10/01/2012

Preservar a vida Animal - Diamante-de-Gould


A história da Vida na Terra é uma história de extinções, estas extinções naturais ocorrem, no entanto, ao longo de períodos relativamente longos, permitindo a evolução de novas formas de vida. Muitos animais evoluíram e depois extinguiram-se e o seu lugar na natureza é então ocupado por outro grupo de animais. Isto não é o que acontece na actualidade, com a ajuda do Homem!


Penso que é importante ir sempre “passando” a mensagem da importância de preservarmos a Natureza, a vida selvagem, o ambiente, “O nosso magnifico Planeta”.

A extinção é o desaparecimento irreversível de espécies e acontece quando o último animal de uma determinada espécie morre.

Hoje : Diamante-de-Gould (Gouldian Finch)




Nome Científico: Chloebia gouldiae
Ordem: Passeriformes
Família: Passeridae

Distribuição e Habitat :
É originário da Austrália, foi trazido para a Europa em meados do século XIX pelo ornitólogo John Gould. O seu nome foi uma homenagem a Elizabeth Gould sua esposa, desenhista que o acompanhava nas suas expedições, este lindissimo pássaro recebeu o nome “Lady Gould” (“Senhora Gould”), como é conhecido internacionalmente.




Identificação:
A sua coloração pode ser roxo, preto, verde, amarelo, branco e vermelho. Normalmente os machos são mais coloridos. Existem três variações de cores entre o Diamante-de-gould: cabeça-vermelha, cabeça-preta, e cabeça-amarela ou laranja. Os próprios nativos achavam que se tratavam de espécies diferentes, mais depois descobriu-se que se trata de uma única espécie. Medem normalmente de 12 a 14 cm.




Hábitos:
São pássaros muito sociais, podem ser encontrados em bandos e, na época da ninhada, pode haver mais de um ninho na mesma árvore. Os gould vivem em harmonia entre si, mesmo durante a época de gestação das fêmeas.




Reprodução:
Para cortejar a fêmea, o macho faz uma dança impressionante de ver. Acontece mais frequentemente no período final das chuvas, pois há mais abundância de alimento.



As fêmeas colocam de 4-6 ovos. Tanto o macho quanto a fêmea ajudam a chocar os ovos, e a cuidar dos filhotes após o nascimento. Os machos cuidam do ninho normalmente durante o dia e a fêmea à noite. Os diamante-de-gould, assim que nascem, são cor-de-rosa e despidos até aproximadamente 12 dias, quando as primeiras penas começam a aparecer. Os filhotes deixam os ninhos com 3 semanas de idade. Os diamante-de-gould jovens são distinguidos por suas cores, com a cabeça, lados e garganta cinzentas. Sua parte traseira, asas e penas da cauda são verde-azeitona. Sua parte de baixo é marrom-pálido.




Estatuto de conservação e principais ameaças:
O número de pássaros desta espécie, foi reduzido drasticamente na natureza no século XX, devido à redução e alteração do seu habitat. Outra das causas da sua redução foi doença, uma espécie de ácaro, levava-os à morte. As suas cores muito vivas, chamam a atenção dos predadores, ficando fácil a sua identificação na hora da caçada.




Fontes e Fotos: Wikipedia; Portlasaofrancisco; treknature; http://bicharada.net/; http://www.naturlink.pt/; http://www.wikiaves.com.br/; Enciclopédia a Vida Animal; outros

Há que compreender a importância de cada organismo na complexa e maravilhosa teia da Vida na Terra e Nunca nos devemos esquecer que A extinção é para sempre.

12 comentários:

  1. Gostei muito, mesmo muito dos pássaros tão coloridos e delicados. Oxalá nunca desapareçam da face da terra, pois são duma alegria que enche o coração.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Maria, por esta chamada de atenção, este alerta sobre a vida animal e sobre a Natureza.

    É necessário termos consciência de que a nossa acção diária, caçando animais e poluindo a natureza, faz com que fiquemos mais pobres cada dia que passa...

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  3. Que interessante o que nos dá aqui a conhecer....
    Interessante as diferentes cores na cabeça..Adorei
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Fiquei encantada com este pássaro. Suas penas são uma obra de arte de beleza e cores.Devemos ter em mente o que dizes com tanta propriedade " A extinção é para sempre." Parabéns linda amiga pelo belo post.Bjs Eloah

    ResponderEliminar
  5. Beleza e informação, é isso que a gente sempre encontra aqui, muita "lindeza" junto. Tenha um bom dia querida, que o piar dos passarinhos te envolvam numa música permanente..Beijos

    ResponderEliminar
  6. Minha querida amiga Maria.
    Posso dizer sem sombra de dúvidas que teu blog uma enciclopédia.
    Amo ele, viu?
    Tudo aqui é benfazejo, aguça os olhos e me faz bem, pelo conteúdo, pelas cores, pelos escritos e por tua paixão que com esmero dá um toque especial.
    Portanto meus parabéns, um abraço caloroso e um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Olá querida Maria!!!!!Grata por estar sempre presente no ano que passou.Desejo a ti muita saúde ,paz,alegrias,esperanças e prosperidade,enfim,FELIZ ANO NOVO,abraçosss.

    ResponderEliminar
  8. °º♫ Amiga, é sempre um prazer ler os seus posts.
    °º✿ Esse pássaro parece que foi pintado por uma criança, tantas cores lindas. Temos que preservar a natureza para a nossa própria sobrevivência.
    Tem tantas maravilhas que ainda nem conhecemos...
    º° ✿♥ ♫° ·.Boa tarde!
    ✿⊱╮Beijinhos do Brasil.

    ResponderEliminar
  9. Minha querida

    Mais uma viagem maravilhosa por letras e imagens...adorei.


    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  10. QUERIDA AMIGA MARIA, SEU BLOG COMO SEMPRE É CULTURA APRENDIZADO. OS PÁSSAROS SÃO LINDOS.QUERO AGRADECER A VISITA E O GENTIL COMENTÁRIO, OLHE AMIGA ADOOOREI O SEU POST COMO SEMPRE. UM ABRAÇO DE MUITO CARINHO CELINA

    ResponderEliminar
  11. Querida Maria!

    Que fotos lindas! Essas criaturas são a expressão do Criador através da Natureza.
    Animais são nossos irmãos menores! Vamos respeitá-los.
    Um lindo 2012 repleto de Amor e Saúde.

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Minha amiga, estou perfeitamente de acordo contigo.
    Com a ajuda do Homem estamos a destruir estas maravilhas.
    Um dia acordamos é já será tarde.

    beijinhos

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo