27/02/2012

A arte de Jim Hansel





Jim Hansel nasceu em Chaska, Minnesota, EUA em 1960. É um artista muito talentoso, que alcançou o êxito ao superar desafios especiais para criar as suas lindissimas pinturas.




As pinturas do mundo Hansel nem sempre são o mundo que ele vê. Com 12 anos de idade, foi diagnosticado a Jim com uma doença degenerativa do olho chamada Stargardts, que o deixou legalmente cego. Aprendeu a dominar as suas limitações visuais e com o uso de dispositivos de baixa visão, começou a exercer a sua paixão pela pintura com 15 anos de idade. Desenvolveu as suas habilidades artísticas, enquanto frequentava a Universidade de Minnesota, onde se graduou com o grau de Bacharel em Artes Plásticas e Arte Comercial, em 1985.




Trabalhando apenas um ou dois centímetros de distância da tela, Hansel pinta minuciosamente os detalhes de uma obra, enquanto vai formando na sua mente uma imagem clara da pintura final.




Jim depende também da sua máquina fotografica para capturar as suas idéias e colocá-las em foco. Usa as fotos para trazer as paisagens e os modelos da vida selvagem de volta ao seu estúdio.




Nesta fase inicial da pintura, ele amplia as fotografias, se necessário, para vê-las mais claramente. Surpreendentemente, o artista, então, olha através dos seus óculos de inserção com uma grande lupa e começa as suas primeiras pinceladas, lentamente a sua pintura vai ganhando vida.




A sua limitação visual exige que ele leve mais tempo do que outros artistas na realização de uma pintura.... às vezes são necessários quatro meses de trabalho numa única tela.




Hansel quer que a sua arte seja julgada por mérito próprio, e não na base de um artista com uma deficiência visual. Esta determinação e o ser abençoado com um talento especial para criar belissimas imagens trouxeram-lhe reconhecimento nacional.




Tem uma grande paixão pela vida selvagem e pelo ar livre. Concentra-se na combinação da vida selvagem com paisagens interessantes e coloridas.

O seu maior talento está na sua capacidade de reconhecer as características únicas da natureza, retratando-as em seguida, com precisão e mestria.




O seu estilo artístico é distinto. As suas telas são grandes e suas imagens são estudos em contraste. A luz brilha. Tridimensionalmente, o observador é convidado a entrar nas suas configurações. Jim diz que o tamanho, contraste e luz são todos elementos resultantes da sua visão muito limitada. Independentemente do motivo, o efeito é tanto impressionante como reconfortante.




Desde o seu primeiro lançamento em 1987, ele produziu cerca de 100 edições limitadas, e muitas telas foram vendidas para fora do país.

Hansel dá os créditos de grande parte do sucesso da sua arte à sua esposa, Lois, a sua mais ardente defensora. Desde o seu casamento, Lois está envolvida na produção das gravuras do artista para garantir a melhor qualidade possível. Têm dois filhos, Joe e Laura.




Jim Hansel é um daqueles artistas que capta um lugar no tempo e traz sentimentos de paz e tranquilidade para a tela.  Tem recebido reconhecimento nacional e inúmeros prémios pela sua maravilhosa arte. A atenção do artista para os detalhes criando paisagens lindas e muito coloridas, é muito apreciada por colecionadores de arte em todo o país.




O sucesso da Arte de Jim Hansel são um testemunho vivo e a recompensa, de como com um trabalho duro e perseverança, se consegue vencer na vida, independentemente dos desafios que surjam no caminho.

Podem apreciar melhor a sua maravilhosa arte visitando o seu site pessoal : JimHanselart



Fontes e Fotos: www.jimhanselart.com; www.somersetfineart.com; www.inspirationartgallery.com; http://www.chaskaherald.com/; outros

"A arte consiste em fazer os outros sentir o que nós sentimos, em os libertar deles mesmos, propondo-lhes a nossa personalidade para especial libertação." (Fernando Pessoa)

12 comentários:

  1. Que marvilla y preciosidad de3 cuadro muy bonitos.
    Saludos y abrazos.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a divulgação.....e ter ido até ao Blog dele...Valeu
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Mesmo que seja cópia do real, torna-as um tanto surreal. Legal

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Deus, como isso é possível?...Ele pinta com a visão interior. Que alma ele tem! Querida Maria, um beijo!

    ResponderEliminar
  5. Excelente post. Obrigada pela partilha que enriqueceu um pouco a minha fraca cultura. Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  6. Lindíssimas pinturas minha querida, adorei ver e saber um pouquinho sobre este talentoso artista.
    Beijinhos e ótima semana,
    Valéria

    ResponderEliminar
  7. Maria minha querida
    Obrigada por partilhares estas belissimas pinturas e suas histórias.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  8. Querida amiga Maria.Belo texto elucidativo sobre a pintura e toda a sua envolvente que adorei saber,ler e admirar as pinturas maravilhosas aqui postadas.
    Ando algo distante um pouco uma gripe me reteve no leito uns dias.
    Beijinho e tudo de bom

    ResponderEliminar
  9. Maria, estou pasma pelas paisagens, pinturas, deste artista que tem o dom dos deuses em suas mãos, amiga é de ficar emocionada ao ler sua história.Nãpo tenho palavras para agradecer sua partilha.
    Com carinho
    Hana

    ResponderEliminar
  10. Minha querida

    Lindo como sempre tudo,

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  11. pois também gosto do género!

    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo