23/03/2012

Daintree National Park


Foto: www.nams.ca - (© Vilis Nams)

Daintree é um parque nacional em Far North Queensland, Austrália, 1,502 km (933 milhas) a noroeste de Brisbane e 100 km (62 milhas) a noroeste de Cairns, é um dos exemplos mais diversos e belos da Mãe Natureza em todo o mundo.


Foto: http://www.silkyoakslodge.com.au/

Daintree National Park é a maior floresta tropical da Australia, e uma das mais antigas na Terra. O seu nome é derivado do rio Daintree, cujo nome lhe tinha sido atribuído pelo geologo britânico Richard Daintree. Foi fundado em 1981 e considerado Património da Humanidade em 1988.


Foto: www.queenslandholidays.com.au

Toda a área começou a formar-se à cerca de 400 milhões de anos atrás, quando a Austrália ainda era parte do Gondwana, o continente original.


Foto: http://www.daintreetours.com

Graças à estrutura das montanhas, a paisagem do Daintree manteve-se praticamente inalterada, permitindo muitas plantas e animais permanecerem inalterados desde o tempo das eras glaciais.

Daintree National Park possui uma paisagem notável, com longas praias arenosas, grandes encostas rochosas, cadeias de montanhas íngremes recortados por numerosos riachos e rios.

Foto: http://gde-fon.com


Daintree National Park, começa cerca de 70 km ao norte de Cairns e continua para o norte do rio Daintree ao Rio Bloomfield, a uma distância de 70 km. A Faixa íngreme de McDowall forma a fronteira ocidental com a seção de Cape Tribulation.


Foto: www.caims-australia.com

Compõe-se de duas seções a Mossman Gorge (56.500 ha) com florestas tropicais na sua maioria inacessíveis e as seções Cape Tribulation (17.000 ha), que se estende ao longo de uma estreita faixa costeira e contém extensas floresta de várzea. Esta é a área mais acessível do parque.


Foto: http://gde-fon.com

A entrada principal para Daintree National Park fica ao Sul do rio Daintree em Mossman Gorge. Aqui apenas uma pequena seção é de fácil acesso, mas os visitantes podem observar em pleno a floresta tropical, admirar as águas cristalinas que correm sobre enormes rochedos graníticos no rio Mossman que atravessa a floresta.

Foto: wikipedia_Photnat

A norte, em Cape Tribulation, existem mais pontos de acesso, uma maior escolha em caminhadas e deslumbrantes praias. Aqui a floresta tropical encontra-se com a Grande Barreira de Corais. É o único local do mundo onde se encontram dois locais reconhecidos como Patrimónios da Humanidade.


Foto: http://gde-fon.com

A 5 kilometros a norte do rio Daintree encontra-se Alexandra Lookout, de onde se pode admirar uma paisagem deslumbrante da exuberante costa verde numa fusão com a água azul-turquesa.


Foto: www.hotgetaway.com

Daintree National Park é valorizado pela sua excepcional biodiversidade.


* Foto: Net


O parque é um dos mais significativos habitat de espécies raras, ou em vias de extinção em todo o mundo.


* Foto: Net


A Grande Cordilheira Divisória está perto da costa nesta região. Esta seção cobre 56.500 ha de florestas tropicais na sua maioria inacessíveis e bosques de montanha. The Gorge Mossman situa-se na parte sul do parque.


Foto: http://wall.alphacoders.com

Uma grande parte deste parque consiste na Floresta Tropical Daintree, existe há mais de 110 milhões de anos. As florestas tropicais do continente-mãe preservaram o clima, e assim também as suas florestas originais. Três espécies arbóreas que se pensavam extintas, só há relativamente pouco tempo foi descobertas aqui.


Foto: pt.forwallpaper.com


Daintree é famosa por suas belas palmeiras. Sem dúvida magníficas, com suas enormes e quase circulares folhas plissadas intensificam a sensação da selva tropical. A área suporta uma variedades de quinze espécies de palmas, todas endêmicas da Austrália.


Foto: pt.forwallpaper.com

A Floresta Tropical Daintree contém 30% das rãs, répteis e espécies de marsupiais da Austrália, e 65% dos morcegos da Austrália e de espécies de borboletas. 18% das espécies de aves no país podem ser encontrados nesta área. Há também mais de 12.000 espécies de insetos.


Foto: Net

A área é o lar de mais de 3.000 espécies de plantas e 315 espécies de mamíferos, 13 das quais são indígenas só para a área de Daintree. Pelo menos 90 espécies de requintadas orquídeas são encontrados em Queenslands, e quase metade delas não se encontra em mais nenhum outro lugar.




Numerosas aves e répteis também vivem aqui. Existem aproximadamente 430 espécies de pássaros, incluindo 13 que não são encontrados em mais nenhuma outra parte do mundo. A lindissima pomba Wompoo Fruit é uma das seis espécies de pombos que vivem no parque.


Foto: www.treknature.com

O spotted-tailed quoll é um marsupial do tamanho de um gato, e é uma espécie em extinção, uma das espécies verdadeiramente carnívoros do país e só encontrada no Daintree.


Foto: www.wcff.org

O Cassowary habitante também destas florestas é uma ave grande que não voa. Eles são reconhecíveis pela sua estatura, pelo seu grande pescoço e região da cabeça colorida de azul e vermelho. Estas aves são muito tímidas, mas têm a reputação de ser perigosas para as pessoas devendo por isso manter-se distância delas na floresta.


Foto: www.rainforesthideaway.com

O rio Daintree é um canal cativante e muito antigo também com uma enorme diversidade de espécies, incluindo grandes crocodilos.


Foto: wikipedia_Author JJ Harrison

Toda esta diversidade está contido dentro de uma área que ocupa 0,1% da massa de terra da Austrália. Parte da floresta é protegida pelo Parque Nacional Daintree e drenada pelo rio Daintree.


Foto: Net

As estradas ao norte da Wind River por áreas de floresta luxuriante, e foram projetados para minimizar os impactos sobre os antigos ecossistemas.


Foto: http://www.owenwilson.com.au/

A área inclui para além do Daintree National Park, algumas áreas da Floresta Estadual, e alguns terrenos de propriedade privada. Os visitantes poedem ficar num alojamento ecológico dentro da floresta tropical ou na pitoresca vila de Daintree no Daintree River.

Foto: Net

Para apreciar devidamente este lindíssimo cenário selvagem e mágico, é possível fazer um passeio com os tradicionais donos deste local, o povo Kuku Yalanji, pelas trilhas tradicionais ao longo da Mossman Gorge. A sua terra vai de Cooktown, ao sul de Mossman a oeste do Rio Palmer. Com eles aprende-se o respeito pela natureza, como eles utilizam a floresta tropical para obter alimentos, medicamentos, abrigo e amparo espiritual há mais de 9000 anos.


Foto: http://www.sofianaaustralia.com

Surfing na selva des florestas tropicais de Daintree é uma experiência única e bem diferente.

Foto: www.daintreenationalpark.com

Existem todos os tipos de excursões disponíveis. Uma forma de apreciar a selva é através de um cruzeiro no Rio Daintree.


Foto: http://www.great-barrier-reef.com

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.daintreenationalpark.com/; http://www.australiangeographic.com.au/journal/the-daintree-land-before-time.htm; http://www.daintreetours.com/daintree-national-park-images.htm; http://www.portdouglastravel.com/content/kuku-yalanji.html; http://www.mossmangorge.com/; http://www.yalanji.com.au/; http://www.australia.com/; Treakheart; http://wall.alphacoders.com; www.rainforesthideaway.com; http://gde-fon.com: outros


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.

Daintree National Park é sem sombra de dúvidas uma das maravilhas naturais do mundo.

24 comentários:

  1. Maria lindaaaaaaaaaa!! Que imagens mais belas, não tenho palavras, aqui é sempre assim um show para os amigos!! vc é demaissssssss!!Obrigada por este show de imagens post e carinho, vibrei e levo esta vibração positiva para o Harmonia!!
    Com carinho
    Hana

    ResponderEliminar
  2. Maravilhoso poder conhecer um lugar desses através das imagnes.Beijos

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga
    Uma postagem excelente!
    As imagens são lindas e perfeitamente elucidativas do país maravilhoso que é a Austrália.
    A fauna e a flora são excelentes, um verdadeiro colírio para os olhos.

    Óptimo fim de semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. oi Maria,

    muito lindo,
    mas temos o Pantanal,
    e a floresta amazônica aqui no Brasil,
    que também são um espetáculo da natureza...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Belo post.
    Maravilhosa viagem virtual.
    Um lindo dia para você.
    Beijinhos.
    Brasil
    °º♫
    °º
    •*• ♫° ·.

    ResponderEliminar
  6. Amada, tenho muitas saudades de ti,
    por isso vim lhe dar um abraço e lhe deixar carinhos viu?
    Beijos de Luz e Paz

    ResponderEliminar
  7. Que lindo tudo isso, obrigada por compartilhar...

    COMO DEUS É CAPRICHOSO!

    Beijos
    Chris

    ResponderEliminar
  8. MARIA, voce nos leva a conhecer lugares lindos, que nunca imaginei existirem.Que mundo maravilhoso!!

    Abraços

    ResponderEliminar
  9. Grata por essa linda partilha,Maria!
    Bom fim de semana e beijos!

    ResponderEliminar
  10. Boa noite...ando sumida mas ao
    passar aqui hoje, viajei em meus
    sonhos com essas imagens tão lindas.
    O paraiso existe e é aqui, pena que
    nós seres humanos, não entendemos
    a dimensão dessa verdade...pena mesmo!
    Bjinhos e belo post.

    ResponderEliminar
  11. Minha querida

    Mais uma viagem maravilhosa pelas imagens e palavras, adorei e deixo um beijinho desejando que o fim de semana seja de paz e amor.

    Sonhadora

    ResponderEliminar
  12. Oi Maria...
    Que lindas imagens...Post Maravilhoso que nos leva a viajar por esses lugares lindos....
    Nyan nyan
    Nina

    ResponderEliminar
  13. Nosso maravilhoso planeta, com tanta beleza, só nos resta a esperança de que os humanos aprendam a preservá-lo enquanto há tempo.
    Imagens como sempre maravilhosas,
    beijos,
    Léah

    ResponderEliminar
  14. Lindo!!!Lindo querida Maria.
    Adorei, obrigada pela belíssima viagem.
    Um grande abraço e um Domingo de muita paz!

    ResponderEliminar
  15. Olá Maria boa tarde,
    Extraordinário "post" sobre este fantástico Parque australiano.
    O nosso mundo é muito belo!!!
    Grata por divulgar estas maravilhas da Natureza.
    Um beijinho e continuação de um bom domingo.
    Ailime

    ResponderEliminar
  16. TUDO MUITO MARAVILHOSO, ADOREI MARIA MAIS ESTA AULA DE CULTURA,MOSTRANDO A BELEZA DO NOSSO MUNDO, ABRAÇOS QUERIDA. CELINA

    ResponderEliminar
  17. Que lugares lindos para mami ir visitar e descansar!
    Desculpem de só agora vir agradecer a vossa colaboração no meu sorteio de”esconde esconde”
    Espero por uma segunda visita…
    Ronrons da amiga
    Kika♥♥♥

    ResponderEliminar
  18. Os aborígenes tal como os índios norteamericanos vivem em estado lastimável em campos de concentração.

    Agradeço-lhe a oportunidade de ver estas belas paisagens e animais( exceptuando o crocodilo, rrss), porque eu não sou capaz de enfrentar tanta hora de avião, não!

    Uma excelente semana, minha amiga

    ResponderEliminar
  19. Imagens estonteantes de tão lindas!!beijos,linda semana,chica

    ResponderEliminar
  20. E consigo, neste espaço, Maria, partimos à aventura, à descoberta das maravilhas com que a natureza nos presenteia! Obrigado e boa semana que... o Domingo está no fim!
    Beijinho
    jc

    ResponderEliminar
  21. Que maravilha! Estou encantada!
    Pena que seja tão longe do meu País...
    :)

    Mas por aqui também temos lugares lindos e especiais, e sempre que vejo uma natureza assim tão exuberante, enxergo em tudo a mão de Deus, que por tanto nos amar, criou toda essa beleza para enfeitar o nosso mundo e encantar os nossos olhos.

    Beijos pra você, Maria.

    Tenha uma semana abençoada.

    Cid@

    ResponderEliminar
  22. Parabéns agradecidos.

    ::))::))::))

    LUIZ

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo