21/04/2011

Preservar a vida Animal – Soldadinho-do-araripe (Araripe Manakin)


A história da Vida na Terra é uma história de extinções, estas extinções naturais ocorrem, no entanto, ao longo de períodos relativamente longos, permitindo a evolução de novas formas de vida. Muitos animais evoluíram e depois extinguiram-se e o seu lugar na natureza é então ocupado por outro grupo de animais. Isto não é o que acontece na actualidade, com a ajuda do Homem!


Penso que é importante ir sempre “passando” a mensagem da importância de preservarmos a Natureza, a vida selvagem, o ambiente, “O nosso magnifico Planeta”.

A extinção é o desaparecimento irreversível de espécies e acontece quando o último animal de uma determinada espécie morre.

Hoje: Soldadinho-do-araripe

Outros nomes regionais: galo-da-mata, língua-de-tamanduá, lavadeira-da-mata, uirapuru-matreiro e cabeça-vermelha-da-mata .




Nome Científico: Antilophia bokermanni (O nome bokermanni é uma homenagem ao zoólogo brasileiro Werner Bokermann)
Ordem: Passeriformes
Família: Pipridae

Distribuição:
Foi descoberto em 1996 na Chapada do Araripe, Região Nordeste do Brasil. Segundos os seus descobridores, o soldadinho-do-araripe somente é encontrado nos municípios de Barbalha, Crato e Missão Velha, todos no Ceará.



Identificação:
A plumagem da cabeça em forma de elmo deu origem ao nome soldadinho. O soldadinho-do-araripe mede aproximadamente 14,5 cm. Machos e fêmeas apresentam um forte dimorfismo sexual no que diz respeito a cor da plumagem. Os machos são predominantemente brancos, com penas pretas que se estendem das asas ao dorso e cabeça vermelha. As fêmeas são principalmente da cor verde oliva e apresentam um reduzido penacho verde na cabeça.



Alimentação:
A sua dieta alimentar é baseada principalmente no consumo de pequenos frutos, mas também ingere artrópodes em períodos de baixa frutificação.

Reprodução:
Os Antilophia são os únicos piprídeos que permanecem com uma única parceira por estação reprodutiva, permitindo que construa o ninho no território. A construção do ninho é uma atividade que cabe somente à fêmea, uma vez que o macho colorido atrairia a atenção de predadores da ninhada. O local escolhido para construção é localizado necessariamente sobre cursos d’água, geralmente a menos de 2 m de altura, salvo raras excepções.



A fêmea põe um par de ovos com um intervalo de aproximadamente um dia entre os dois. Após três semanas desde a postura, cada ovo eclode com cerca de um dia de diferença. Outras três semanas se passam entre a eclosão dos ovos e o abandono do ninho pelos filhotes, que são acompanhados de perto pela mãe e observados pelo pai.

A plumagem definitiva dos filhotes machos só é conseguida ao fim de quase dois anos, nessa altura será expulso do território dos pais, devendo ocorrer o mesmo com a fêmea recém adulta.

Estatuto de conservação e principais ameaças:
Está classificada na Lista Vermelha brasileira, na categoria 'criticamente em perigo' e, na lista mundial da União Internacional para a Conservação da Natureza e BirdLife International. A distribuição restrita e o tamanho reduzido da sua população, aliados ao intenso desmatamento e ocupação desordenada da região estão afetando severamente o hábitat desta espécie e colocando em risco sua sobrevivência.

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.wikiaves.com.br/; http://www.aquasis.org/; outros



Há que compreender a importância de cada organismo na complexa e maravilhosa teia da Vida na Terra e Nunca nos devemos esquecer que A extinção é para sempre!

6 comentários:

  1. Lindo soldadinho e belíssima mensagem,Preservar é cuidar, consciência ,pois! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. vim trazer uma feliz pascoa, para vc e seus familiares, bju terê.

    ResponderEliminar
  3. que lindo post !.a preservação é importatíssima, pois depois que se forem,nada mais a fazer..
    beijos perfumados

    ResponderEliminar
  4. Olá querida. Passando pra desejar feliz páscoa.

    “É Páscoa, a Páscoa do Senhor Não figura, não história Não sombra, mas a verdadeira Páscoa do Senhor Verdadeiramente, ó Jesus Livrastes-nos da grande ruína E nos estendestes as paternas mãos.”

    ResponderEliminar
  5. É muito triste o que os humanos fazem com os outros seres do nosso planeta. Extinção, todos nós sabemos, é para sempre!
    Lindo post, amada!
    Uma Páscoa maravilhosa para você e sua família!
    Beijos meus!

    ResponderEliminar
  6. Boa noite, lindo preservemos ja...Bjin

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo