17/03/2011

Mina de S. Domingos o Passado e o Presente


Para quem vive na cidade como eu, o Baixo Alentejo oferece a tranquilidade e paz que dificilmente se consegue nos grandes centros urbanos. Ao percorrermos as extensas paisagens salpicadas de sobreiros e oliveiras, vamos vendo aqui e ali  ruinas de antigas habitações, famílias que seguiram outros caminhos, o silêncio é uma constante e vão aparecendo pequenas aldeias que parecem perdidas no tempo.


Foto: Pessoal

A Mina de São Domingos é uma antiga aldeia mineira, situada na freguesia de Corte do Pinto, no concelho de Mértola, no Baixo Alentejo. Os meus pais nasceram aí e o meu avô paterno foi um dos muitos trabalhadores dessa mina. A história da mina de São Domingos é anterior aos tempos do Império Romano. Com a sua redescoberta em 1854, por Nicolau Biava e o início da exploração em 1858, a empresa proprietária da Mina La Sabina concedeu os direitos de exploração à empresa Mason and Barry que junto ao complexo mineiro construiu um bairro para os operários, hospital, escola, casas para o pessoal especializado, enfim uma aldeia. A arquitetura da aldeia refletia a hierarquia da empresa, na zona dos ingleses as casas eram amplas e com jardins, enquanto que na área reservada aos operários as habitações eram de taipa, alinhadas e com um espaço diminuto para a quantidade de pessoas que tinham de albergar.


 Foto: Pessoal


Esta mina foi no passado, a maior mina de pirite e cobre da Península Ibérica. A exploração era essencialmente feita a céu aberto, embora também se praticasse uma exploração subterrânea que ia até cerca dos 120 m de profundidade, tendo os trabalhos continuado por meio de poços e galerias até aos 400 m. Foi explorada em larga escala durante cerca de 100 anos. Hoje restam apenas vestígios de edifícios, de velhas construções, de vias-férreas que agora se encontram em ruína, são as sombras do passado.




Em redor vêem-se lagoas ácidas com um pH de aproximadamente 2,4. Estas lagoas foram criadas há algumas décadas atrás para fazer decantação, ou seja, para fazer a separação de misturas heterogéneas entre um sólido e um líquido ou de líquidos imiscíveis (que não se misturam), das escorrências da antiga mina.


Foto: Net


Na Zona nobre, reservada aos ingleses, situava-se o "Palácio dos Ingleses", antiga sede administrativa da mina, a construção mais distinta, o edifício é onde hoje se encontra o Hotel de São Domingos.


Foto: Net


Pessoalmente não conheço, mas tenho amigos que já lá ficaram instalados e adoraram os dias que lá passaram. Segundo eles tudo impecável, quer o alojamento, a comida, as condições oferecidas aos clientes, como a piscina, auditório, um observatório com telescópio para quem pretender apreciar as estrelas, bem como a simpatia dos profissionais que lá trabalham.


Foto: Net


Praia fluvial da Tapada Grande
Eu e a minha família adoramos este espaço principalmente na Primavera. É um sitio tranquilo ideal para nadar, andar de barco, passear ou simplesmente descansar. De Verão torna-se pequeno para a quantidade de pessoas que ali chegam, mas nas restantes alturas do ano, é um lugar lindo e aprazível onde o silêncio é apenas quebrado pelo cantar dos pássaros ou pelo vento nas folhas dos eucaliptos. Um oásis encantador para quem procura quebrar a rotina stressante do quotidiano da cidade.


Foto: Pessoal


Casa do Mineiro
Casa do Mineiro, é o primeiro pólo permanente do Museu da Mina de S. Domingos. A Casa do Mineiro procura mostrar a realidade física do espaço de vivência de uma família mineira. Os seus objectos, as suas memórias, os seus símbolos.


 Foto: Net

Centro de Documentação
O Centro de Documentação pretende ser um espaço de recolha, arquivo, estudo e tratamento de todo o tipo de documentação (fotográfica, documental, material) que a comunidade mineira disponibilize para ajudar a construir a história do complexo industrial da Mina de S. Domingos.

Quando vamos passar uns dias até á Corte do Pinto é imprescindível irmos comer ao restaurante “Alentejo” do amigo Cesário que fica na Moreanes uma localidade bem perto da Mina de S. Domingos,a caminhode Mértola. É um restaurante típico alentejano, decorado com artefactos agrícolas do passado, um ambiente familiar e comida divinal, eu adoro principalmente as migas com carne de porco preto. No Inverno, comer lá com o calorzinho da lareira e sem o movimento habitual do Verão é como estarmos em nossa casa, uma maravilha!


Foto: Pessoal


Hoje a Mina de S. Domingos é uma pacata aldeia, um excelente refúgio para quem queira passar uns dias em paz e tranquilidade. Vá visitar, Vale a pena.


Foto: Pessoal

Foto: Pessoal


Fonte e Fotos: Wikipedia; visitportugal; rotasturisticas ; visitalentejo; http://www.minasaodomingos.comyr.com/ ; http://ttonline.homeip.net/; Olhares; Panoramio: outros


Foto: Pessoal

"Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro." (Albert Camus)

15 comentários:

  1. Gosto muito de conhecer estas histórias, Maria. Sou oriundo de uma cidade mineira, filho de mineiro, mineiro (eu mesmo) por mais de 20 anos e hoje a minha filha também trabalha em uma mina. Somos três gerações na mesma casa nessa labuta tão insalubre e perigosa, mas essencial à vida humana (a mineração). Obrigado pelas ótimas informações hitóricas. Meu abraço. paz e bem.

    ResponderEliminar
  2. Tem um selinho pra vc na CASA DA FADA !

    http://acasadafada-jacque.blogspot.com/

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Quanta coisa interessante vejo e parendo aqui,maria! Lindo! beijos,ótimo dia,chica

    ResponderEliminar
  4. obrigada Maria...
    pelos seus ensinamentos...
    é sempre uma delicia vir aqui...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Maria
    Esta é mais uma localidade aprazível das muitas do nosso bonito país. Passei por lá era ainda muito nova e já não me lembrava. Hoje recordei e já está na minha lista de visitas assim que tiver oportunidade.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha de lugar minha querida...bom conhecer com voce este recanto onde paira paz...beijinhos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  7. Maria
    As minas se S. Domingues são conhecidas, Embora eu não conheça pessoalmente. Obrigado por mais esta bela viagem que me propocionaste.
    Beijinho tem um bom dia

    ResponderEliminar
  8. Olà Maria!
    Linda postagem...Bela maneira de promover o turismo no nosso Pais...Và de férias cá dentro!!!
    Abraço de carinho e amizade,
    Lourenço

    ResponderEliminar
  9. Ana, que lugar lindo e interessante. Adoraria conhecer um sobreiro.Meu marido tem este sobrenome.bjs

    ResponderEliminar
  10. Minha querida é imprescindível que locais assim sejam preservados para que tenhamos uma melhor qualidade de vida.
    Não gosto muito dos grandes centros, e se puder, fujo deles.
    Por isso é que postagens como esta sejam também, um recado para que as autoridades repensem o progresso sem, no entanto, destruir patrimônios tão preciosos.
    Um afetuoso abraço, beijos.

    ResponderEliminar
  11. Conheci um pouco mais hoje vindo aqui amiga.

    Adoro esse tipo de paneleiro...

    beijooo.

    ResponderEliminar
  12. olá ,andei a navegar por aqui e ao ver tds estas imagens fiquei radiante....pois sou natural da MINA há 63 anos ...e fico sempre feliz quando ouço comentar sobre a terra onde nasci...obrigado por td esta divulgação...é linda pois...um sossego q só lá podemos encontrar....

    ResponderEliminar
  13. Passei por este site, porque me interesso por tudo o que se relaciona com a Mina de S.Domingos.
    Mais uma vez me deliciei a ver estas imagens, deixei que a nostalgia dos meus 15 anos voltasse de novo e me fizesse recordar o ano que passei na Mina, 1969.
    Hoje são só recordações, mas ainda me emociono quando passo pela Mina, e não posso, nem quero reter uma ou outra lágrima de saudade que sempre aflora aos meus olhos.
    Obrigado Maria por este momento tão belo.
    Guilhermina

    ResponderEliminar
  14. Já visitei as Minas de S. Domingos e gostei muito. Fica uma nostalgia muito grande ao circular por todo aquele espaço que foi já um centro importante de trabalho para tanta gente. Mesmo assim é um lugar fantástico e todo espaço envolvente com paisagens maravilhosas. Ver aqui a história em maior promenor foi muito interessante. Vou voltar lá com brevidade e olhar com um novo olhar. Obrigada.

    ResponderEliminar
  15. Em 2013 conheci e fiquei apaixonado...
    Reservei para este ano (2014) as minhas férias de verão
    Estarei no hotel e provarei e degustarei os prazeres da região.
    Abraço

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo