28/02/2011

Centro Histórico de Angra do heroísmo - Património da Humanidade


O nosso país tem belíssimos monumentos, cidades maravilhosas e paisagens sublimes que merecem ser visitadas e admiradas, mas como nem sempre é possível viajar, pelo menos podemos apreciar em fotografia, alguns desses locais espectaculares e que foram considerados pela "UNESCO" como “Património da Humanidade”.

Património português classificado pela UNESCO como Património da Humanidade:

Hoje vou apresentar: Angra do heroísmo, classificada como património da humanidade pela UNESCO desde 1983.

Foto: 1ms.net

Angra do Heroísmo fica situada a sul da Ilha Terceira numa pequena e lindíssima baía, no arquipélago dos Açores. Deve o seu nome a D. Maria II, que assim designou a cidade devido ao heroísmo demonstrado pela sua população durante as lutas liberais no princípio do século XIX.

Foto: wikipedia_Autor José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa


Esta ilha portuária e antigo forte do século XVI foram de importância estratégica para mercadores e comerciantes portugueses e espanhóis, ao longo dos séculos, que usavam o porto abrigado da ilha como ponto de paragem entre África, Europa e as Índias Ocidentais e Américas.
A cidade foi o refúgio do escritor, orador e político João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett, durante a Guerra Peninsular. As suas bonitas e típicas ruas são o reflexo de anos de história e influência dos vários habitantes vindos de variadas regiões.

O Centro Histórico de Angra do Heroísmo foi classificado como património mundial pela UNESCO, atestando assim o seu grande valor arquitectónico, histórico e cultural. Palácios, conventos, fortificações, edifícios, ermidas, capelas, igrejas, onde se destaca a Sé Catedral, formam no seu todo, uma cidade de aspecto único e de grande beleza.


Foto: wikipedia_Martin Herbst

Angra do Heroísmo orgulha-se também pelos seus espaços verdes, como o central Jardim Duque de Terceira, o Parque Municipal do Relvão, ou o Parque Arqueológico Subaquático da Baía de Angra do Heroísmo.

A não perder:
Museu de Angra do Heroísmo
O Museu localiza-se no Centro Histórico de Angra do Heroísmo, o seu espólio é vasto e diversificado, abrangendo a história regional e as suas relações com o mundo. Destacam-se as suas colecções de etnografia, armaria e militaria, pintura, escultura, mobiliário, traje, transporte, cerâmica, instrumentos musicais. No tocante a Artes Plásticas contemporâneas, destaca-se a colecção António Dacosta, artista natural de Angra do Heroísmo, reconhecido internacionalmente.

Palácio Bettencourt
Casa solarenga, edificado entre os séculos XVII e XVIII. Neste local encontra-se a Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo.

Sé Catedral
A Igreja do Santíssimo Salvador da Sé, ou simplesmente a Sé Catedral, localiza-se, no centro histórico da cidade. Remonta a uma primitiva igreja paroquial, iniciada por Álvaro Martins Homem em 1461. Sob a invocação de São Salvador, deve ter sido concluída em 1496, data da nomeação do seu primeiro vigário. Teve de ser reconstruída após o sismo de 1980 e de um incêndio poucos anos depois.

Foto: wikipedia_Autor Carlos Luis M C da Cruz

Convento e Igreja de São Gonçalo
O Convento localiza-se no centro histórico. É considerado o maior e mais antigo convento da cidade e o maior do arquipélago, tendo chegado a abrigar mais de cem religiosas. Constituiu-se em reputado centro de educação e de belas-artes, chegando a reunir duas centenas de educandas, que aqui tinham aulas de música, canto, desenho, pintura e humanidades.

Monte Brasil
Lá do alto a vista é fantástica sobre a cidade, a sua baía e marina, o Porto Judeu, a Ribeirinha, os Ilhéus e, para Poente, desde a baía do Faial, passando pela baía de Villa Maria até à freguesia São Mateus da Calheta.

Impérios
Os Impérios, são capelas populares dedicadas ao Divino Espírito Santo. Estes pequenos monumentos de cores fortes e de diferentes formas encontram-se ao longo de toda a ilha.


Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Localiza-se no centro histórico da cidade, de estilo barroco, foi construída no séc. XVI.

Festas e Tradição
Uma das festas mais típicas e conhecidas é a festa do Espírito Santo. Estas festas do Espírito Santo são celebradas em todas as ilhas e remontam aos primeiros colonos, que pediam a protecção contra os desastres naturais.

Uma cidade plena de beleza, história, monumentos, paisagens deslumbrantes, praias, Angra do Heroísmo tem muito para oferecer a quem a visita.

Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens " Viajar é Alargar os nossos Horizontes " em:   Centro Histórico de Angra do heroísmo - Património da Humanidade

Fontes e Fotos: Wikipedia; Igespar; visitportugal; angra-do-heroismo.portais.ws; RotasTuristicas; outros

4 comentários:

  1. Maria
    Espectacular não esperava fazer uma viagem destas hoje. Adorei, não conheço a não ser por fotos ou tv, pois nunca lá fui. Obrigado por mais este belo post.
    Beijinho Maria

    ResponderEliminar
  2. Amiga, que lindo isso! Fiz uma viajem espetacular! Imagens simplesmente maravilhosas!!! Aplausos por esse magnífico post!

    Linda e abençoada semana pra ti!
    Carinhos... Bjsss

    ResponderEliminar
  3. Meu Deus, que viagem magnífica que acabo de fazer. Me vi em cada post seu, este seu blog me encanta sempre que aqui venho. Parabéns por ele existir. Obrigada por tão rico ensinamento, Boa noite querida e muitos beijinhos carinhosos para você.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Maria

    Mais uma linda visita guiada desta vez à maravilhosa Angra do Heroísmo e às suas preciosidades.Foi um belíssimo trabalho de pesquisa, como sempre.Obriigada
    Beijos
    Olinda

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo