16/02/2011

Monsanto – A Aldeia de Pedra

Aldeia histórica de Portugal, Monsanto é construída em pedra granítica e é uma freguesia do concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, sendo conhecida como "a aldeia mais portuguesa de Portugal".


 Foto: wikipedia_Concierge.2c


Avista-se numa encosta escarpada, conhecida por o Cabeço de Monsanto (Mons Sanctus), cujo ponto mais alto do atinge os 758 metros. Do topo granítico do monte de Monsanto a paisagem é deslumbrante.

A presença humana neste local data desde o paleolítico. A arqueologia indica que o local foi habitado pelos romanos, no sopé do monte, no denominado campo de S. Lourenço. Também existem vestígios da passagem visigótica e árabe. É uma aldeia tranquila, cheia de recantos maravilhosos. A tradição, a paz e a beleza de Monsanto acompanham-nos em todos os caminhos possíveis de percorrer.


Foto: www.panoramio_ANGEL, EL ALFA III


No seu conjunto arquitectónico destacam-se algumas casas senhoriais brasonadas, e vários templos alguns dos quais já em ruínas, como a Capela de São Miguel em estilo românico.

Monsanto é o resultado da interligação da natureza e do engenho dos homens.


* Foto: Net

A geografia do terreno e a mão do homem, deram origem a construções curiosas.


 Foto: www.radiomonsanto.pt


O aglomerado das casas na encosta, foi aproveitando o granito das pedras como chão ou paredes das casas e, em alguns casos, um bloco de pedra original dá forma ao telhado de telha, a razão pela qual se diz que é a casa de "uma só telha".


Estas casas originais deram origem à quadra:

“Nunca se sabe em Monsanto
Que as águias roçam com a asa
Se a casa nasce da rocha
Se a rocha nasce da casa".


 Foto:Wikipedia_Concierge.2C


A visitar:
■ Capela do Espírito Santo
Com características renascentistas foi mandada construir no século XVI. A capela apresenta uma pequena torre sineira e está adossada a uma das portas da vila: o Arco de São Sebastião ou do Espírito Santo.

■ Torre do Lucano ou do Relógio
Esta antiga torre possui uma grande importância para os monsantinos. Considerada como o ex-libris da aldeia, servia de vigia no morro contíguo, pois dominava todo o horizonte circundante. Ostenta o símbolo que tornou Monsanto na “Aldeia Mais Portuguesa de Portugal”.

■ Porta de Santo António
Foi mandada construir no século XVIII pelo Conde de Lippe a fim de preparar a defesa da aldeia para a Guerra dos Sete Anos. Esta porta possui uma guarita abandonada e tem a encimar um brasão de armas.
Monsanto tem conseguido preservar as suas tradições e costumes populares, e encanta quem o visita pela sua beleza, pela sua história, pela sua originalidade e pela simpatia das suas gentes.


Wikipedia_Monica Andre

Vá visitar, Vale a pena.

Fontes e Fotos:” www.rotasturisticas.com”; “www.cm-idanhanova.pt/freguesias/monsanto.html”; “www.rotas.xl.pt/”; “www.portugalvirtual.pt/”;”wikipedia”;"www.radiomonsanto.pt/"; "http://www.portugalvirtual.pt/"; www.skyscrapercity.com/; olhares; outros.

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.


Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Monsanto

9 comentários:

  1. Olá Maria, bom dia!
    A aldeia de Monsanto está, há alguns anos, na minha lista de visitas, quando estou de férias na aldeia. Por uma razão ou por outra ainda não a consegui realizar. Hoje, o seu post veio-me motivar ainda mais. Pode ser que aconteça em Agosto próximo.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  2. Minha querida amiga

    Como sempre um belo passeio, por este nosso País tão desconhecido para a maior parte de nós, ainda bem que tu expôes aqui estas imagens, que parecem pinturas.Adorei a viagem.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  3. Tenho lindas fotografias de Monsanto, ao ler o teu post apateceu-me voltar lá mas....é melhor esperar a Primavera...deve estar gelo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. que lindo!.. amo Portugal e já aí estive por algumas vezes..
    parentes por parte de pai ainda ía vivem..
    belas fotos Maria..
    beijos..
    tem selinho para ti lá no blog..

    ResponderEliminar
  5. Recebi um mail sobre Monsanto...mas achei a sua postagem mais completa...Tem coisas que nem eu vi
    lá...Terei de voltar.....
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. AMO, AMO, AMO, AMO estar aqui!!
    Sinto-me presenteada pelo blog sensacional que você tem minha amiga!!
    Sabe...os momentos que estou aqui, desligo totalmente de tudo!
    Cada detalhe aqui é mágico!
    Beijão minha amiga
    Bea

    ResponderEliminar
  7. Maria
    Este seu blog é uma inspiração.
    Muito obrigada por este lindo passeio,tão bem documentado.
    Abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
  8. Que loucura, Maria ! Que lugar lindo esse !

    Eu vim convidar pra ver meu vídeo novo, no Blog SENTIMENTOS.
    http://sentimentos-jacque.blogspot.com/

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. É isso Maria...vou deixar aqui no seu bonito espaço.... que reproduz muito do seu tempo!!!

    1 beijo Lídia

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo