sexta-feira, 15 de julho de 2011

Arte com citrinos em Menton


Todos os anos realiza-se no final do Inverno em Menton na França, o grande Festival do Limão (La Fête du Citron).



A originalidade deste festival, reside na matéria prima utilizada, Limões e Laranjas. Milhares de citrinos são usados para construir diferentes mosaicos e esculturas muito criativas neste grande festival. Chegam a fazer-se esculturas com 145 toneladas de laranjas e limões.



A história deste festival remonta a 1929 altura em que Menton era o principal produtor de limões da Europa. Nesse ano o dono de um hotel teve a ideia de organizar uma exposição de flores e frutas cítricas nos jardins do hotel Riviera. O sucesso do evento foi tão grande, que no ano seguinte, o desfile fez-se nas ruas com carruagens de arbustos repletos de laranjas e limões e lindas jovens a acompanhar os carros.



O município desejando desenvolver o turismo, procurou dar a esta festa de carnaval um ênfase muito especial e criou a Festa do Limão em 1934. Dois anos mais tarde realiza-se a primeira exposição de flores e citrinos nos jardins de Biovès.



François Ferrié foi o encarregado de conceber os desenhos dos carros com laranjas e limões, bem como os motivos dos jardins. O sucesso desta festa confirmou-se ano após ano.



O festival de limões de Menton é hoje conhecido no mundo inteiro, atraindo todos os anos milhares de visitantes para apreciar e viver esta grande festa. Envolve muitos profissionais para a sua concepção e muitas toneladas de citrinos.



Nos jardins de Biovès, o desfile dos carros alegóricos, os corsos noturnos, os encantadores motivos concebidos com citrinos e flores, encantam os visitantes. Todos os anos o festival tem um tema diferente. Este ano o tema da 78ª edição da Festa do Limão, foram as “As grandes Civilizações”



A Festa do Limão é um evento único no mundo, mas paralelamente a este festival, é possível apreciar em Menton, diversos espectáculos , concertos, festival de orquídeas ou ainda visitar a feira de artesanato, onde se pode descobrir e apreciar os produtos regionais como geleias, licores, sabonetes, ou mesmo perfumes.



O desperdício de frutas com esta festa é pouco, pois as frutas não são danificadas na montagem das esculturas e depois do evento, todas essas frutas são transformadas em geleia, nas diversas fábricas artesanais da cidade. As geleias de Menton, são distribuídas e apreciadas em toda a França.

A Festa do Limão é um evento único no mundo que cativa quem a visita!

Fontes: http://www.france.fr/; www.feteducitron.com; www.tourisme-menton; http://www.fete-du-citron.com/; http://www.cote.azur.fr/;



"A arte vence a monotonia das coisas assim como a esperança vence a monotonia dos dias."
(Gilbert Keith Chesterton)

14 comentários:

  1. Adoro a arte! Sempre vivi em torno de arte. Inventei até algumas técnicas com materiais reciclados. Mas estes trabalhos dos limões são fantásticos! É uma das maravilhas do Mundo.
    Que bom que você nos presenteou com tão belos trabalhos!

    Um Abraço, Maria!

    ResponderEliminar
  2. Um esbanjar de verdadeira arte...
    Falta-me paciência .....
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Realmente, haja paciência e criatividade.
    Gostei!
    Beijo,
    Mara

    ResponderEliminar
  4. MARIA, você nos mostra eventos e curiosidades que jamais imaginei existirem. Coisas deslumbrantes, curiosas e maravilhosas, que estão em toda parte do mundo. Nesta festa,em particular,sempre seguem um tema escolhido,como também fazem, aqui, as Escolas de Samba,no
    Carnaval.
    Beijos. Paloma

    ResponderEliminar
  5. Maravilha, verdadeiras obras de arte!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. A arte às cezes tem o dom de nos questionar...é um belo trabalho,mas com tantos milhões subnutridos,dá que pensar...Um beijinho.Tita.

    ResponderEliminar
  7. Querida amiga
    Parabéns por este trabalho meritório de divulgação desta manifestação de arte, com imagens tão belas que praticamente nos colocam bem no meio do acontecimento!
    Beijinho e bom fim de semana
    Quicas

    ResponderEliminar
  8. Querida amiga!
    Passando para lhe desejar um bom final de semana!
    Beijos meus

    ResponderEliminar
  9. Minha amiga, que bom que tudo acaba em limonadas e geléias.
    Curiosidade à parte, a criatividade é uma vocação dos franceses.
    Algo tão interessante quando os desfiles no dia de Ação de Graças (EUA), com carros alegóricos montados com flores.
    Um fraterno abraço.

    ResponderEliminar
  10. Querida Maria, paz para todos, espetáculo lindo, arte e muitas cores, e gente bonita um colirio para os olhos, lindo! Um abraço de muito carinho Celina.

    ResponderEliminar
  11. Amiga Maria.Ao abrir vi que o comentário não ficou,estes dias vim aqui por três vezes e deixava comentário,sempre abaixo,vamos ver se é desta.Trabalho bem elaborado e muita arte,o que eu chamo um trabalho sumarento.
    Beijinho e tudo de bom bfs

    ResponderEliminar
  12. Querida Maria

    Um hino à Arte!Quem diria, obras tão ricas, tão luminosas!Surpreende-me a cada dia que passa como o ser humano é inventivo e como pode aplicar os seus dotes em actividades tão lindas.

    Bom fim-de-semana.

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
  13. super interessante, mas o que será que fazem depois ...
    beijos linda!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.