24/02/2012

Gwaii Haanas National Park - Canadá


O Parque Nacional Gwaii Haanas e Sítio Patrimonial Haida é a combinaçao de uma reserva nacional e um sítio patrimonial localizado na província de Colúmbia Britânica, no Canadá.


Foto: panoramio_helloclint


O parque foi resultado de um entendimento alcançado em 1988 entre governo canadense e o conselho dos povos indígenas Haida. Em 1993 foi assinado um acordo de co-gestão entre o Governo do Canadá e da Nação Haida, sendo assim o parque administrado pelos dois governos.

Gwaii Haanas tem sido o lar do povo Haida desde à milhares de anos e significa na língua Haida "Islands of Beauty - As Ilhas da beleza" na língua Haida.


Foto: http://discover.mapquest.com

Entre as atrações em Gwaii Haanas encontra-se SGaang Gwaii (Anthony Island), a histórica vila Haida (aldeia de Nunsting), declarada Património Mundial pela UNESCO em 1981, representando 2000 anos de arte e cultura Haida.

SGaang Gwaii ou SGaang Gwaay está repleta de totems e restos de casas construídas pelos haida.


Foto: panoramio_tasugring


O parque  é composto por um arquipélago de 138 ilhas, sendo a maior ilha de Moresby.

Tem uma ampla variedade de ecossistemas, as suas paisagens variam de profundos fiordes para montanhas escarpadas, lagos alpinos ou tundra e riachos onde os salmões desovam.


Foto: panoramio_Sam Beeb Ecotrust


Perto de 90% do Gwaii Haanas é arborizada, 9% é alpina e sub-alpina tundra. O restante 1% é formado por lagos e pântanos.

As costas oferecem uma grande variedade de formação de afloramentos rochosos irregulares e belas praias, e toda a sua paisagem é deslumbrante e cheia de vida e cor.


A água escoa com abundância das montanhas, e ajuda a preencher mais de 40 lagos de água doce.

O seu ponto mais alto é a acidentada Faixa de San Cristoval com picos de mais de 1.100 metros de altura.

A costa oeste de Gwaii Haanas pode receber mais de 4.000 milímetros de chuva por ano. A extrema exposição ao vento e à chuva faz com que as florestas na costa oeste sejam pantanosas e atrofiadas sendo dominadas pelo cedro vermelho ocidental e cicuta.


Foto: panoramio_Helloclint


As florestas do lado de sotavento, ou leste da Haanas Gwaii, são florestas clássicas costeiras, as espécies dominantes incluem grandes abetos ocidentais e árvores cedro vermelho ocidental.


* Foto: Net


O seu ecossistema é complexo e diversificado suportando uma grande variedade de fauna e de animais selvagens. Em Gwaii Haanas a flora e fauna evoluíram ao longo de milhares de anos, tornando-se algumas típicas deste local, como é caso do urso preto, que é maior do que o seu primo do continente.


Foto: panoramio_Helloclint


Estima-se que mais de 750 mil aves marinhas nidificam ao longo da costa de Haanas Gwaii de maio a agosto. Entre as muitas espécies de Gwaii Haanas encontram-se o veado de cauda negra, guaxinins, lontras, esquilos e castores.

É um lugar ideal para kayakers, observadores de pássaros, fotógrafos e amantes da natureza.


Foto: panoramio_Ken Purcell

Gwaii Haanas encarna a essência da beleza da natureza e de uma rica ecologia da costa do Pacífico. É uma celebração de mais de 10 mil anos de conexão com a terra e o mar da cultura do povo Haida. Para os visitantes é a oportunidade de testemunhar uma cultura viva, e mergulhar na natureza numa simbiose perfeita entre corpo e alma, uma experiência espiritual única.

Gwaii Haanas é realmente um lugar muito especial!

Fontes e Fotos: wikipedia; http://www.gwaiihaanas.com/; http://www.queencharlotteislandsguide.com/gwaii-haanas/; http://www.greatcanadianparks.com/; http://www.tourhaidagwaii.com/haida-gwaii/heritage.php; http://www.thecanadianencyclopedia.com/articles/gwaii-haanas-national-park-reserve-and-haida-heritage-site; Panorâmio; http://discover.mapquest.com;  outros net.


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.

Foto: panoramio_Wucie


A fotografia, é um transporte muito especial para podermos viajar sem sairmos da nossa casa. Ela permitindo-nos conhecer locais e culturas que de outra maneira seria impossível. O meu muito obrigado a todos os fotografos que nos brindam com a sua arte ajudando-nos a divagar e a alargar os nossos horizontes.

16 comentários:

  1. Espectacular. Nao conheco. Ainda nao visitei B.C. Tenho primos em Vancouver que ja me tem convidado e estou a pensar em aceitar o convite qualquer dia/ano! : )

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga, o Canadá é um lugar mágico, um paraíso para os fotógrafos. Lindo post. Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Imagens simplesmente maravilhosas.Parabéns pela postagem.Beijos

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha!!!beijos,ótimo fds,chica

    ResponderEliminar
  5. Como gostei de fazer, mais este passeio....,e o que aprendi...!!!!

    ResponderEliminar
  6. Que lugar lindo. Obrigada pela partilha.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Maravilhoso esse lugar.

    fim de semana de luz amiga.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  8. Amiga Maria. A venho cumprimentar,
    E estas lindas imagens ver
    Para um bom fim de semana desejar
    Porque o seu cantinho não posso esquecer!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Um verdadeiro paraíso. Me proporcionaste uma belíssima viagem.

    Beijos e um ótimo final de semana pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderEliminar
  10. Que bela postagem querida amiga!
    Obrigada pela linda viagem.
    Abraço e um final de semana de muita paz.

    ResponderEliminar
  11. Um belo sábado pra ti minha amiga querida...beijos e beijos.

    ResponderEliminar
  12. Maria, a vontade que me deu foi a de saltar para dentro das fotos...exceptuando a do urso, rrsss

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  13. Passei para agradecer as palavras em minha entrevista no blog da Anne Liere, muito obrigdo mesmo, obrigado pela amizade e por sempre estar presente em meus espaços poéticos.Deus te abençoe.Beijos

    ResponderEliminar
  14. Maria
    Como sempre excelente trabalho

    um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Olá, Maria. Belissima viagem! È muita emoção ver tão belos lugares. È o paraiso amiga que podemos contemprar! Obrigada pela partilha. Belo trabalho! Mais uma vez obrigada pelo carinho. Bom domingo de paz no seu coração! Bjos carinhosos.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo