segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2011

Hortênsias


Hortênsia uma flor espectacular que  representa o "Capricho".


É originária do Oriente, mais especificamente do Japão e da China, sendo por isso também designada como Rosa-do-Japão.


O responsável pela introdução desta planta na Europa, foi o botânico Philibert Commerson em 1771, que a batizou de hortense em homenagem a Hortense Lepante, que era mulher de um grande amigo seu.


Existem várias espécies de hortênsias. São plantas da família Hydrangeaceae, pertencente ao género Hydrangea. A Hydrangea macrophylla é a espécie mais conhecida.


É um arbusto semi-lenhoso, que pode atingir entre 1,0 a 2,5 m de altura e que produz inflorescências em forma de buquês, compostas de muitas flores, numa profusão de cores como vermelho, rosa, lilás, azul, roxo e branco.


A cor das flores de hortênsia depende muito do pH do solo, uma mesma planta pode dar flores azuis, rosas ou brancas. Solos ácidos produzem flores azuis, solos alcalinos dão origem a variedades rosa.


As suas folhas são grandes, ovaladas, de cor verde-clara, duras e com bordas dentadas. No Outono as folhas caem.


As hortênsias prestam-se a diversas utilizações na decoração dos jardins. Pode ser plantada em vasos, ou directamente no solo, isolada ou em grupos formando uma cerca.


Também podem ser cultivadas como plantas de interior, para tal é necessário ter atenção em relação à água e à humidade que as cerca. Após o período de florescimento é aconselhável que seja plantada em jardins.


Esta planta deve ser cultivada com cuidado, pois como possuí o princípio activo denominado "glicosídeo cianogênico", denominado hidrangina o que as torna venenosas, podendo provocar sérios problemas de saúde, principalmente em crianças.



Dicas de Cultivo:

Solo: solos húmidos e bem adubados e ricos em matéria orgânica.



Regas: As regas devem ser frequentes. Nos meses quentes 2 a 3 vezes por dia, 1 vez por semana nos meses frios. Em climas mais secos convém regar diariamente, principalmente enquanto está florindo.


Luz: Deve ser cultivada à meia sombra, com luz solar indireta mas em boa quantidade, onde o clima é mais seco, e sob sol pleno em climas frios, onde há mais humidade no ar. O ideal será um local onde apanhe sol de manhã e sombra à tarde.
.

Clima: A hortênsia se dá muito bem em climas mais amenos gostando do frio.


Propagação: Multiplica-se por estacas, retiradas de ramos saudáveis.


Floração: A floração ocorre na Primavera e Verão.


Podas: A poda é anual, deverá ser feita quando acabar a floração, para que no ano seguinte tenha uma floração mais intensa. Caso seja cultivada em local de inverno rigoroso a poda deve ser deixada para finais do inverno.



Devido à beleza destas flores são muito utilizadas para decoração de arranjos florais.


Fontes: “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Flores guia”; “Floresnaweb”; “jardimdeflores”;"Informativoverde"; “portalmundodasflores”
Fotos: Net


"Nós podemos conceber o que a humanidade seria se não conhecesse as flores?" (Maurice Maeterlinck)

28 comentários:

  1. que post lindo. e muito informativo tb.
    realmente aqui no Japão a hortênsia é muito importante, na sua florada são feitos vários eventos chamados de Ajisai Matsuri
    gosto muito, lembra minha mãe, que gostava mto delas.

    um bom dia

    ResponderEliminar
  2. São lindas!
    Adoro flores e adorei o post!

    ResponderEliminar
  3. Maria
    Para começar uma semana de trabalho nada melhor que olhar de facto estas hortenses. Pois eu sou tenho muitas hortenses e rosas. Todos os anos quando faço a póda das hortenses coloco na terra o que é cortado da póda, muitas delas pegam.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Adoro estas flores que têm o nome da minha falecida mãe. Tenho algumas no meu jardim mas as mais belas que vi foi ns ilha de S, Miguel.
    Beijinho e votos de uma boa semana,
    Lourdes

    ResponderEliminar
  5. Olá, Maria

    Vir aqui beber desta tranquilidade e dos conhecimentos que nos transmite já se vai tornando um hábito quase imprescindível.Nunca tinha visto tanta variedade de hortênsias e cores tão belas.Vou ficar mais atenta às coisas que me rodeiam.
    Beijos
    Olinda

    ResponderEliminar
  6. Lindas as imagens da hortências. Eu tenho no meu quintal. As minhas são azuis.

    BeijooO*

    ResponderEliminar
  7. Absolutamente divinas estas Hortênsias... que belo post pra começar a semana querida...
    Beijos e uma semana de alegrias para ti...
    Valéria

    ResponderEliminar
  8. Lindas flores, belas frases, um conjunto para enxer nossos olhos...

    “A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la mas quem consegue, descobre tudo.”
    Charles Chaplin

    Paz e bem!!!

    ResponderEliminar
  9. São lindas!
    Também gosto muito!
    Beijos meus e uma boa semana pra ti!

    ResponderEliminar
  10. Passo a te cumprimentar e ler as novidades e deparo com fotografias excelentes de um colorido intenso que os olhos transferem para as emoções interiores. Estado de paz e tranquilidade, parece até sentir-se os perfumes no ar.
    O artigo está muito completo e uma grande ajuda para se saber cuidar delas, alimentando, regando e podando na altura certa. Excelente trabalho aqui postado.
    Para um dia cinzento como o de hoje, estou saindo daqui cheio de luz, cor e alegre.

    Beijo e kandandos, amiga.

    ResponderEliminar
  11. Adoro vir aqui, pela beleza das fotos e pelos ensinamentos que, hoje, foram preciosos!
    O meu primeiro olhar ...nublou-se! As hortenses muito azuis foram as escolhidas para decorar a igreja no dia do meu casamento!! Como esquecer?
    Em Moçambique, as grandes plantações de chá ( de diversos donos) eram separadas com grandes cercaduras de hortenses. Um espectáculo que jamais esquecerei!
    Não podia deixar de as ter aqui no meu jardim e quintal!. Sobre as podas já fazia como aqui indicas mas, aprendi sobre as regas, os terrenos e muitas outras dicas. Obrigada, minha querida!
    beijocas e boa semana.
    Graça

    ResponderEliminar
  12. Lindas maria, as hortencia de gramado formam um cenário lindo tambem, as flores são um presente de Deus, tornando cada vez mais bonito a nosso planeta,e vc nos presenteia sempre com coisas belas,benditas sejas. Um abraço carinhoso. Celina

    ResponderEliminar
  13. Maria,eu adoro hortensias porque me fazem lembrar de minha avó que tinha várias em seu jardim e adorava!Lindas as imagens e excelentes dicas!Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde, Maria! Além do amor de minhas filhas, esposa, amigos e família, há mais duas coisas sem as quais a vida não fica tão boa para mim: flores e música. Lindas estas hortênsias que gosto tanto!

    PS: OBRIGADO pelo seu carinho e solidairiedade indispensáveis. Meu irmão deve deixar esta semana o hospital em franca recuperação. O rim que ficou esta competente na função de dois. Agora é encarar uma quimioterapia para ver se o mal é extirpado de vez. Um abraço carinhoso, ótima semana. Paz e bem.

    ResponderEliminar
  15. MARAVILHA!! Jamais imaginei que houvesse tantas
    espécies dessa flor.Apenas conhecia uma,que sem-
    pre enfeitou a cidade de Petrópolis, daí ser co-
    nhecida como a cidade das hortênsias.

    ResponderEliminar
  16. Hortências uma bela e linda flor.
    Pode ser observada em abundancia no arquipelago dos Açôres.

    ResponderEliminar
  17. Boa noite, Maria!
    Belíssima postagens! Cores lindíssimas.
    Deixo pra ti o meu carinho, nos versos abaixo:

    Queria tanto meu jardim florido,
    Por belas hortênsias azuis!
    Que ao cair do dia, um sonho lindo
    Poisar em teus olhos nus...

    Queria tanto, o verde das matas!
    Auroras rasgando os olhos teus.
    Colibris poisando nas raras datas,
    Faces ocultadas neste peito meu!

    Queria tanto a neblina do céu!
    O calor no corpo preenchido de hortênsias
    Refletindo o meu amor, por tua essência...

    E calado junto ao meu peito
    Viria dormir perfumado no meu leito
    Um buquê ejetado como um doce véu!

    (Ledalge
    Beijo,
    Mara

    ResponderEliminar
  18. Maria querida!
    Já não tenho mais palavras para expressar o quanto admiro o teu trabalho como blogueira, amiga! Capricho, beleza, assuntos interessantes. Tu és simplesmente demais!!!!!!
    Aqui na serra gaúcha, há muiytas hortênsias. A estrada fica linda demais.
    Beijos amada!

    ResponderEliminar
  19. Maria,mais uma vigem belíssima que nos proporcionas no mundo das flores.Obrigado.Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. Eu tenho lindas hortências no meu jardim. Tenho também uma linda história de amor com alguém que amava demais essas flores...Depois que esse alguém se foi eu fiz um poeminha (para a Série Curtinhos) "...Hortências e passado...Ambos tem a mesma cor roxa da saudade..." Bjs minha linda.

    ResponderEliminar
  21. Vou rodando e encontrando
    cada palavra no seu lugar
    e quem sabe posso rimar
    uma prosa que vire poema.

    Mando Mago Poeta

    Agradeço a visita...Beijos meus! M@ria

    ResponderEliminar
  22. Bom dia, querida amiga.

    Essas imagens são MARAVILHOSAS!!! Amo flores e elas me hipnotizam...

    Obrigada pela bela postagem.

    Beijos no coração.

    ResponderEliminar
  23. Aqui é um paraíso...

    Um grande abraço.

    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderEliminar
  24. Lindo, lindo lindo, e muito interessante pois aprendemos com você cada vez mais nos seus post. Adorei tudo. Bom dia e beijinhos carinhosos no coração querida.

    ResponderEliminar
  25. Belíssima e maravilhosa é a obra divina!
    Adoro flores e estas são especiais.
    Obrigada por compartilhar estas obras de arte.
    Beijinhos
    Ceiça

    ResponderEliminar
  26. Amiga, suas postagens nos transmite carinho, nos transmite paz, pela sensibilidade com que você as escolhe, e o capricho com que as posta... Tens sempre o meu carinho minha linda! Paz e Luz... Bjsss

    ResponderEliminar
  27. Elas são lindas e as adoro muito! beijs e acabei de ver o post do dragão.Neno, meu netinho vai adorar.beijos,chica vou mostrar mais tarde à ele!

    ResponderEliminar
  28. Amo hortênsias, pois as ganhei de presente de um passarinho, que generoso e gentil, deixou uma sementinha no meu jardim. Quando percebi, elas já brotavam. E contra toda a previsão, nesse clima quente do Rio de Janeiro, elas se multiplicaram e floriram. Uma buquê de hortênsias para você. Tere.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.