quinta-feira, 17 de junho de 2010

Praia do Carvoeiro e Algar Seco

O ano passado fui numas mini-férias até ao Carvoeiro e visitei algumas praias ao seu redor. Todas elas eram lindas, cada uma com a sua beleza muito própria. Penso que nunca é demais falarmos do que temos de bonito no nosso País.

Hoje apresento: a Praia do Carvoeiro e Algar Seco

A Praia da Carvoeiro é uma praia de pescadores, de pequena dimensão, com uma baía de águas transparentes, sendo bastante abrigada pelas arribas. Está situada na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve, saindo na EN125 em Lagoa e seguir na direcção ao Carvoeiro.




É uma praia de areia fina e dourada, que se eleva acima das casas brancas com muitos restaurantes bem agradáveis ao seu redor. 




Em ambos os lados da praia erguem-se altos penhascos íngremes. Com uma entrada gradual no mar é óptima para famílias com crianças. A Praia de Carvoeiro, recebe no seu areal fino os barcos de madeira dos pescadores locais, o que confere a esta praia um ambiente piscatório desde sempre ali praticado.




Prosseguindo a visita e apenas a alguns metros a leste da Praia de Carvoeiro, situa-se um conjunto de grutas naturais talhadas pelo vento e força do mar, o Algar Seco , um verdadeiro ex-líbris desta freguesia.






 Algar Seco é uma rede de grutas que sobem do mar, passam por debaixo da linha de rochas costeiras e faz entrar a água das marés em piscinas interiores.








Este conjunto harmonioso de rochas forma, autênticas varandas e janelas naturais sobre o mar. 




Seguindo pelo caminho talhado nas rochas, pode-se observar os pescadores nas escarpas, que olham o horizonte e tentem conseguir algum peixe fresco para a sua refeição e bem lá do alto podemos contemplar toda aquela zona de uma beleza extraordinária.







Carvoeiro, com as suas praias, grutas e património histórico, é um local magnífico, proporcionando umas férias inesquecíveis.

Vá conhecer. Vale a pena.

Praia do Paraíso (junto à praia do Carvoeiro)



“Tenho a impressão de ter sido uma criança brincando à beira-mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continua misterioso diante de meus olhos. “ (Isaac Newton)

1 comentário:

  1. Conhecer esses lugares pelo teu blog tem sido lindo!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo