sábado, 31 de março de 2012

O pintor Daniel Ridgway Knight




Daniel Ridgway Knight Nasceu em 15 de março de 1839, em Filadélfia, Pensilvânia nos EUA e faleceu a 9 de março de 1924 em Paris, França.




Estudou e exibiu seus trabalhos na Pennsylvania Academy of the Fine Arts, junto com seus colegas Mary Cassatt e Thomas Eakins.






Em 1861 foi para Paris estudar na L’Ecole des Beaux-Arts sob a orientação de Cabanel, sendo também aprendiz no atelier de Charles-Gabriel-Gleyre.




Voltou para Filadélfia em 1863 para servir no exército de união. Durante a guerra, Knight praticou esboços de expressões faciais tentando capturar a emoção humana na sua obra.




Em 1871, casa com Rebecca Morris Webster e depois do casamento, começou a trabalhar como pintor de retratos, a fim de ganhar dinheiro suficiente para regressar a França.




Em 1872, estabeleceu-se em França, e tornou-se amigo de Renoir, Sisley e Wordsworth cujas influências são sentidas no seu trabalho. Também manteve um relacionamento estreito com Meissonier.





Em 1875 pintou “Wash Day” seguindo um esboço de Meissonier, pelo qual recebeu aclamação por parte de crítica.




Knight também foi fortemente influenciado pelos trabalhos de Jean-François Millet.



Em 1874, numa temporada em Barbizon, foi visitar Millet e descobriu a sua queda pela vida do campo. Pintou a vida rural nos seus melhores momentos.





Outras influências importantes foram Bastien-Lepage, com quem é muito comparado e Jules Breton pelo estilo de pintura ao ar livre.




Os trabalhos de Daniel Ridgway Knight representam vários aspectos da pintura do século XIX, incluindo história, género, paisagens, retratos e temas florais.




Em cada trabalho tudo o que é estético é reproduzido nos seus menores detalhes e com maestria.



As obras de Knight entre os anos de 1870 e 1880 focaram-se na vida dos camponeses na realização de trabalhos do campo ou de tarefas do dia - a recolha de água ou lavar a roupa na beira do rio.




A sua pintura “Hailing the Ferry “ (Saudando o Ferry), pintada em 1888 e atualmente na coleção da academia de Pensilvânia das Belas Artes, mostra duas meninas camponesas a falarem com o barqueiro do outro lado do rio. Esta obra, considerada uma das obras-primas do artista, capta todos os elementos de seu período de pré-Rolleboise - a luz suave e cor, os números finamente detalhados e atenção aguda do artista ao detalhe.




Em meados da década de 1890, Knight estabeleceu-se numa casa em Rolleboise, a cerca de quarenta quilómetros a oeste de Paris.




Aqui, ele começou a pintar as cenas que eram para fizeram o seu trabalho ser tão procurado por colecionadores contemporâneos - visões do seu jardim.




A sua casa tinha um lindo jardim no terraço com vista para o Sena - uma visão muitas vezes utilizada nas suas pinturas. Colecionadores de todo o mundo disputavam estes trabalhos. Knight contou com as meninas locais como modelos para as suas telas de jardim.




Nas obras deste período incluem The Roses atualmente na coleção do Museu de Velocidade JB e O Letter no Art Museum Joslyn - sendo que ambos apresentam mulheres bonitas jovens cercadas por flora exuberantes.



Recebeu a medalha do Salão de Paris de 1888 por “Hailing the Ferry” e a medalha de ouro na exposição de Munich no mesmo ano.




Em 1889 foi agraciado com a medalha de prata da Exposição de Paris e recebeu a “Légion d’Honneur”, tornando-se oficial em 1914. Em 1896 recebeu a Grande medalha de honra da Pennsylvania Academy.




O seu filho, Louis Aston Knight (1873 – 1948), também é conhecido como um pintor de paisagens.




Fotos e Fontes: Wikipedia; http://rceliamendonca.wordpress.com/2010/06/16/daniel-ridgway-knight/; http://www.rehs.com/virtexdrk.htm; http://www.allartclassic.com/author_biography.php?p_number=206; outros






"Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma." (George Bernard Shaw)

39 comentários:

  1. as pinturas parecem falar. o pintor nos seduz com sua arte. elas tem vozes... são lindas. obrigado abraços lamarque

    ResponderEliminar
  2. Oiiiii, Maria querida!!!
    Perdão pela demora da visita. Mas ainda estou tentando colocar em dia minhas visitas depois das férias. Ficou tudo acumulado. Havia uma lan house em frente a nossa casa, mas eu resisti bravamente. rs
    Imagens lindíssimas. A primeira eu usei no meu blog "Entre flores e pensamentos".
    Um excelente fim de semana!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. Oi Maria...
    Lindas obras...Maravilhoso!
    Eu já estou "namogando" ...estou "xonadinha".ótimo final de Semana!
    Nyan nyan
    Nina

    ResponderEliminar
  4. Querida, que maravilhosas telas que parecem terem vida. Uma naturalidade de momentos diários que ficaram marcados para sempre. Achei magnifico e obrigada por trazer pra mim esses conhecimentos. bjim, tenha um lindo dia.

    ResponderEliminar
  5. Uma pintura detalhada e rica de cores e sentimentos. Impressionante.

    Bom fim de semana

    Runa

    ResponderEliminar
  6. Meu Deus!!Fiquei tempo sem fim a ver tao belas pinturas ,parece que tem vida,parece que somos transportados para dentro daquelas pinturas ,AMEI !

    Deixo um beijo e bom fim de semana!

    Carla Granja

    http://paixoeseencantos.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  7. encantada com lindas pinturas, sou uma apaixonada pela arte, adorei o blog, é lindo e encantador, beijos

    ResponderEliminar
  8. Só os super dotados conseguem a perfeição.

    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Querida amiga!
    Vim te desejar um final de semana abençoado!
    beijão

    ResponderEliminar
  10. Gosto de pintura naturalista...e não me venham dizer que é a mesma coisa que fotografar!

    Bons sonhos

    ResponderEliminar
  11. Querida Maria:
    Embora já conhecesse o estilo romântico realista deste admirável pintor é sempre um prazer rever suas telas, a luminosidade, as cores, a sutileza de detalhes me encanta por demais. Todas as telas são um colírio para nossos olhos.
    Com a chegada da primavera aí em Portugal, e mais esses quadros devem ter completado a beleza de seus dias. Aqui entramos no outono e os dias começam a ficar menos quentes, e com dias mais curtos e mornos. Já me havias dito gostar de inverno, eu não. Gosto desta estação pela abundância de frutas,e verduras, do verão por causa do mar, e muito mais da primavera pelas cores e flores, e do meu jardim, como aqui é um pais tropical os invernos são úmidos e me deixam cheia de doreszinhas aqui e ali por conta da friagem que penetra nos ossos, deve ser a idade...kkk, que avança sem dó nem piedade.
    Mas, voltando ao Daniel Ridgway Knight, bela escolha, que sua primavera tenha tantas flores quanto vemos nesses quadros.
    Um ótimo e primaveril domingo,
    Beijos,
    Léah MorMac

    ResponderEliminar
  12. Querida Maria:
    Embora já conhecesse o estilo romântico realista deste admirável pintor é sempre um prazer rever suas telas, a luminosidade, as cores, a sutileza de detalhes me encanta por demais. Todas as telas são um colírio para nossos olhos.
    Com a chegada da primavera aí em Portugal, e mais esses quadros devem ter completado a beleza de seus dias. Aqui entramos no outono e os dias começam a ficar menos quentes, e com dias mais curtos e mornos. Já me havias dito gostar de inverno, eu não. Gosto desta estação pela abundância de frutas,e verduras, do verão por causa do mar, e muito mais da primavera pelas cores e flores, e do meu jardim, como aqui é um pais tropical os invernos são úmidos e me deixam cheia de doreszinhas aqui e ali por conta da friagem que penetra nos ossos, deve ser a idade...kkk, que avança sem dó nem piedade.
    Mas, voltando ao Daniel Ridgway Knight, bela escolha, que sua primavera tenha tantas flores quanto vemos nesses quadros.
    Um ótimo e primaveril domingo,
    Beijos,
    Léah MorMac

    ResponderEliminar
  13. Querida amiga Maria.Cada quadro tem alma,pela expressão que apresenta nos leva a entrar pela tela dentro tamanha é a beleza,gostei muito mesmo é o meu género de pintura.Beijinho e bfs

    ResponderEliminar
  14. OLÁ,querida Maria
    Que imagens maravilhosas!!!

    Estive ausente pela Quaresma...

    Páscoa é:

    "Coragem é a resistência ao medo,
    domínio do medo,
    e não a ausência do medo."
    (Mark Twain )

    SAIR DO PRÓPRIO TÚMULO

    Jesus libertou-me... enviou-me anjos para me soltar das amarras que me prendiam...

    Apóstolo Pedro: “precisamos dar razões que justifiquem a nossa Esperança” (1Ps 3,15).

    Uma Santa e Abençoada Semana...

    FELIZ PÁSCOA PARA TODOS NÓS!!!
    Bjm fraterno de paz

    ResponderEliminar
  15. Trabalho brilhante, Maria, fruto de uma recolha cuidada e de interesse indiscutível: um "banho de cultura", amiga, hoje através da arte da pintura.
    Beijinho e bom Domingo
    jc

    ResponderEliminar
  16. Trabalho brilhante, Maria, fruto de uma recolha cuidada e de interesse indiscutível: um "banho de cultura", amiga, hoje através da arte da pintura.
    Beijinho e bom Domingo
    jc

    ResponderEliminar
  17. Minha querida Maria

    Que maravilha de imagens...adorei e deixo o meu beijinho com carinho.

    Sonhadora

    ResponderEliminar
  18. Querida Maria

    Este pintor é um admirador da Mulher. Pinta-as em paisagens lindíssimas, com uma expressividade
    apaixonante. Elas estão sempre a trabalhar mas sempre em ambientes floridos e com uma graciosidade como
    se o trabalho não custasse nada.

    Bom fim de semana.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  19. Maria, amiga... sou fã de carteirinha de seu blog, e das obras magníficas que você posta aqui, parabéns sempre.
    Obrigado pela visita ao Brasil, que seu domingo esteja sendo aquilo que pediu a Deus. Beijos do ZC

    ResponderEliminar
  20. Simplesmente um gênio.
    Bom domingo de Ramos!
    Beijinhos.
    Brasil
    ¸.•°`♥✿⊱╮
    °º♫

    ResponderEliminar
  21. As obras deste pintor sempre me impressionaram. Quando olho para os seus quadros penso em fotografia.

    ResponderEliminar
  22. As obras deste pintor sempre me impressionaram. Quando olho para os seus quadros penso em fotografia.

    ResponderEliminar
  23. Amiga Maria:
    Obrigada, por me ter apresentado este pintor. Não conhecia nada dele e fiquei encantada.
    Como diz a Olinda, este homem adorava mulheres. Há algumas, que parecem saltar do quadro, tão vivas estão.
    O seu blogue é belo, amiga. Eu adoro tudo quanto é belo.
    Obrigada e beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  24. Maria,que lindas as pinturas desse artista!Adoro cenas do cotidiano assim retratadas!Parabéns pela escolha!bjs e bom domingo!

    ResponderEliminar
  25. Maria Que lindissimas imagens devia ter sido um grande pintor e admirador das mais belas flores que são vocês mulheres.
    Beijinhos
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
  26. Belíssimas imagens que dão conta de como o artista dominava a luz em suas obras.
    cadinho RoCo

    ResponderEliminar
  27. Olá vim conhecer seu Blog e adorei
    parabenizar o texto com as fotos é
    uma honra ,bem tudo é bonito por aqui
    História contada assim é um luxo
    Desejo bom final de domingo e uma
    semana cheia de alegria
    Abraços Rita!!

    Venha me visitar
    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  28. Aii, aiiii, só meresta suspiros profundos, depois deste colrírio para os olhos e faz um bem para a alma, maravilhoso, tem outra palavra? Obrigada pelo tempo que passei aqui, fui show, demaissssss para um domingo só!!
    Tenha uma bela semana!
    Com carinho!

    ResponderEliminar
  29. Boa Tarde!

    Tudo de bom para você!

    Belíssimos Trabalhos!


    ...venho até aqui e lhe oferto a mais bela flor do mundo
    e também imbuída com o melhor perfume jamais sentido.

    Machado de Carlos

    ResponderEliminar
  30. OI MARIA, QUE QUADROS LINDOS AS FLORES SEMPRE ME ENCANTARAM, E ESTAS TEM UM ROMANTISMO... MARIA NÃO CANSO DE REPETIR QUE SEU BLOG É CULRURA. QUANDO FORES LA NO MEU CANTINHO, TEM UM SELINHO COMEMORANDO AS DUZENTAS POSTAGENS. UMA FELIZ PASCOA E UM ABRAÇO . CELINA.

    ResponderEliminar
  31. Mais parecem fotos do que pinturas. Era um apaixonado por flores dado que em quase todos os quadros elas são uma presença constante.
    Por ultimo a figura feminina sempre primorosamente representada.
    Felizes os que sabem da arte e a cultivam deixando que o seu encanto permaneça vivo.

    ResponderEliminar
  32. Fiquei maravilhada com tanto talento, que lindeza de pinturas!!!!

    Boa semana, Maria, bjinho!

    ResponderEliminar
  33. BOA NOITE MINHA QUERIDA AMIGA!
    Realmente vim ao teu espaço é uma viagem longa cheia de criatividade...
    Eu particulamente cresço sempre que te visito,pois trazes os melhores e grandes post
    para nos encantar...
    Hoje vc arrazou com essas telas belíssimas e encantadoras,que nos faz viajar nas nuances...
    bjs

    ResponderEliminar
  34. Maria boa noite!!
    Que beleza, que suavidade, que magia assalta nossos olhos....
    Amei conhecer!
    Obrigada querida e boa semana!!!

    ResponderEliminar
  35. Maria, boa noite!
    Que maravilha, as paisagens, as flores, as montanhas, os rostos, tudo ao mais pequenino pormenor e com perfeição. Adorei!

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  36. Olá! Tenho um quadro aq em casa arrematado em um leilão... Assinado por Knight! Gostaria de mais informações sobre ele... caso tiver me mande um e-mail milcabarbosa.jesus@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento, mas não tenho mais informações.
      Cumprimentos
      Maria

      Eliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.