio. Esta é a cor da realeza e, na sua forma mais sublime, vibra com a força da integração e da unidade. As pessoas que preferem o violeta são em geral espiritualizadas, intuitivas e abertas às mudanças. São controladas, cautelosas e em paz consigo. O uso desta cor ajuda no desapego e a libertar-se da materialidade.


Efeitos negativos o lado negativo da cor violeta inclui esquecimento e falta de persistência. Irreflexão, desrespeito e atitude autoritária e exigente originam-se do uso incorrecto dessa energia. Ela pode degenerar-se em idealismo sem resultado prático, isolamento, corrupção e desintegração. Orgulho e arrogância também estão presentes nesse nível.




Efeitos físicos: No aspecto físico controla a fome excessiva, diminui os batimentos cardíacos, purifica o organismo, estimula a parte superior do cérebro, alivia a enxaqueca e tem efeito cauterizador. Cor usada para tensão alta, infecções e inflamações. É indicada em casos de ciúmes excessivos, insónia, stress, angústia e medo. Mas cuidado: não use se estiver deprimido. Prefira o verde.

A cor Violeta está associada aos signos Aquário, Sagitário e Peixes.




Palavras chaves da cor Violeta: sabedoria, criatividade, independência, dignidade, serenidade, mudança, transgressão.

A cor violeta é considerada uma cor de encanto e fascínio, exercendo atracção natural pelo seu simbolismo esotérico. Nobreza, elevação espiritual, sabedoria e intuição são características atribuídas a um ambiente mágico.


"O aspecto mais triste da vida de hoje é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria." (Isaac Asimov)

3 comentários:

  1. Maria,por acaso é uma das minhas cores de preferência.Gostei muito deste teu post tão elucidativo.Um beijinho e um bom fim de semana.Tita

    ResponderEliminar
  2. Maria

    Começo por apresentar desculpas, pela ausência.
    Quanto à cor violeta, como sempre, achei muito interessante o que expressas e tendo refectido, encontrei razões práticas. Não sendo a minha côr preferida, talvez por não pretencer ao signo mencionado. Mesmo tendo em conta o contra passarei a estar atento a pormenores.
    Beijos

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo