segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Centro Histórico de Angra do heroísmo - Património da Humanidade


O nosso país tem belíssimos monumentos, cidades maravilhosas e paisagens sublimes que merecem ser visitadas e admiradas, mas como nem sempre é possível viajar, pelo menos podemos apreciar em fotografia, alguns desses locais espectaculares e que foram considerados pela "UNESCO" como “Património da Humanidade”.

Património português classificado pela UNESCO como Património da Humanidade:

Hoje vou apresentar: Angra do heroísmo, classificada como património da humanidade pela UNESCO desde 1983.

Foto: 1ms.net

Angra do Heroísmo fica situada a sul da Ilha Terceira numa pequena e lindíssima baía, no arquipélago dos Açores. Deve o seu nome a D. Maria II, que assim designou a cidade devido ao heroísmo demonstrado pela sua população durante as lutas liberais no princípio do século XIX.

Foto: wikipedia_Autor José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa


Esta ilha portuária e antigo forte do século XVI foram de importância estratégica para mercadores e comerciantes portugueses e espanhóis, ao longo dos séculos, que usavam o porto abrigado da ilha como ponto de paragem entre África, Europa e as Índias Ocidentais e Américas.


Foto: wikipedia_Autor José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa


A cidade foi o refúgio do escritor, orador e político João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett, durante a Guerra Peninsular. As suas bonitas e típicas ruas são o reflexo de anos de história e influência dos vários habitantes vindos de variadas regiões.


Foto: www.olhares.com_Bonds3334


A Praça Velha constitui o centro da cidade por excelência, constituindo-se no núcleo a partir do qual se desenvolveram as principais artérias da malha urbana. Ao longo da sua história conheceu diferentes funções: mercado de galinhas e gado aos domingos, palco de corridas de toiros, palco de enforcamentos durante as lutas entre liberais e absolutistas. Chamada de cidade monumento, pelo seu rico património de grande valor artístico, como o provam o seu legado de esculturas, talha dourada, azulejaria e mobiliário de madeiras exóticas que recheiam os seus solares, igrejas e monumentos.


Foto: wikipedia_José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa


O Centro Histórico de Angra do Heroísmo foi classificado como património mundial pela UNESCO, atestando assim o seu grande valor arquitectónico, histórico e cultural. Palácios, conventos, fortificações, edifícios, ermidas, capelas, igrejas, onde se destaca a Sé Catedral, formam no seu todo, uma cidade de aspecto único e de grande beleza.


Foto: wikipedia_Martin Herbst

Angra do Heroísmo orgulha-se também pelos seus espaços verdes, como o central Jardim Duque de Terceira, o Parque Municipal do Relvão, ou o Parque Arqueológico Subaquático da Baía de Angra do Heroísmo.


Foto: wikipedia_Autor Carlos Luis M C da Cruz

A não perder:
Museu de Angra do Heroísmo
O Museu localiza-se no Centro Histórico de Angra do Heroísmo, o seu espólio é vasto e diversificado, abrangendo a história regional e as suas relações com o mundo. Destacam-se as suas colecções de etnografia, armaria e militaria, pintura, escultura, mobiliário, traje, transporte, cerâmica, instrumentos musicais. No tocante a Artes Plásticas contemporâneas, destaca-se a colecção António Dacosta, artista natural de Angra do Heroísmo, reconhecido internacionalmente.


Foto: wikipedia_Autor Carlos Luis M C da Cruz


Palácio Bettencourt
Casa solarenga, edificado entre os séculos XVII e XVIII. Neste local encontra-se a Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo.

Foto: wikipedia_Autor Luis Silveira

Sé Catedral
A Igreja do Santíssimo Salvador da Sé, ou simplesmente a Sé Catedral, localiza-se, no centro histórico da cidade. Remonta a uma primitiva igreja paroquial, iniciada por Álvaro Martins Homem em 1461. Sob a invocação de São Salvador, deve ter sido concluída em 1496, data da nomeação do seu primeiro vigário. Teve de ser reconstruída após o sismo de 1980 e de um incêndio poucos anos depois.

Foto: wikipedia_Autor Carlos Luis M C da Cruz

Convento e Igreja de São Gonçalo
O Convento localiza-se no centro histórico. É considerado o maior e mais antigo convento da cidade e o maior do arquipélago, tendo chegado a abrigar mais de cem religiosas. Constituiu-se em reputado centro de educação e de belas-artes, chegando a reunir duas centenas de educandas, que aqui tinham aulas de música, canto, desenho, pintura e humanidades.

Foto: wikipedia_Autor Carlos Luis M C da Cruz

Igreja da Misericórdia
Está implantada no local onde foi fundado o primeiro hospital do arquipélago, por compromisso da Confraria do Santo Espírito, datado de 15 de Março de 1492. O actual templo data do século XVIII.

Foto: wikipedia_Autor Carlos Luis M C da Cruz

Castelo ou Fortaleza de São João Baptista
Foi mandado construir por Filipe I sobre o istmo do Monte Brasil e constitui a maior fortaleza erigida em Portugal durante o domínio espanhol.

Foto: wikipedia_Autor Carlos Luis M C da Cruz

Monte Brasil
Lá do alto a vista é fantástica sobre a cidade, a sua baía e marina, o Porto Judeu, a Ribeirinha, os Ilhéus e, para Poente, desde a baía do Faial, passando pela baía de Villa Maria até à freguesia São Mateus da Calheta.

Foto: wikipedia_Autor Carlos Luis M C da Cruz

Castelo ou Forte de São Sebastião
Edificado no reinado de D. Sebastião (século XVI), localiza-se no porto de Pipas. Construído numa pequena colina, em pleno centro histórico da cidade, foi a primeira grande fortificação marítima na cidade.

Foto: wikipedia_Autor Carlos Luis M C da Cruz

Obelisco Alto da Memória
Localiza-se no cimo do Jardim Duque da Terceira, no centro histórico da cidade. Foi erigido no século XIX em honra de D. Pedro IV. De evidente simbologia maçónica, teve a sua pedra fundamental lançada a 3 de Março de 1845, estando concluído em 1856. Do seu miradouro tem-se uma panorâmica sobre a cidade, avistando-se também o Forte de São Sebastião, a Fortaleza de São João Baptista bem como o Monte Brasil.

Foto: wikipedia_Autor Carlos Luis M C da Cruz

Impérios
Os Impérios, são capelas populares dedicadas ao Divino Espírito Santo. Estes pequenos monumentos de cores fortes e de diferentes formas encontram-se ao longo de toda a ilha.


Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Localiza-se no centro histórico da cidade, de estilo barroco, foi construída no séc. XVI.


Foto: wikipedia_Autor Carlos Luis M C da Cruz


Festas e Tradição
Uma das festas mais típicas e conhecidas é a festa do Espírito Santo. Estas festas do Espírito Santo são celebradas em todas as ilhas e remontam aos primeiros colonos, que pediam a protecção contra os desastres naturais.

Artesanato
Salientam-se as colchas de tear manual, os bordados em linho com motivos tradicionais e as rendas, as flores artificiais, os barretes de pastor típicos, os chinelos garridos, as violas de arame e as esculturas. A arte popular também engloba objectos esculpidos em dente e osso de baleia, chifre de bovino, cedro, barro e vime.

Uma cidade plena de beleza, história, monumentos, paisagens deslumbrantes, praias, Angra do Heroísmo tem muito para oferecer a quem a visita.

Fontes e Fotos: Wikipedia; Igespar; visitportugal; angra-do-heroismo.portais.ws; RotasTuristicas; outros

Foto: wikipedia_José Luís Ávila Silveira e Pedro Noronha e Costa

"Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro." (Albert Camus)

15 comentários:

  1. Mais um agradável passeio pelas ilhas verdes e luxuriantes dos Açores.

    ResponderEliminar
  2. Maria, isso é simplesmente mais um pedacinho de paraíso na terra. Belíssimo!
    PS: Obrigado pela solidariedae. Meu irmão vai se recuperandolentamente mas de forma progressiva. Uma ótima semana. Paz e bem.

    ResponderEliminar
  3. Lindas imagens, visitar seu espaço é um verdadeiro passeio pela cultura e pela história, parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Maria
    Espectacular não esperava fazer uma viagem destas hoje. Adorei, não conheço a não ser por fotos ou tv, pois nunca lá fui. Obrigado por mais este belo post.
    Beijinho Maria

    ResponderEliminar
  5. Amiga, que lindo isso! Fiz uma viajem espetacular! Imagens simplesmente maravilhosas!!! Aplausos por esse magnífico post!

    Linda e abençoada semana pra ti!
    Carinhos... Bjsss

    ResponderEliminar
  6. Maria,
    Muito grata,por compartilhar tanta beleza!Saio daqui,com um pouco mais de conhecimento sobre essa bela terra!

    Excelente semana,com boas energias,paz,saúde e luz!
    bjs poéticos
    Mari

    ResponderEliminar
  7. Maria

    Sempre me delicio com a eficiência e e beleza que imprimes aos teus post's. Os mesmos são acompanhado de um certo toque se arte.
    Por foto vou conhecendo várias paisagens dos Açores. No entanto nada tão completo e gosto de ir sempre conecendo mais. Tanto mais que bem legendadas.
    Obrigado
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria!
    O vosso país é belíssimo.Adorei conhecer mais esta parte de Portugal.
    Parabéns!
    Beijob e o desejo de uma excelente semana.
    Com carinho,
    Mara

    ResponderEliminar
  9. Olááááá!!! Conheci seu blogue através do blogue da querida amiga Graça (Zambeziana), e vim dar uma olhadinha!!!!
    Gostei imenso, parabéns pelo blogue, você tem aqui um espaço muito airoso e interessante, conto voltar para um olhar mais atento e profundo!!!
    Abraço, Zé Maria

    ResponderEliminar
  10. Maria teu lindo nome
    quem foi a tua madrinha
    quem foi a santa mulher
    que fez de ti uma rainha


    És rainha de beleza
    e rainha das flores
    e também de certeza
    rainha dos teus amores.


    Beijinhos de paz

    ResponderEliminar
  11. Como é bom estar de volta, senti muitas saudades daqui, de vc amiga.

    Obrigada pela sua companhia, sua presença nesses 2 meses em que estive ausente.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  12. Meu Deus, que viagem magnífica que acabo de fazer. Me vi em cada post seu, este seu blog me encanta sempre que aqui venho. Parabéns por ele existir. Obrigada por tão rico ensinamento, Boa noite querida e muitos beijinhos carinhosos para você.

    ResponderEliminar
  13. Adorei, aprendi e amei. O fato de ser na Europa já me encanta.

    BeijooO*

    ResponderEliminar
  14. Olá, Maria

    Mais uma linda visita guiada desta vez à maravilhosa Angra do Heroísmo e às suas preciosidades.Foi um belíssimo trabalho de pesquisa, como sempre.Obriigada
    Beijos
    Olinda

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.