05/06/2010

Magnólia a flor da simpatia


Foto: Pessoal

Magnólia a flor da simpatia


As Magnólias São flores nativas dos Himalaias ao Japão, Oeste da Malásia, Leste da América do Norte, México e regiões tropicais. Existe desde os tempos pré-históricos, na China, o seu cultivo existe há pelo menos 1.400 anos.

Foto: Pessoal

É uma árvore robusta com até 30 metros de altura, com ramos vigorosos que se mantêm verdes o ano inteiro. A suas folhas são brilhantes, lisas ou com uma leve penugem, ovaladas e alternadas. É uma das estrelas do jardim, quando está florida.


Foto: Net


As suas magníficas flores vão do muito branco a uma cor creme aveludada, mas também podem ser encontradas flores de cores amarelas, flores de cores rosas e flores de cores púrpuras. São flores bastante grandes, com 8 a 12 pétalas, podendo medir de 20 a 30 cm de diâmetro. O seu aroma é agradável e penetrante.


Foto: Net


As suas flores ainda fechadas têm a forma de uma tulipa.


Foto: Pessoal

Foto: Pessoal

A Magnólia é recomendada para regiões de temperatura amena e é muito utilizada no paisagismo em geral, possuindo notáveis atributos ornamentais. É adequada para parques e grandes jardins, na arborização urbana em geral. Atrai muitos pássaros, que procuram alimento nas suas sementes.


Foto: Pessoal


Cultivo: Para o cultivo desta planta, é necessário um solo fértil em composto orgânico e bem drenado. Deve-se plantar em local de sol ou sombra parcial, em espaço amplo para o bom desenvolvimento das suas raízes e copa, ficando, a planta, protegida de ventos fortes. O seu cultivo como planta isolada não é muito recomendado, pois passada a floração perde um pouco do efeito espectacular. O ideal será utilizá-la em conjuntos de folhagens verdes com flores em diversas épocas, combinando a cor da flor da magnólia com outras de cores semelhantes, como as azáleas.


Foto: Pessoal

Reprodução : A reprodução é feita por sementeira, de preferência no Outono, ou por estacas de ramos no início da Primavera, pode-se anteriormente mergulhar as estacas para ganharem raízes e só depois plantar. A poda é aconselhável no final do Inverno e início da primavera.


Floração : Os meses de floração da Magnólia são entre Maio e Julho.


Foto: Pessoal

CURIOSIDADES
Na China as magnólias são utilizadas para proteger o Buda, ficando ao redor dos templos budistas. Além de sua utilização ornamental, são cultivadas pelo comércio de sua madeira e por suas cascas que podem ser aproveitadas na medicina.


Foto: Pessoal

As flores da Magnólia são excelentes presentes quando a intenção é mandar mensagens de força, amor à natureza, simpatia, dignidade, perseverança e nobreza.



Fontes: “Mundodeflores”, “Wikipedia”, “JardimdeFlores”,” Flores-Guia”; outros net.
Fotos: Net e Pessoais



5 comentários:

  1. Lindas imagens. As flores são colírios para os nossos olhos.

    ResponderEliminar
  2. Que flôr esplêndida! A natureza é perfeita. Pena que a estamos destruindo com o egoísmo desenfreado que busca saciar o insaciável.
    Bom fim de semana. Bjos.

    ResponderEliminar
  3. Pedazo de fotos y colores. Magnolias que impregnan dulces aromas y le da un toque especial de alegría a tu bello jardín.

    Un abrazo

    Otoño

    ResponderEliminar
  4. ola...
    eu amo magnolias.... lindas....
    adorei

    abraços

    ResponderEliminar
  5. Deambulei por aqui.
    E, desejo felicidades.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo