14/03/2012

Música - Poema de Cecília Meireles


Comemora-se hoje (14 março) no Brasil, o Dia Nacional da Poesia.

Para todos os poetas e em particular para os poetas brasileiros, eu desejo um dia pleno de harmonia, inspiração e felicidade.




Que a musicalidade das palavras que vêm da alma dos poetas se faça sempre sentir no nosso coração.


Noite perdida,
não te lamento:
embarco a vida

no pensamento,
busco a alvorada
do sonho isento,

puro e sem nada,
- rosa encarnada,
intacta, ao vento.

Noite perdida,
noite encontrada,
morta, vivida,

e ressuscitada...
Asa da lua
quase parada,

mostra-me a sua
sombra escondida,
que continua

a minha vida
num chão profundo!
- raiz prendida

a um outro mundo.
Rosa encarnada
do sonho isento,

muda alvorada
que o pensamento
deixa confiada

ao tempo lento...
Minha partida,
minha chegada,

é tudo vento...

Ai da alvorada!
Noite perdida,
noite encontrada...

Cecília Meireles



A poesia é o cântico da alma.

16 comentários:

  1. Olá Maria!

    Sem me lembrar da efeméride do dia do Poeta no Brasil.vi no blogger e entrei na sua postagem. Cecília Meireles, um caso bem expressivo da Poesia Brasileira-sagitariana como a Nossa Florbela. Obrigado pela partilha. Lhe deixo o meu abraço,

    Véu de Maya

    ResponderEliminar
  2. oi Maria,

    num dia tão especial,
    homenagear alguém que tanto fez pela poesia,
    é uma homenagem merecida...

    beijinhos minha amiga

    ResponderEliminar
  3. Linda poesia pra comemorar a data! beijos,chica

    ResponderEliminar
  4. Querida Maria

    A Poesia de Cecília Meireles é música para os ouvidos e refrigério
    para alma.

    Obrigada.

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
  5. Olá, querida
    As pessoas sensíveis nos edificam o dia com tanta beleza postada...
    Bjm de paz

    ResponderEliminar
  6. Feliz dia de hoje pra vc e pra todos os poetas. bjim

    ResponderEliminar
  7. Que bom ter vindo aqui hoje e levar comigo esta música maravilhosa do poema de Cecília e alimentar a minha alma com esta harmonia. Obrigada! Feliz Dia da Poesia!
    Beijo doce.
    Graça

    ResponderEliminar
  8. Bela escolha querida!Nada melhor do que um poema de Cecilia Meirelles para ilustrar esta tua linda homenagem no Dia da Poesia à todos os poetas.
    Tens a delicadeza no olhar e a plenitude da beleza na alma.
    Bjs no coração Eloah

    ResponderEliminar
  9. Maria querida
    Excelente escolha para comemoração.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  10. Olá MARIA,
    Belo poema de Cecília Meireles. Gosto de poetas e de poesia, são uma maravilhosa quebra de ritmo na nossa vida:Fazem-nos chegar mais perto das inquietações humanas.
    Bjis
    J

    ResponderEliminar
  11. Cecília Meireles, Sophia de Mello Breyner e Alda Lara, são as minhas poetisas de eleição.
    Um abraço e desculpe a ausência mas estive doente como expliquei no Sexta.

    ResponderEliminar
  12. Estar aqui é um verdadeiro presente!!
    Este espaço é um recanto...sempre maravilhoso estar aqui!
    Beijão amiga querida!
    Bea

    ResponderEliminar
  13. Parabéns amiga pelo seu gesto de divulgação não só do dia, da obra de cada poeta, pois cabe-no a nós mantê-los vivos...
    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Olá querida Maria!!!!!!Amo muito a música,ela está presente em minha vida.Gosto muito de tocar teclado,sinto uma imensa paz de espirito neste momento.É´tudo de bom,especialmente a música clássica.Grande abraço amiga.

    ResponderEliminar
  15. Grata por lembrar o Dia da Poesia aqui no Brasil.
    Linda escolha de Cecilia Meireles... Parabéns.

    Beijos

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo