29/06/2015

Cinerária




Coloridas e cheias de charme são as flores da Cinerária.

O seu nome deriva do latim Cinerarium e significa “de cinzas, das cinzas” e são originárias das Ilhas Canárias.


Foto: www.1zoom.net

Foto: www.1zoom.net


Pertencem à família Asteraceae. O seu nome científico é Senecio cruentus. O género Senecio apresenta cerca de 3.000 espécies, incluindo suculentas, perenes, anuais, aquáticas, arbustos, trepadeiras e pequenas árvore.


Foto: hdwyn.com

Foto: hdwyn.com


São plantas perenes de caule curto, as suas inflorescências são erectas e muito ramificadas sendo compostas por muitas flores de cores vivas.


Foto: wallpaperscraft.com

Foto: www.1zoom.net

Foto: www.1zoom.net


As flores da cinerária podem ser de diversas cores, desde o azul, vermelho, rosa, branco, violeta. O centro é de cor contrastante, podendo ser bicolor. Podem ser utilizadas em canteiros, maciços, vasos e bordaduras.


Foto: www.hdwallpapers.in


Solo: Deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica.

Regas: Regulares. Manter o solo um pouco húmido mas sem regar em excesso. Nas plantas de interior o vaso deve ser colocado sobre um prato com água para a planta a absorver, evitando assim molhar as folhas.

Luz e Temperatura: Devem ser cultivadas sob meia-sombra, evitando a exposição à luz solar directa. Quando se encontram no interior devem ser colocadas junto às janelas ou varandas.


Foto: www.1zoom.net


São flores graciosas que adornam na perfeição os vasos e jardins. Na época da floração são um maravilhoso espectáculo de beleza e cor.


Foto: www.1zoom.net


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.mundodeflores.com/; http://www.loja.jardicentro.pt/; http://en.wikipedia.org/; http://www.floresnaweb.com/; http://www.plantasonya.com.br/; www.photos-public-domain.com; wallpaperscraft.com; www.1zoom.net; hdwyn.com, outros net.

5 comentários:

  1. Maria minha amiga, que fotos lindas!
    Lindas demais as flores, e aí a gente para p/pensar o quanto a natureza nos mima com essas belezas e o quanto o homem procura destruir essa mesma natureza.
    É lamentável!
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
  2. Fiquei realmente embebecida com tanta beleza... Flores lindas de morrer. Amei! Obrigada :-)

    Beijo e uma excelente semana.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que lindas Maria tantas cores dá vontade de sair fazendo quadros de flores.
    beijinhos,
    Léah

    ResponderEliminar
  4. ...despretensiosas e lindas!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Não há duvidas musicas nas pinturas, eu diria ainda poesia nas pinturas e fotos muito boas.
    Um resto de boa semana.
    Bjinho.
    António.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo