12/07/2010

Jardins de Butchart - Butchart Gardens


Os Jardins de Butchart são um grupo de jardins em Brentwood Bay, Colúmbia Britânica, Canadá, perto de Victoria.




O local oferece completa infra-estrutura para os visitantes poderem passar todo o dia a contemplar a beleza das flores e espécies vegetais ali existentes. São mais de 700 espécies e mais de um milhão de plantas que florescem durante todo o ano.


Foto: joki


O parque Butchart é composto por cinco grandes jardins - Jardim de Rosas, Jardim Japonês, Lagoa da Estrela, Jardim Italiano e o principal, Jardim Submerso, todos interligados por caminhos e outros pequenos jardins. O Jardim Submerso fica exactamente onde antes existia a pedreira, o colorido de seus canteiros impressiona!


Foto: 1zoom.net

Em 1888, Robert Pim Butchart começou a fabricar cimento Portland perto do seu local de nascimento, Owen Sound, Ontario, Canadá. O empreendimento de Robert tornou-e um sucesso e, atraído pelos grandes depósitos de calcário da costa oeste canandense (necessários para fabricação do cimento), ele instalou uma pedreira em Tod Inlet, na ilha de Vancouver. Em 1904, Robert e a sua família se instalaram-se lá.



Conforme Butchart acabou com o calcário nas proximidades da sua casa, a sua esposa, Jennie, executou um plano sem precedentes para restaurar o local.

Ela requisitou toneladas de solo de fazendas próximas e trouxe todo o material para Tod Inlet em cavalos e carroças, e utilizou para nivelar o chão da pedreira abandonada.


Foto: Net
Foto: 1zoom.net

Aos poucos, sob a supervisão de Jennie Butchart, o local transformou-se no espetacular Sunken Garden. Em 1908, refletindo sobre as suas viagens pelo mundo, os Butcharts criaram um jardim japonês no lado da sua casa que dava para o mar.

Foto: 1zoom.net


Mais tarde um jardim italiano ficou no local da quadra de tênis e um jardim de rosas substituiu uma grande plantação de vegetais em 1929. Robert dava muito valor ao trabalho da sua esposa. Era um grande colecionador, de aves ornamentais de todo o mundo. Mantinha patos nas lagoas, pavões no jardim frontal e uma arara dentro de casa.

Ele gostava de treinar pombos e criar diversas gaiolas elaboradas que eram mantidas ao longo dos jardins. O nome do jardim de Jennie espalhou-se rápidamente e na década de 20 mais de 50 mil pessoas vinham anualmente para visitar a sua criação.

Num gesto de carinho para com todos os seus visitantes, os Butcharts batizaram a sua casa de "Benvenuto", a palavra em italiano para "Bem-vindo". Para melhorar as boas-vindas, cerejeiras (sakuras) foram compradas no viveiro Yokohama, no japão, e plantadas na entrada dos Jardins Butchart.

A casa tornou-se um confortável e luxuoso local, com piscina coberta, sala de bilhar e um órgão de tubo Aeolian (que ainda existe e funciona até hoje).


Foto: 1ms.net


Actualmente a residência contém um restaurante, escritórios e algumas salas ainda utilizadas pela família. Em 1939, os Butcharts deram os jardins ao seu neto Ian Ross como presente de aniversário quando este fez 21 anos.


Foto: 1zoom.net


Ross estava envolvido na operação e promoção do jardim e continuou neste emprego até à sua morte, 58 anos depois.

A única porção sobrevivente da fábrica de cimento é a grande chaminé de um forno desaparecido há muito tempo. A chaminé pode ser vista do alto do Sunken Garden. A produção de cimento parou em 1916, mas telhas e vasos continuaram a ser fabricados até 1950.


Foto: 1zoom.net


Anualmente mais de 1 milhão de mudas de mais de 700 tipos de plantas são utilizados pelos jardins para assegurar o show ininterrupto de flores de Março até Outubro. Aproximadamente 1 milhão de pessoas visitam anualmente, aproveitando não só as flores mas as festas e o show de luzes do Verão e do Natal.


Foto: 1zoom.net

Hoje possuem reputação internacional pela mostra de flores o ano inteiro. Este jardim mostra como com amor e arte se consegue dar beleza, vida e encanto ao nosso planeta.

Para ver mais detalhes visite o site do Butchart Gardens: http://www.butchartgardens.com/

Fontes e Fotos: wikipedia; http://all-free-download.com; 1ms.net; 1zoom.net; www.butchartgardens.com; http://gde-fon.com; http://livinginvancouver.wordpress.com, outros wallpapers net

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.


Foto: 1ms.net


Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Jardins de Butchart


6 comentários:

  1. Tudo tem um começo, até chegar ao belo.....
    às maravilhas....
    Mais um exaustivo trabalho...lindo..útil...

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Maravilhoso post.

    Esse lugar parece o paraiso.

    Bom dia!

    beijooo.

    ResponderEliminar
  3. Lindooooo demais....um pedacinho do paraíso aqui na Terra... amei!
    Tenha um bom dia e uma semana maravilhosa querida amiga!
    Beijinhos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  4. Maria querida....

    Simplesmente maravilhos, amei estas flores, deve ser muito de como é paraiso!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  5. Ja me deparei com muitas coisas belas, mas nada se compara a belesa das flores. fiquei deslumbrada. Em cada petala de uma flor, descobrimos o toque suave do Divino Criador. Amei. Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Oi, Maria:
    O maravilhoso jardim Butchart foi inspiração para minha postagem da Teia Ambiental de dezembro e, pesquisando fotos na net, encontrei essa sua postagem sobre ele !
    Aproveitei algumas fotos, colocando os devidos créditos.

    Beijo

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo