16/11/2012

Galápagos



O Parque Nacional Galápagos situa-se no Oceano Pacífico, é uma área de preservação natural do Equador, localizada nas ilhas que lhe dão o nome, o arquipélago de Galápagos.


* Fotos: Net

A sua importância como um refúgio natural para muitas espécies endêmicas levou o governo equatoriano a criar nelas um Parque Nacional em 1959, com uma área que cobre 97% da sua extensão, ficando de fora apenas as áreas já urbanizadas e transformadas pela agricultura.

Pelos mesmos motivos as Galápagos foram declaradas pela Unesco Patrimônio Mundial em 1979, e Reserva da Biosfera em 1985. Em 1987 uma área de 15 milhas náuticas em torno do arquipélago foi transformada na Reserva Biológica Marinha Galápagos, com 70 mil km², expandidos em 1998 para 130 mil km².


Foto: http://www.galapagos-islands.ws

As ilhas foram descobertas em 1535, quando o navio que levava o bispo do Panamá, frei Tomás de Berlanga, se desviou de sua rota quando vinha do Panamá em direção ao Peru.


Foto: http://maestrocarlosgomes.blogspot.pt/

Charles Darwin visitou o arquipélago em 1835, surpreendendo-se com as características únicas da fauna local, cujo estudo contribuiu para que ele formulasse sua teoria da evolução das espécies.



Fotos: http://gde-fon.com

A distância das Galápagos de qualquer outra terra firme, estando a cerca de mil km da costa oeste da América do Sul, mais as fortes correntes oceânicas em seu redor e os ventos que sopram entre as várias ilhas, isolaram o arquipélago em conjunto e cada ilha individualmente, tornando-os laboratórios vivos da evolução das espécies.


Foto: http://gde-fon.com
 
As Galápagos (ou Arquipélago de Colombo) formam um grupo de 13 ilhas principais e mais de cem ilhotas e rochedos emersos, das quais apenas quatro são habitadas. O grupo é de origem vulcânica e ainda tem atividade sísmica e vulcânica.


* Fotos: Net

Existe uma variação considerável na área de altitude e orientação entre as ilhas. A sua topografia acidentada criou condições para o aparecimento de ecossistemas bastante diferenciados, favorecendo a evolução de uma grande variedade de criaturas únicas em todo o mundo.

As plantas são a base de toda a vida dentro das Ilhas Galápagos. Das 500 espécies de plantas 40% são endêmicas. Estas plantas, combinados com as 200 espécies de plantas introduzidas e 500 espécies de musgos, liquens e hepáticas dar Galápagos formam um ecossistema complexo.




O arquipélago apresenta uma biodiversidade elevada e é o habitat de uma fauna peculiar. Estas espécies endêmicas evoluíram de outras espécies para se tornarem únicas nas Ilhas Galápagos. A tartaruga de Galápagos é a mais conhecida de todas as criaturas endémicas.


Foto: wikipedia_Daniel Ramirez

A fauna endêmica conta com várias espécies de invertebrados, répteis e aves.



Foto: http://wallpaperswa.com

Estas ilhas são o lar de iguanas marinhas, iguanas terrestres, uma mistura híbrida do cujo pai são iguanas marinhas e mãe são iguanas terrestres, bem como a Iguana rosa recém-descoberta.



Aqui se encontram também 13 espécies de tentilhão-de-Darwin, além do único pinguim a viver em latitudes equatoriais, o pinguim-das-galápagos.

Foto: http://www.fanpop.com/

Contudo, a biodiversidade local sofre com a competição de mais de mil espécies invasoras animais e vegetais introduzidas pelo homem, como o pombo-comum, vespas, mosquitos e formigas, cavalos, cabras e ratos, a quina, a goiabeira e a amoreira, além de ter sofrido historicamente pela caça predatória e pela destruição do ambiente, e hoje está ameaçada pelo crescimento do turismo.


Foto: http://www.coolpicturegallery.net/

Recentemente vários projetos têm procurado recompor o ambiente degradado, erradicar espécies invasoras e recuperar as populações nativas, alguns deles com apreciável sucesso.


Foto: www.walpapperweb.org

Galápagos é um lugar surpreendente.

Fontes e fotos: Wikipedia; http://www.galapagosonline.com/; http://whc.unesco.org/; http://www.galapagos-islands.ws/; http://www.fanpop.com/spots/animals/images/; http://www.worldatlas.com/webimage/countrys/samerica/galap.htm; http://holeinthedonut.com/2011/10/30/kicker-rock-galapagos-ecuador-genovesa/; http://www.coolpicturegallery.net/; http://gde-fon.com; outros net.

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.



Foto: http://holeinthedonut.com

Viajar é alargar os nossos horizontes, é conhecer novas culturas, novos locais, paraísos perdidos que nos fascinam e encantam e se não o podemos fazer fisicamente, podemos sempre fazê-lo através da fotografia e da leitura, essa será a nossa viajem virtual!

9 comentários:

  1. Olá minha amiga passei para deixar um beijinho de luz e muita paz,
    voltarei mais tarde para comentar melhor tudo de bom para si.

    ResponderEliminar
  2. Olá maria bom dia! Passando para te desejar um lindo final de semana e conhecer mais um cantinho desse nosso rico planeta.
    Obrigada e parabéns amiga, por mais esta bela postagem.
    Que Deus a abençoe sempre.

    ResponderEliminar
  3. Oi Maria, tudo de bom para vc. já tinha visto em diversas reportagens pela TV em revistas , mais nunca igual a esta. Parabéns amiga. Um abraço fraterno. Celina.

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria!
    Essa viagem foi fantástica! Sempre vi Galápagos só pela TV, mas a TV não congela a imagem que eu quero;-)... tenho um carinho especial por TARTARUGAS.

    Abração
    Jan

    ResponderEliminar
  5. Maravilhoso, Maria!!
    Obrigada por trazeres lugares tão lindos.
    Grande beijo, amiga.

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria!!!

    Postagem sublime,que nos dá a conhecer o encanto
    e a beleza destas ihas...Parabéns!!!

    Bom fim de semana,
    beijinhos de carinho e amizade
    Lourenço

    ResponderEliminar
  7. Uma beleza de lugar, bem documentado com belas fotografias...
    São estes lugares que me encantam...
    Um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Maria bom dia, o nosso mundo é mesmo maravilhoso. Como sempre proporciona-me um bela viagem que me vai ajudando a alargar os meus horizontes. Bem-haja. Desejo-lhe um bom fim-de-semana. Bjs Ailime

    ResponderEliminar
  9. Fotografie fantastiche, complimenti!! ciao

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo