terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Verde é a cor da Natureza


Cor universal da natureza. O verde tem frescura, harmonia e equilíbrio. Cor calma, que não se dirige para nenhuma direcção nem encerra algum elemento de alegria, tristeza ou paixão.




O Verde é o denominador comum de toda a natureza. É a cor do equilíbrio entre a natureza física e o espírito imortal e a activação das nossas potencialidades espirituais.





Decoração: Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Se for uma cor monocromática, pode cansar.
Cromoterapia: Tem efeito purificador, tranforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos.




Feng Shui: Traz tranquilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade. Nas casas, deve ser aplicado em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.


Aspectos favoráveis: a energia do verde reflecte participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação. Essa cor atenua as emoções, facilita o raciocínio correcto e amplia a consciência e compreensão. Ela é a imagem da segurança e da protecção e cria um ambiente propício para tomar decisões. Espaço, liberdade, harmonia e equilíbrio são aspectos que se originam do sentimento natural de justiça do verde. Esta cor actua como um sinal para a renovação da vida e sua vibração mais elevada reflete o espírito de evolução.




Efeitos negativos avareza, indiferença e insegurança são algumas das expressões negativas da cor verde. Raciocínio precário, cautela excessiva e suspeita estão representados na natureza negativa dessa cor e, junto com a precocidade, podem indicar ciúmes, inveja, egoísmo e preconceito. Em seus níveis mais inferiores, o verde promove estagnação e por fim degeneração.





Efeitos físicos: É a cor que procuramos instintivamente quando estamos deprimidos ou acabamos de viver um trauma. O verde nos cria um sentimento de conforto, de calma e paz interior, que nos faz sentir equilibrados interiormente. Meditar com a cor verde é como tomar um calmante, para as emoções.






A cor Verde está associada aos signos Touro, Balança Virgem, Capricórnio (verde-escuro), Aquário e Peixes (verde-mar).

Palavras chaves da cor Verde: natureza, harmonia, crescimento, exuberância, fertilidade, frescura, estabilidade, resistência. Verde escuro: dinheiro.





"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." Johan Wolfgang Von Goethe

7 comentários:

  1. Querida amiga Maria!

    Neste dia de sol radiante as cores da natureza onde o verde é predominante nos seus variados tons, transmite a paz e tranquilidade que se deseja reter.
    Comecei por aqui as visitas que faz tempo não faço e foi muito agradável o momento que aqui passei.
    Votos de um dia muito feliz para ti e para os teus.
    Beijo e kandandos... Inté!

    ResponderEliminar
  2. OI MARIA BOM DIA, A COR VERDE É A MINHA PREFERIDA ATÉ NA DECORAÇÃO, O MEU QUATO, EU USO PAPEL NA DECORAÇÃO, ELE É VERDE BEM CLARINHO, NO RODA TETO MAIS, ESCURO, SO NAS ROUPAS EU USO SÓ NAS BLUSAS, SE NÃO JA VIU IA VIRAR UM GAFANHOTÃO RSRS, AMO OUTRAS CORES COM MENOS INTENSIDAD, COMO O AZUL DO MAR A ROSA AMARELA É A MINHA PREFERIDA, E O BRANCO DAS MARGARIDAS. UM ABRAÇO QUERIDA. CELINA

    ResponderEliminar
  3. Maria
    Grande lição sobre o verde, a minha cor preferida, além de que sou de um dos três primeiros signos mencionados. Achei o post muito interessante e posso rever-me nele: fiz sempre questão de ter em casa vasos com plantas. Aos dezasse anos criei a minha a dar brado, parece que sabia falar com as plantas. Elas se desenvolvam muito bem. A horta foi uma boa fonte de rendimento. A sua historação foi objecto de um post de prosa e outro de um poema.
    Devo apresentar deculpas pela ausência de comentários, não foi esquecimento nem menos apreço.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Minha querida, apenas sabia que o verde era a cor do quadro "negro" por fazer bem para a visão dos alunos que por horas direcionavam suas vistas para ele.
    Estas outras informações são novidades para mim e vou mais uma vez aplaudir tua iniciativa com tão bem vindo post.
    Um abraço deste teu amigo e leitor.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Belo como o verde dos campos este teu post,amiga.Adorei.Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Verde é também a cor da esperança...

    Esperança
    Um dia virá, e não muito longe está
    Que uma luz imensa e edificadora
    Abarcará a terra
    Ela virá, sim!
    Aos olhos do mundo,
    Hoje entristecido, e desarrumado
    Então voltará para o entendimento
    E para o amor
    Pois aquela luz chegou de perto
    Acolhendo e modificando
    Desendurecendo corações
    Abrindo mentes fechadas
    Afugentando o egoísmo e a vaidade
    Todos olharão com rumo certo
    Todos verão que é imperativo amar
    Pois o amor está em todos impregnado
    Muitos escondem com medo, com orgulho
    Mas esta luz o fará brotar, como cachoeira
    Derramará com energia e caridade
    Tenho fé, sim, nesta grandiosa realização
    Não é, acredite, um sonho vago
    A energia maior está aí e abundante,
    Logo alcançará a todos
    Transformará a todos
    Esta será a glória de Deus!
    Tenhas um lindo dia!!!
    beijão

    ResponderEliminar
  7. Oi, Maria, adoro este estudo! Tenho preferência pelo verde e amarelo. O verde traz a natureza para dentro de casa - tenho várias plantas. O amarelo traz alegria, luz. Um pouquinho de cada cor, nos detalhes, acho que conseguimos um equilíbrio bom e bonito.

    Grande beijo
    Tais

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.