Hoje vamos divagar até ao Parque Nacional Kakadu localizado no Território do Norte da Austrália, a 171 km, ao leste, da cidade de Darwin, capital do território.
Foi estabelecido em 1981 e cobre uma uma área de 19.804 km². A sua gestão é conjuntamente feita por aborígines proprietários tradicionais e Departamento do Governo australiano de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Foto: www.australiangeographic.com.au
Foi considerado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, devido aos seus valores culturais e naturais, donde se salienta as gravuras rupestres aborígenes e ao seu ecossistema com uma extraordinária biodiversidade.
* Fotos: Net
“Os proprietários aborígines tradicionais dão as boas-vindas ao Kakadu National Park. Estamos felizes e orgulhosos de compartilhar este lugar especial com você.”
O nome Kakadu vem da pronúncia de Gaagudju, que é o nome de uma língua aborígine anteriormente falado na parte norte do Parque.
Foto: www.opentravel.com
Esta reserva arqueológica e etnológica única, tem sido habitada continuamente desde à pelo menos 20.000 anos.
Kakadu National Park é conhecido pela riqueza e interesse cultural dos seus aborígenes locais. Há mais de 5000 sítios de arte que ilustram a cultura aborígene gravados ao longo de milhares de anos. As pinturas e gravuras rupestres gravadas são testemunhos do modo de vida dos habitantes da região, desde os caçadores-coletores de tempos pré-históricos para os povos aborígenes que ainda vivem lá.
Os proprietários aborígines tradicionais do Parque são descendentes de grupos de clãs diferentes da área de Kakadu e têm uma filiação de longa data com este país. O seu estilo de vida mudou nos últimos anos, mas os seus costumes e crenças tradicionais continuam a ser muito importantes.
Há várias formas de relevo em Kakadu National Park: o planalto e escarpa Arnhem Land, conhecido como o país de pedra; as terras baixas, as colinas e bacias do sul, as várzeas, e as planícies costeiras e ribeirinhas.
Cada plataforma de relevo com áreas geográficas distintas leva a que exista uma flora especializada consoante o local, uma gama própria de habitats.
* Fotos: Net
O clima tropical de monções, com a sua marcada estação chuvosa e seca, é o principal fator determinante da superfície hidrográfica, da água, vegetação e, ao longo do tempo, dos acidentes geográficos da região do parque. Existem muitas quedas de água e desfiladeiros dentro do Parque tais como Maguk, Gunlom, mas as grandes estrelas são as Twin Falls e Jim Jim Falls.
Nas Jim Jim Falls a água caí de uma altura de mais de 200 metros.
Foto: www.wallpapers.brothersoft.com
Perto da fronteira leste do parque e a 80 km ao sul de Jabiru, na escarpa Arnhem Land, estão localizadas as Twin Falls, também conhecidas como Gungkurdul. O seu desfiladeiro é belíssimo.
Kakadu é o exemplo único de um complexo de ecossistemas, incluindo planícies, várzeas, planaltos, e oferece um habitat para uma vasta gama de plantas raras ou endêmicas e espécies animais.
A orla costeira, a norte, compreende mangais e florestas de chuvas, é território do crocodilo-de-água-salgada que chega a atingir os 7 m, e refúgio de muitas espécies de aves migratórias.
O território central é composto por florestas de planície que culminam em escarpas rochosas no planalto de Arnhem Land e são cinco os rios que a atravessam. Esta é a região do parque mais rica em abundância animal.
Kakadu National Park é a área com a flora mais diversa e mais natural do norte da Austrália, com mais de 1700 espécies de plantas registradas e com 46 espécies de plantas consideradas raras ou ameaçadas, e nove restritas ao parque. A vegetação pode ser classificada em 13 grandes categorias, das quais sete são dominados por uma espécie distinta de Eucalyptus.
Nas várzeas, que são inundadas durante vários meses do ano são comumente encontrados os lírios de água, tais como o azul, amarelo, floco de neve branco e rosa.
Kakadu é um dos parques mais ricos do mundo da vida selvagem. De entre as 117 espécies de répteis existentes no parque, 11 são tartarugas, incluindo a ameaçada tartaruga careta, 36 cobras terrestres, das quais quatro são consideradas letais para o ser humano, como a Pseudonaja nuchalis. É o habitat de reprodução mais importante no mundo para o crocodilo de água salgada também ele incluído nos répteis ameaçados.
Foto: www.amazingaustralia.com
Suporta mais de 10.000 espécies de insetos, sendo talvez os mais marcantes e impressionantes os montes de térmitas na parte sul do Parque.
* Fotos: Net
Um terço das espécies de aves da Austrália e um quarto da sua água doce e espécies estuarinas de peixes são encontrados em Kakadu. Grandes concentrações de aves aquáticas (2,5 milhões) fazem uso das várzeas do parque e há uma diversidade de invertebrados, incluindo 55 espécies de cupins e 200 espécies de formigas (10% do número total mundial), bem como uma ampla diversidade de pequenos mamíferos.
O Kakadu National Park é famoso pelas suas zonas húmidas, ou pantanos. Os mais conhecidos são o Yellow Water e as zonas húmidas de Mamukala na região de South Alligator.
As zonas húmidas Mamukala apresentam uma impressionante variedade de aves, que podem ser vistas a partir de uma plataforma de observação e de uma pista de caminhada na estação seca.
A região húmida de Yellow Water, está localizada no centro do Parque, faz parte da planície de inundação do Sul Alligator River e é uma Meca para a fauna e flora. Durante o inicio da estação seca, um passadiço permite aos visitantes observar a vida selvagem.
O Kakadu National Park oferece uma vasta gama de serviços para atender às necessidades dos visitantes. Existem várias opções de alojamento no Parque, desde hotéis, residenciais e áreas de campismo. Outra opção de alojamento poderá ser na cidade de Jabiru.
Foto: http://theadventuresofpriscillaqotd.blogspot.pt/
Kakadu é uma paisagem cultural viva!
Poderá ver este post completo no meu blogue " Viajar é Alargar os Nossos Horizontes " em: Kakadu National Park
Fontes e Fotos: Wikipedia; http://whc.unesco.org/en/; http://kakadu.com.au/; http://www.environment.gov.au/parks/kakadu/; http://www.jimjimfalls.com/; http://www.planetazul.pt/; http://www.australia.com/; www.wallpapers.brothersoft.com; www.gopixpic.com; www.opentravel.com; www.tripscout.net; www.amazingaustralia.com; www.auswalk.com.au ; www.abc.net.au; http://www.pleasetakemeto.com/; http://fredwasmer.com; outros.
Paisagens fabulosas. Estilos de vida muito diferentes.
ResponderEliminarPost muito informativo, como sempre!
Maria, aqui e preciso mesmo chegar sem pressa, devagar, para divagar sobre tanta beleza... para fazer como propunha o Pessoa: viajar pelo sentir!
ResponderEliminarObrigada pelas visitas ao minasdemim. Fico muito feliz por este intercâmbio!
Bjo&Carinho,
Jussara
oi minha amiga,
ResponderEliminarque lugar espetacular...
adorei conhecer!!!
beijinhos
Encantadora viagem por aqui!! E melhoraste da gripe? beijos,lindo fds!chica
ResponderEliminarQue espetáculo de paisagens querida, me imagino pisando num lugar desse. Grande visão.
ResponderEliminarTudo bem com você, quero desejar que tenhas um final de semana maravilhoso como as maravilhas que você posta.
Beijinhos carinhosos para ti querida.
Maria querida
ResponderEliminarFiquei completamente de olhos fixos, são imagens lindas, lindas, aquela do corcodilo me arrepiou.
Bom fim de semana amiga
Obrigada por estas viagens magnificas.
Beijino e uma flor
Que passeio mais lindo, Maria... magníficos lugares e fotos amiga...adorei!
ResponderEliminarBom fim de semana, beijos,
Valéria
Querida amiga, como é lindo esse mundo em que vivemos, vamos tentar preservá-lo para que nossos netos tenham a oportunidade de ver essas belezas. Tenha um lindo final de semana. Beijocas
ResponderEliminarMinha querida Maria
ResponderEliminarMais uma bela viagem em palavras e imagens, que adorei fazer...lindo sempre.
Beijinho com carinho
Sonhadora
Bom fim de semana
Obrigado por ter enriquecido minha vida com a alegria da vossa presença.
ResponderEliminarGestos de amor, atenção e carinho faz ver quanto você é
tão especial no geito de ser e como são bem-vindas as suas visitas.
Agradeço a Deus pelo que conquistei até agora, mas peço a Ele para me dar sabedoria para conquistar muito mais.
E saiba que assim como eu sempre pude contar com você, você pode contar sempre comigo.
Um final de semana beijos no seu coração.
Carinhosamente:Evanir...
Parabéns pela excelente reportagem!
ResponderEliminarQuerida amiga não há palavras que definam tanta beleza, e alguém com uma capacidade estrema para as nos mostrar.
ResponderEliminarcada vez que venho fico sempre encantada até que um dia não consigo arranjar argumento para lhes dar.
Beijinhos de luz paz e muito amor...
PS: beijinho especial.
Amiga,mais uma bela viagem que me proporcionaste.Que delícia...Beijinhos e uma boa semana.
ResponderEliminarMaria,querida,que lugar mais lindo.Como o mundo e belo e rico em variedades.bjs
ResponderEliminarBom dia querida amiga!
ResponderEliminarNo sabado meu compadre e comadre vieram me visitar, depois fui fazer uma fronha em patchcolagem, depois vou postar a foto; só hoje vim navegar um pouco na net e fiquei muito feliz com sua visita no blog. Obrigada pelo carinho.
Tenha uma linda e abençoada semana.
beijão
Maria,parece que Deus caprichou nesse pedaço do planeta!Lindas águas,pássaros,flores...um paraiso!Bjs e bom domingo!
ResponderEliminarOlá Maria boa tarde,
ResponderEliminarAbsolutamente extraordinário este parque australiano. E assim vou continuando a viajar com a sua preciosa ajuda.
Beijinhos e continuação de um bom domingo.
Ailime
(Desejo que já esteja restabelecida da sua gripe. Li no Blogue da Chica)
Olá Maria,
ResponderEliminarQue Deus e os homens preservem esta maravilha!
Obrigada por este passeio deslumbrante!
As imagens são divinamente lindas.
Ótimo domingo!
Beijo.
Aqui está um país que gostava imenso de conhecer, pena a distância...este divagar está excelente Maria!
ResponderEliminarBjs
Querida amiga!
ResponderEliminarQue lindo parque!
Como é bom passear por aqui!
Beijos e boa semana!
OI AMIGA
ResponderEliminarObrigada pelo seu carinho.
Linda semana BJS.
Colossal viagem, fiz agora, sentada na minha Cadeirinha. Mas isso não quer dizer que
ResponderEliminareu não pretenda ir, um dia, conhecer essa Maravilha da Natureza!!!
Obrigada, Maria!
Beijinhos,
da Lúcia