07/03/2011

Trepadeira Vigna Caracalla


A Vigna Caracalla, Phaseolus Caracalla, Corkscrew Vine ou Snail Vine, é uma trepadeira tropical, rara e exótica com belíssimas flores exóticas e suavemente perfumadas.

Foto: Net

Sendo vigorosa e de rápido crescimento, é perfeita para cobertura de caramanchões, arcos, cercas, árvores e outros suportes no jardim.

Pode ser cultivada em vasos com apoio para subir e formar uma bela escultura de jardim.

O seu nome Vigna é uma homenagem a Dominico Vigna um botânico italiano do século 17, e caracalla pela cidade de Caracas na Venezuela.

As suas flores são papilionáceas, sustentadas em cachos pendentes, em tons de lavanda amarelo creme, rosa, lilás e branco em formato extremamente exótico.

Foto: Net

A pétala superior é ovalada e a inferior é fortemente curvada, como uma concha de caracol.

Dicas de Cultivo:

Solo: solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica.

Regas: Regulares mas sem encharcar.


Foto: Net

Luz:. Sol ou sombra parcial.

Clima: sendo tropical aprecia o calor e a humidade. Não tolera o frio ou geadas. Em países de clima temperado deve ser protegida em interiores ou casas de vegetação no inverno. Mesmo assim, ela pode perder as folhas no período frio, mas volta a brotar na primavera.

Propagação: Multiplica-se por estaquia, ou por sementes, que necessitam quebra de dormência, através de lixamento da casca e imersão em água por dois a três dias.


Foto: Net

Floração: A floração ocorre na Primavera, Verão e Outono. As flores produzem néctar abundante e atraem diversos pássaros, borboletas e abelhas.


Foto: Net

A originalidade e beleza ímpar das suas flores trazem um colorido único e espalham o seu suave aroma por todo jardim.

Fontes e Fotos: “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Floresguia” ; “Floresnaweb”; "Informativoverde"; “portalmundodasflores”


Foto: Net

"Se alguém ama a uma flor, daquela que existe apenas mais que um exemplar entre milhões e milhões de estrelas, é bastante para que seja feliz quando olhar para as estrelas." (Antoine de Saint-Exupéry)

13 comentários:

  1. Bom dia Maria
    Eu fico louca ao ver este post, eu amo flores, sou louca por flores, tenho imensas, não esta trepadeira, Maria eu falo imenso com as minhas flores, tenho pessoas que me dizem "só tu mesma" mas sinto que elas me ouvem e gostam que eu fale com elas. Amiga linda esta partilha.
    Beijinho Maria

    ResponderEliminar
  2. Fiquei maravilhado....Que flor exótica linda.
    Não conhecia...
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. É uma perfeita obra de arte,não?LINDA! beijos,chica

    ResponderEliminar
  4. Querida,

    não conhecia está flor, é linda demais!


    Tem um presentinho para comemorar nosso dia, está na lateral do blog e ofereço à vc com muito carinho.


    bjusss

    ResponderEliminar
  5. Amiga, cada vez que venho aqui, encontro sua página com um brilho mais intenso! Tudo aqui está perfumado, tanto por seu carinho de nos presentear com tão lindos textos, quanto pela beleza das floridas imagens! Aplaudo-te com o coração!!! Carinhos meus pra ti, viu? Bjsss

    ResponderEliminar
  6. ola
    linda essas flores. sou apaixonadas por elas, mas aki no inverno faz muito frio, alem das sementes serem difices de achar. mas mesmo assim, como fut biologa sei que o melhor lugar de uma arvore é em seu habitat de origem. e as imagens ja falam por si.
    bjos
    @lucianeguareze

    ResponderEliminar
  7. MARIA, flor bonita, diferente, exótica. Fico
    imaginando seu perfume.

    ResponderEliminar
  8. Amo flores, me inspiram! Essa é fantástica, como seu blog, abraços

    ResponderEliminar
  9. Ser mulher é ser especial,
    amiga Maria
    Quero abraça-la,e agradecer o carinho e a amizade,neste dia tão especial,seja feliz!
    Boas energias,paz,saúde,e luz,
    beijos poéticos
    Mari
    M

    ResponderEliminar
  10. Querida amiga, nada mais contraditório que ser mulher....
    Mulher que pensa com o coração,
    age pela emoção e vence pelo amor.
    Feliz Dia Internacional da Mulher.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. O ano passado vi pela 1ª vez esta flor, fiquei maravilhada! agora sabendo o nome vou tentar arranjar, ainda tenho um espacinho no jardim...
    Obrigada
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Parabéns pelo post. Estou com duas mudas e uma semente brotando. Espero que elas fiquem lindas e dê muitas flores. Adoro plantas trepadeiras.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo