quarta-feira, 2 de junho de 2010

México


Viajar sem sair de casa

Por vezes não é possível viajar, as razões podem ser várias, falta de dinheiro, de saúde, idade avançada, enfim podem existir diferentes factores e motivos. No entanto, isso não deve ser impeditivo de conhecer novos locais e costumes, podemos viajar sem sair da nossa cadeira, vendo fotografias que nos transportam, se assim a nossa predisposição quiser, a lugares longínquos.
Para todos os que gostam de viajar, nem que seja através da imaginação, vou passar a colocar no meu blog fotos e informações, que nos vão permitir conhecer um pouco mais outras terras e culturas.

Hoje vamos viajar até México

Boa viagem!

O México é um país de contrastes onde os empreendimentos turísticos convivem com cidades históricas imponentes, onde paisagens áridas ou vulcões cobertos de neve medeiam com praias tropicais paradisíacas, e onde a História com raízes indígenas e espanholas se interligam.

Foto: www.alphawallpaper.com

O país faz fronteira com os Estados Unidos a Norte e com a Guatemala e o Belize a Sudeste possuindo uma linha de costa com cerca de 9500 km de extensão, e sendo banhado pelo Mar das Caraíbas a Este e pelo Oceano Pacifico a Oeste.


Foto: net

Colorido, intenso e emocional, o México tem uma cultura diversificada e os mexicanos, souberam como ninguém preservar a sua história. Aliada à religiosidade e ao patriotismo, ela transforma o México num país digno de ser conhecido e explorado. O país possui uma infinidade de sítios arqueológicos, como Teotihuacán, próximo à Cidade do México, Monte Albán, em Oaxaca, e Chichén Itzá, entre Mérida e Valladolid.  É um povo alegre, amável e hospitaleiro.

O idioma: Espanhol.
A moeda:Peso mexicano.

O clima do México é de uma grande diversidade. Os meses mais quentes vão de Abril a Julho; os mais chuvosos de Julho a Setembro; os mais frios de Novembro a Fevereiro.




 Fotos: pessoal

A Economia do México baseia-se no comércio, na indústria, na agricultura e na exploração mineral.


 Foto: Pessoal


A Gastronomia Mexicana embora tenha muita influência indígena, foi praticamente estabelecida durante a colonização espanhola. Por uma grande parte de seus ingredientes são de origem espanhola. De origem indígena, os ingredientes usados na culinária mexicana é o milho, feijão, abóbora, abacaxi, batata-doce, tomate, cacau, perus e frutas e especiarias.

Etnias: O México é um país de diferentes etnias e religiões. É um país com séculos de tradição e história, onde a mistura racial é uma das suas principais características. A fusão dos indígenas meso-americanos e os espanhóis nasceu neste grande país. Além dos indígenas meso-americanos e os espanhóis, no México, devemos mencionar também os africanos e os asiáticos.


Civilizações importantes Pode dizer-se que o México teve quatro civilizações principais e unificadoras: a olmeca, teotihuacan, a tolteca e a mexica. Estas quatro civilizações estenderam a sua influência por todo o México – e para além deste - como nenhuma outra. Consolidaram poder e influenciaram o comércio, arte, política, tecnologia e teologia.



religiões O país é predominantemente católico romano (89%), com 6% de adesão a várias fés protestantes e os restantes 5% ou a aderir a religiões menores ou sem religião.

A capital é Cidade do México
A Cidade do México, está a 2.250 metros acima do nível do mar. Trata-se do Distrito Federal que por sua vez oferece um mundo de diversificações salpicado com narrações para evocar interessantes passagens na rica história mexicana.

O centro histórico da cidade do México foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1987, sendo a Plaza de la Constitución, também conhecida por el Zócalo, um dos principais pontos de interesse. Esta praça foi pavimentada pela primeira vez em 1520 sob as ordens de Hernán Cortés com pedras provenientes dos templos e palácios da cidade azteca de Tenochtitlán, sobre a qual foi construída a capital.

Outras atracções turísticas da cidade :
A basílica da Guadalupe
As casas coloniais de San Ángel
A pirâmide de Cuicuilco
A praça Garibaldi
Os canais de Xochimilco

Teotihuacán
A cerca de 50 km do centro da capital situa-se a mais antiga cidade do México: Teotihuacán. Esta cidade foi a primeira capital da primeira grande civilização mexicana e crê-se que durante o século VI habitassem nesta cidade cerca de 200 mil pessoas, tendo recebido a nomeação de Património da Humanidade pela UNESCO em 1987.

Outras atracções turísticas da cidade :
● O pirâmide do Sol

● O pirâmide da Lua

Guadalajara
A segunda maior cidade do país, Guadalajara, situada no estado de Jalisco, é a fonte da maioria das tradições e particularidades do povo mexicano. É desta cidade que provêm os mariachis, a tequila, ou o rodeio mexicano.

Taxco
Um pequeno povoado colonial encravado nas montanhas, onde se situam as mais importantes minas de prata do mundo, e localizado a meio caminho entre a Cidade do México e Acapulco. A cidade de Taxco, onde vive “o maior povo de artesãos do mundo” é conhecida como a capital Mundial da Prata, onde cerca de três quartos da população trabalha em ofícios relacionados com o trabalho deste metal.


Oaxaca
A cidade de Oaxaca está localizada na região sul do México, mesmo no meio de uma área cercada por quatro vales, vale do Etla, Zimatlan, Ocotlan e Tlacolulaque, e cercada pela Serra Madre do Sul, através de e Madre Oriental (ou Serra de Oaxaca),  o que favorece um clima temperado. Nesta cidade, capital do estado de mesmo nome, pode-se admirar a arquitectura dos seus magnificos edifícios do centro histórico, declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.



Yagul

A partir de Oaxaca pode realizar diversas excursões de um dia às ruínas dos montes Albán, Cuilapán, Yagul e Mitla, bem como visitar os diferentes mercados e centros de artesanato espalhados pela cidade.

A Península de Yucatán
A Península do Yucatán, é a porta de entrada para o mundo da civilização Maia e é nesta região que se pode encontrar o maior número de vestígios arqueológicos traduzidas nas impressionantes ruínas de Uxmal e Chichén Itzá, ambos proclamadas Património Mundial pela UNESCO em 1996 e 1988, respectivamente.


Em Chichen Itza o templo-pirâmide de Kukulcán é, a par do Observatório, uma construção bem representativa dos interesses e dos conhecimentos de astronomia e de matemática dos Maias, bem reflectidos na arquitectura. Os diversos terraços representam os dezoito meses do calendário maia. Cada uma das escadarias de acesso ao templo tem noventa e um degraus, o que perfaz um total de 365.
 
Foto: Pessoal

Mérida a capital do Yucatán conserva quase intacto o seu ar de cidade colonial, é uma das mais antigas cidades mexicanas.

Puerto Vallarta
Puerto Vallarta, uma cidade pitoresca situada próximo da Bahía de Banderas a Oeste da capital e de Acapulco situada a Sul, ambas no Oceano Pacifico, são as duas mais importantes regiões de turismo do país, onde não faltam grandes empreendimentos turísticos, praias de areia branca e águas amenas, palmeiras e muita diversão.

Acapulco
Também conhecida como Pérola do Pacífico, Acapulco é uma cidade do Oeste do México. Situa-se no Estado Guerrero e a sua baía, a Baía de Santa Lucía. Esta Baía é o local que une o Oceano Pacífico a este encantador lugar, Acapulco, cujo nome vem de Acalt Pul Co, o "lugar de canas grandes".

Cancun
Cancun situa-se na parte Este do México, junto ao Mar das Caraíbas, é o destino turístico mais importante do México e uma dos mais reconhecidos no mundo inteiro. Banhada pelas águas turquesa do mar do Caribe, Cancun oferece incomparável beleza de suas praias onde se pode praticar todos os tipos de atividades e desportos aquáticos.



 Fotos: Pessoais

Localizado no estado de Quintana Roo, na região da Península de Yucatán, tem um clima semitropical. É um local com muito para ver a apreciar entre o muito que tem para oferecer encontra-se as Ruínas del Rey, uma das mais bem conservadas ruínas maias. Nos arredores de Cancun, situa-se a Riviera Maya Playa del Carmen, Xcaret e Xel-Ha, antigas portas maias, agora transformado em autêntico paraíso ecoturismo, e interessante o sítio arqueológico de Tulum, localizados em frente ao mar a única cidade amuralhada da cultura maia.

As cristalinas águas, quer da lagoa quer no mar aberto, são ideais para a prática do mergulho, com e sem garrafas. É um lugar de turismo ecológico, com parques como Xcaret



 Foto: Pessoal

O Clima tropical, as praias, rios e parques ecológicos de sonho, a natureza, o património histórico riquíssimo e as fortes raízes culturais, aliadas à simpatia do povo Mexicano tornam o México um destino de eleição para umas férias inesquecíveis. 




Poderá ver este post completo no meu blogue " Viajar é Alargar os Nossos Horizontes " em: México

 Fontes e Fotos : “Manualdoturista”; “Viagensimagens”; “Wikipedia”; “destinoseviagens”; “Viagenspelomundo”; http://famouswonders.com, “Worldtravel”; “Advantagmexico”; Pessoais; outros

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.



"Viajar é levar o teu corpo onde o teu espírito já está." Marlus Novis

1 comentário:

  1. Que maravilhosa viagem fiz agora contigo.Obrigado por postar.Lindo!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo