terça-feira, 10 de novembro de 2020

Visita Virtual pelos TEMPLOS da cidade Chiang Mai




Nas nossas férias (2019) em Chiang Mai na Tailândia, fomos visitar alguns dos seus muitos templos. Tenho vindo a apresentar os que mais gostei, hoje, deixo aqui um breve resumo. Para saber mais sobre eles e ver mais fotografias, é só seguir o link do seu nome.

Templos Budistas de Chiang Mai



Wat Phra That Doi Suthep
A fundação original do templo continua a ser uma lenda e existem várias versões. Diz-se que foi fundado em 1383, quando a primeira estupa (chedi) foi construída. Fica localizado a mais de mil metros de altitude na montanha Doi Suthep, a 15 km da cidade de Chiang Mai. Wat Phra That Doi Suthep, o Templo da Montanha, é um belíssimo templo budista. 


Wat Phra That Doi Suthep


Wat Umong Mahathera Chan
Fica localizado no centro de Chiang Mai. O complexo tem um templo, um lindo jardim, várias pequenas estruturas e um chedi muito antigo geralmente chamado de Caverna do Monge, que contém um nicho onde os monges iam meditar. 


Wat Umong Mahathera Chan


Wat Phra Sing
É um dos templos mais importantes de Chiang Mai, tendo sido nomeado pelo rei Rama VIII de Templo Real de Primeira Grandeza. foi construído em 1345 e possui vários anexos, mas a edificação mais importante é o Wihan Lai Kham, no qual se encontra a famosa estátua de Buda. Este é todo adornado de vermelho e dourado, com o interior bastante escuro, com somente a estátua iluminada. 

Wat Phra Sing


Wat Chedi Luang
O Wat Chedi Luang, "The temple of the Great Stupa" é um templo Budista e um dos mais impressionantes templos de Chiang Mai. Recebe o seu nome do enorme chedi (pagode) que lá se encontra.

Wat Chedi Luang


Wat Buppharam
Wat Buppharam foi fundado em 1497 pelo rei Mueang Kaeo, o templo foi onde Kawila iniciou uma circunvolução ritual de Chiang Mai para reocupá-lo após dois séculos de governo birmanês. A maioria dos edifícios do templo data do final do século XIX. 




Wat Inthakhin Sadue Muang
Dizem que Wat Inthakin Sadeu Muang foi onde o pilar da cidade chamado "Inthakin" foi erguido em 1296 pelo rei Mangrai quando Chiang Mai foi fundada. O pilar Inthakin foi transferido para Wat Chedi Luang pelo rei Kawila em 1800. Nos dias de hoje o pilar é venerado todos os anos em maio, durante o Festival de Inthakin. No complexo do templo encontra-se um chedi, um viharn, um museu e dois pavilhões contendo imagens budistas.


Wat Inthakhin Sadue Muang


Wat Pan Tao
Este templo é um dos mais antigos da cidade velha de Chiang Mai. Construído em 1846, era originalmente um Ho Kham, uma sala do trono, para um dos reis de Chiang Mai. Foi em 1876 convertido em mosteiro. É inteiramente feito com painéis de teca, sendo um dos melhores edifícios deste tipo.


Wat Pan Tao


Wat Phan On
O Wat Phan On, foi construído em 1501 durante o reinado do rei Lanna Mueang Kaeo. O complexo do templo consiste num grande viharn, um chedi dourado e os alojamentos dos monges.


Wat Phan On


Também denominado como Wat Sam Pao, é um dos templos budistas construídos durante o reinado da dinastia Mang Rai. Os seus jardins estão localizados na Ratchadamnoen Road, que é a estrada principal da antiga cidade de Chiang Mai, ficando em frente a Wat Phan On.

Wat Sum Pow


Wat Tung Yu
O complexo do templo tem várias estruturas incluindo um grande viharn e um chedi branco. O viharn é construído sobre uma base alta, com telhado de três camadas, lindamente decorado. Cabeças de naga douradas projetam-se dos cantos e os seus corpos brilhantes serpenteiam ao longo das bordas do telhado. A entrada é guardada por duas nagas que se estendem ao longo da balaustrada com escamas verdes e cabeças douradas.


Wat Tung Yu


Wat Chiang Man
É o templo mais antigo da cidade, tendo sido construído em 1297. Wat Chiang Man é o templo mais antigo de Chiang Mai. Foi fundado em 1306 pelo primeiro rei de Lanna, o rei Mengrai. Abriga duas estátuas de Buda que os fiéis acreditam terem poderes. A primeira, Phra SaeTang Khamani, é feita de cristal, data do ano de 200 e possui somente 10 centímetros de altura. Acredita-se que ela proteja a cidade de desastres. A segunda, é a imagem do Phra Sila Buddha, esculpida em pedra representando um Buda em pé. A imagem provavelmente foi feita no Sri Lanka há mais de mil anos. Acredita-se que a imagem detenha o poder de trazer chuva e, portanto, desempenha um papel importante durante o festival Songkran, realizado em abril no final da estação seca.

Wat Chiang Man


Wat Pan Ping é um templo de 540 anos que sofreu um terrível incêndio em Novembro de 2002, tendo sido concluída a sua reconstrução em 2010. Tem um grande e lindo chedi dourado e vários outros edifícios, alguns mostrando obras de arte que descrevem histórias da vida de Buda. Por cima da porta principal, encontra-se um relevo espectacular composto por um par de nagas de cabeça tripla, cujos corpos entrelaçados formam o arco e, nos cantos, dois pássaros hamsa. Sob o arco há uma elaborada escultura circular em dourado, destacada com pedaços de vidro coloridos.


Wat Pan Ping


Fontes explicativas: Wikipedia; http://thailandforvisitors.com/; http://www.chiangmai.bangkok.com/; https://doorswindowsblog.wordpress.com/
Fotos: Pessoais de visita a CHIANG MAI

14 comentários:

  1. O Sudeste Asiático é todo ele sedução.

    ResponderEliminar
  2. Interesting to read all of that, and such lovely photos too.
    Thanks and take care Maria.

    ResponderEliminar
  3. Un bien joli résumé!
    J'aime voir la diversité du monde et les temples d'Asie sont si différents de nos églises. Mais partout ce même désir des hommes d'être protégés.
    Bonne journée , Maria.
    Bises

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Maria,
    Belíssimas fotos que nos dão a dimensão da imensa beleza desses templos.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  5. A cultura Asiática, confesso, a mim mete-me medo. Estes templos mostrados nas fotos parecem saídos de um mundo estranho.
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  6. Muito belos monumentos.
    Uma postagem bem completa.
    Gostei muito de ver.
    Obrigada pela visita.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  7. An interesting read and very nice photographs.
    Thank you.

    All the best Jan

    ResponderEliminar
  8. Maravilhosa publicação!:))
    ~~
    Estranha viagem...
    ~~
    Beijo, e uma excelente tarde

    ResponderEliminar
  9. Simplesmente maravilhosos!!!
    👏👏👏👏👏

    ResponderEliminar
  10. Una ciudad con una buena dotación de templos luchando en belleza.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  11. Hola querida amiga que lindas imagenes es un placer pasear por tu blogs. Abrazos.

    ResponderEliminar
  12. a Beleza não tem latitudes...
    gostei. deveras.

    beijo

    ResponderEliminar
  13. Me encanta todo lo que tiene que ver con la cultura oriental. Los templos son preciosos. Besos.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo