quarta-feira, 6 de junho de 2012

Wilson's Bird-of-paradise – Uma ave de cores exuberantes


O Ave-do-paraíso-de-Wilson (Wilson's Bird-of-paradise), Cicinnurus Respublica, é uma lindissima ave de cores exuberantes.




Endêmica da Indonésia, encontra-se NAS colinas e florestas baixas das ilhas Waigeo e Batanta da Papua Ocidental.




Da família Paradisaeidae, é um passaro pequeno, que pode ter até 21 cm de comprimento. A sua dieta consiste principalmente de frutas e pequenos insetos.




O macho é vermelho e preto, com um manto amarelo no pescoço, boca verde claro, pés azuis e duas penas da cauda curvas violeta. A cabeça é azul, com padrão de cruz preta sobre ela.

No campo as penas azuis na coroa da cabeça da ave são tão nítidas que a ave é claramente visível à noite.



A fêmea tem uma cor mais discreta, sendo em tons de castanho mas também com o padrão de cruz sob o azul da cabeça, este em tons mais suaves.




O controverso nome científico da espécie foi dado por Charles Lucien Bonaparte, sobrinho de Napoleão e um idealista republicano, que descreveu o pássaro a partir de uma amostra muito danificada comprada pelo ornitólogo britânico Edward Wilson. Em 1863, o zoólogo alemão Heinrich Agathon Bernstein descobriu onde era o habit desta magnifica ave, Waigeo.

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.arkive.org/wilsons-bird-of-paradise/cicinnurus-respublica/; outros.



“Sede como os pássaros que, ao pousarem um instante sobre ramos muito leves, sentem-nos ceder, mas cantam! Eles sabem que possuem asas.” Victor Hugo

6 comentários:

  1. oi Maria,

    um espetáculo da natureza...
    linda demais...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. OI MARIA , MAIS UM PRESENTE PARA O NOSSO CONHECIMENTO, DESTA VEZ UMA OBRA PRIMA DA MÃE
    NATUREZA, LINDO O DETALHE DA CAUDA E DA CABEÇA, PARECE UM BARRETE USADO PER MUITOS RELIGIOSOS, ELE É TODO LINDO!! OBRIGADA MARIA PELA A VISITA , UM ABRAÇO CARINHOSO CELINA.

    ResponderEliminar
  3. Bonito este pássaro, Maria, tem a "carinha triste", mas é de impressionante beleza! Dizem que as aves machos são mais belas que as fêmeas... Né?!

    Um abraço grande, querida!

    ResponderEliminar
  4. Um passaro lindo e exótico. A cauda e os tons são um espectáculo da natureza. Obrigada por mais esta partilha.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Uau!! Lindo demais!!!
    Não conhecia esta espécie, é novidade pra mim!
    Amei!!

    Beijinhos!♥

    ResponderEliminar
  6. É tão bonita que gostava de a ver ao vivo!
    Bjs

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo