15/06/2010

O Presente dos meus filhos - Passeio pela Costa Vicentina do Algarve


O meu tempo, como muitos dos amigos que por aqui passam sabem, não é lá muito e nem sempre consigo colocar na hora certa aquilo que pretendo. Para colmatar esta falta de disponibilidade, eu vou fazendo os artigos quando é possível, são agendados e na altura pré-definida são publicados. Só agora consegui ter possibilidade de poder falar um pouco, sobre o presente que os meus meninos me ofereceram.



No Natal do ano passado os meus filhos, à semelhança do ano anterior, ofereceram a mim e ao meu marido, como prenda de Natal, um fim-de-semana de "Refúgios a dois" da “Vida é Bela”. Depois de marcar e desmarcar, no final de Maio lá fomos nós e desta vez escolhemos um hotel na Costa Vicentina do Algarve.




O Algarve nesta altura do ano é espectacular, pois a Natureza brinda-nos com toda a magia das suas flores que conjugado com o azul do mar, torna estes locais simplesmente divinais.




As estevas estão floridas e lembram-me sempre os meus tempos de menina, quando ia passar férias para a casa do meu avô Coelho. Adorava ver os montes todos salpicados do branco das flores das estevas.




Ficamos no hotel Vale da Telha, é um sitio relativamente pequeno, tranquilo e bastante agradável, que fica a sensivelmente 3 km da Praia da Arrifana e da Praia de Monte Clérigo.

Fomos visitar a praia de Monte Clérigo
 



Esta praia tem um vasto areal o que a torna ideal para famílias com crianças.




O acesso à praia é fácil, tem parque de estacionamento e restaurantes nos quais podemos saborear bom peixe fresco ou marisco.




A segunda praia que fomos  conhecer foi a praia da Arrifana, fica abrigada por altos rochedos e forma uma espécie de baía.




Tem estacionamento no topo da colina, mas o carro também pode descer até à praia, uma descida bem íngreme. No caso de deixar o carro cá em cima, penso que é preciso ter "boas" pernas para fazer a “subidinha” a pé. Do topo da falésia a paisagem é de sonho, com o mar a bater nas rochas e vendo as gaivotas a planar no ar.




As arribas junto às ruínas da Fortaleza da Arrifana, são impressionantes, acessíveis apenas aos nossos amigos alados, as aves.




Aqui vimos o pôr-do-sol, um espectáculo fabuloso e mágico, num dos locais que para mim, é dos mais bonitos da Costa Vicentina.




Jantamos divinalmente num restaurante na Ponta da Arrifana, junto às ruínas, o “Pôr do Sol “. Recomendo vivamente, comida e serviço de qualidade, num local encantador.




De regresso a casa paramos na praia de Odeceixe, linda!




Um local para sentir a natureza deixando os pensamentos divagar para além do horizonte.




Um local para descansar.





A nossa última paragem foi em Zambujeira do Mar. Do alto da falésia podemos avistar o imenso oceano, mas tenho a certeza que a gaivota bem lá no cimo da Igreja, ainda tinha uma panorâmica melhor.




A praia tem um largo areal e está protegida por altas arribas de xisto. Está rodeada por todos os tipos de serviços necessários, e possuí um ambiente muito agradável. Um local lindo, como todos os da Costa Vicentina.




Tenho de agradecer aos meus queridos e adorados filhotes Diana e Pedro, por este fim-de-semana magnífico, que me permitiu conhecer melhor esta zona tão bonita da costa Portuguesa.



“Os filhos são para as mães as âncoras da sua vida.” Sófocles

10 comentários:

  1. Magnifico artigo. Há zonas de Portugal que valem bem uma visita, e esta é sem dúvida uma delas. Foi uma visita de cortar a respiração. Excelente.

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  2. Que bella familia!!!...
    Y siempre en perfecta armonia con imágenes sublimes que invitan a trasportarse a paraisos azules.
    Aprovecho para dejarte un saludo y desear a tu pais un muy exitoso comienzo en el mundial de futbol de Sudáfrica...

    Otoño

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de passeio amiga...lindíssimos lugares!!
    Adorei as flores das estevas...em especial...

    Tenhas um dia maravilhoso!
    Beijos
    Valéria

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria,que maravilha de passei andar por ali é quase como andar no paraíso, eu felizmente conhece cada cantinho, desses por onde passou.
    Obrigada por partilhar.

    Um beijinho,
    José.

    ResponderEliminar
  5. Ainda há recantos desses???...
    Que boa escolha fizeram....
    Parabéns
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Minha querida
    Que bela prenda...um Paraíso, deve ser lindo.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  7. oi maria, linda sua família!!
    adorei todos os lugares visitados.
    as imagens perfeitas.
    estou de viagem marcada para portugal pela segunda vez amo este pais.
    no final de outubro se deus quise vou estar ai.
    linda seu passeio e o post esta belissimo.
    bjos com carinho.

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria!

    Primeiramente, parabéns pela linda família. Que Deus os abençoe.

    Amei as fotos que você postou!
    Ano passado, estive passeando por Portugal, e conheci lugares belíssimos. Se já soubesse da existência desse "paraíso", o teria incluido no roteiro com toda certeza.

    Um beijo grande prá você, e obrigada por compartilhar tanta coisa bonita.

    Cid@

    ResponderEliminar
  9. Cheguei ao seu blog através da amiga ValériaC. Está sendo gratificante para mim. Voltarei com mais calma. Grande abraço e parabéns pelas postagens.

    ResponderEliminar
  10. Porque mereces tudo mãe :)

    DI

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo