domingo, 3 de julho de 2011

Cataratas e Parque do Iguaçu - Maravilhas da Natureza


Conhecidas mundialmente as cataratas do Iguaçu fazem fronteira com a Argentina e com o Brasil, estando cercadas por uma exuberante floresta subtropical. O seu nome "Iguaçu" vem do guarani e significa "água grande".


Foto: 1ms.net

São formadas pelo rio Iguaçu, que percorre, no sentido leste-oeste, 1320 km até à sua foz, na cidade de Foz do Iguaçu, fazendo fronteira com a Argentina. A 15 km antes de juntar-se ao rio Paraná (área onde as fronteiras da Argentina, Brasil e Paraguai se encontram), o Iguaçu vence um desnível de terreno que precipita-se em aproximadamente 275 quedas de 64 m de altura em média, uma vazão média de 1500 metros cúbicos por segundo, numa largura de 4800 metros.


Foto: Net

Após uma ampla curva e corredeira, a parte principal das cataratas precipita-se lateralmente numa profunda fenda de erosão, formando a Garganta do Diabo, com cerca de 82 metros de altura, 150 metros de largura e 700 metros de comprimento, o seu formato em forma de U lembra uma ferradura.




A maior parte das quedas situa-se no lado Argentino e voltadas para o Brasil, pelo que é obtida uma melhor panorâmica se forem observadas partir do Brasil. Desse lado há um elevador panorâmico ligando a base das quedas ao nível superior do rio.

Foto: 1ms.net


As Cataratas foram descobertas pelo navegador espanhol Álvar Nunez Cabeza de Vaca, que no dia 31 de janeiro de 1542, ao descer o rio de canoa à procura de uma rota para Assunção, no Paraguai, só teve tempo de gritar "Santa Maria, que beleza!", ao avistar em primeira mão as Cataratas. Com sorte e habilidade para escapar da terrível armadilha do rio, Cabeza de Vaca entrou para a história por seu feito e pela sua célebre frase.


Foto: http://www.globeimages.net


São cercadas por parques nacionais, no Brasil pelo Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939, e na Argentina, pelo Parque Nacional del Iguazú criado em 1934. Ambos considerados Património da Humanidade.




O Parque Nacional do Iguaçu encerra uma das reservas ecológicas mais belas do planeta, abrigando no seu território espécies raras de fauna e de flora. Além das Cataratas e da vegetação exuberante, a diversidade biológica do Parque impressiona pelos números: são 257 espécies de borboletas, 18 de peixes, 12 de anfíbios, 41 espécies de serpentes, 8 de lagartos, 340 de aves e 45 de mamíferos.



O parque contém um dos poucos ecossistemas onde ainda se podem encontrar espécies como o veado mateiro , a anta, a capivara, o guaxinim, o macaco-prego, o quati, algumas espécies de aves bastante raras, como a jacutinga, o gavião harpia e o papagaio-de-peito-roxo, entre tantos outros animais.



São milhares de animais, muitos deles ameaçados de extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo e a onça-pintada "Panthera onça", espécies que têm neste parque o último refúgio da região.



O Parque das Aves é um santuário ecológico que alia ecoturismo com proteção ambiental. Em viveiros no meio da vegetação, podem ser observadas mais de 500 espécies de aves nativas ou de outros continentes, num verdadeiro paraíso ecológico.




A Flora do Parque Nacional do Iguaçu tem uma diversidade espantosa. São milhares de espécies que se condensam na Flora Pluvial Subtropical. Orquídeas delicadas e bromélias são encontradas no solo da mata.



É composta basicamente por dois grupos: floresta estacional semidecídua e mata de araucária, que formam a cobertura contínua de vegetação, parecendo um gigantesco manto verde de valor incalculável como banco genético para futuros reflorestamentos.


Foto: http://www.photofurl.com


O Parque de Iguaçu é uma das reservas ecológicas mais belas do planeta, com belezas naturais inesquecíveis, onde se encontra um dos maiores ESPECTÁCULOS da terra, as Cataratas do Iguaçu. É Um local Muito ESPECIAL, uma obra prima da MÃE NATUREZA.

Fontes: Wikipedia; http://www.cataratasdoiguacu.com.br/; http://www.photofurl.com; 1ms.net; http://www.globeimages.net; outros

Foto: http://www.globeimages.net

"A natureza tem para tudo o seu objetivo." (Aristóteles)

17 comentários:

  1. Quantas maravilhas nesse lugar,não? Adorei lembrar disso!beijos,ótimo domingo,chica

    ResponderEliminar
  2. Maria, boa tarde,
    Deslumbrantes estas imagens que nos mostra das Cataratas de Iguaçu e de tudo o que nos descreve magistralmente.
    Eu sou uma apaixonada pelo verde, pelos rios e por toda a maravilhosa criação de Deus.
    Aqui neste seu extraordinário "post", para quem diz que a Terra foi obra do acaso, será que ainda restarão dúvidas?
    Grata por este momento tão belo que me proporcionou nesta tarde de Domingo.
    Deixo-lhe um beijinho com desejos de continuação de uma boa tarde e uma excelente semana.
    Ailime
    (Muito obrigada por me visitar no meu cantinho)

    ResponderEliminar
  3. Minha querida,
    Quando vejo toda essa beleza, fico a imaginar quão amorosas foram as mãos do Criador.
    Essa exuberância é minha, é tua, é nossa, e é dos filhos desse planeta!
    Sim meu anjo, porque não olho com olhos de um "patriota", e sim como um amante desta natureza rica onde a fauna e a flora devem ser preservadas, para ALÉM das fronteiras políticas. Pois tudo isso é VIDA!
    Te parabenizo pelo tema escolhido e as imagens que com certeza tornaram este blog um dos mais lindos do mundo.
    Abraços fraternos, beijos.

    ResponderEliminar
  4. Uma linda semana pra ti minha amiga querida,,,muita paz, amor e versos...beijos e beijos.

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga Maria,

    Felizmente, já tive o privilégio de aí estar, e te digo, que é isso tudo aí e MAIS!...:)

    Aí pertinho, você se sente tão pequenino, e, ao mesmo tempo tão pertinho do nosso Criador, que é até difícil explicar...

    Suas postagens (como sempre), são maravilhosas!

    Beijo fra[terno], e tenha uma linda e luminosa semana.

    Cid@

    ResponderEliminar
  6. Oi, minha amiga
    Que espetacular essa sua reportagem fotográfica do parque nacional do Iguaçu. Você é craque!!!! Show de bola!!
    Acabei de completar hoje de manhã 600 amigos lá no Amadeirado. Dê um pulinho lá e pegue seu selinho no post Gratidão, pq vc é minha super parceira nesse trabalho que eu amo. Sem você, tenho a mais absoluta certeza, que o Blog não seria o mesmo. Bjkas com carinho. Obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Simplesmente espetacular este post, Maria

    Já estive nas cataratas em Foz do iguaçu, é de tirar o fôlego. Seu post também.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Carinhosamente venho desejar
    um lindo final de Domingo.
    beijos no coração e uma semana
    abençoada.
    beijos e beijos,Evanir.
    E bem verdade que esse Pais Gigante tem ecantos mil mais amo o seu Pais Também.

    ResponderEliminar
  9. Amiga querida,é sempre um prazer passear por aqui,transporta-nos para outros horizontes,obrigada por isso.
    Quanto ao selinho,muito obrigada,vou já buscar ao teu blog de mimos e colocar no meu,é bom ver que achas merecido no meu blog,és uma querida.
    Para ti e família uma boa semana.
    Um grande beijinho.
    Miuíka

    ResponderEliminar
  10. Simplesmente divino. vir aqui é viajar por lugars inesquecíveis sem estar na garupa de uma moto. Passando para lhe desejar um lindo domingo, agradecendo o carinho recebido pelo selinho e com certeza vou postálo. Obrigado querida pelo carinho e beijinhos carinhosos para ti.

    ResponderEliminar
  11. Belíssimas imagens! Maravilhosas! Parabéns pelo post.

    Beijos e ótima semana pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderEliminar
  12. Paisagens fascinantes,,,,beijos de boa semana pra ti amiga.

    ResponderEliminar
  13. Querida Maria, boa tarde!
    Hoje eu me senti em casa,pois lá nesse lugar já estive por várias vezes.
    É realmente um lugar deslumbrante e inesquecível.
    Beijo,
    Mara....

    ResponderEliminar
  14. Amiga, essas imagens são lindíssimas.Cataratas do Iguaçu é como um momento de reflexão, das coisas bela que Deus deixou pra todos nós.Desejo um ótimo começo de semana cheio de coisas maravilhosa pra você. Um Beijo!

    ResponderEliminar
  15. Que lindo,
    adorei passar por aqui
    A Natureza é realmente...SONHO.

    Beijos

    ResponderEliminar
  16. LINDAS imagens!!!
    Sabe amiga que a minha filha vai para a Amazónia o mês que vem, estas imagens lembraram-me as saudades que vou ter-

    beijinhos

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo