sábado, 24 de novembro de 2018

Visitar HELSÍNQUIA




Da  minha viagem aos Países Bálticos deixo hoje:

Helsínquia





Helsínquia, é a capital da Finlândia e a maior cidade do país. Está localizada na parte meridional do país, na costa do Golfo da Finlândia, e é uma das mais habitáveis e socialmente desenvolvidas capitais do mundo.




O percurso de Tallin para Helsinquia foi feito de ferry.




A nossa estadia foi de apenas um dia, mas ainda deu para conhecer um pouquinho desta linda cidade.





Ficam alguns dos Pontos Turísticos  que observámos:

Praça do Senado (Senatstorget)
A Praça do senado, concebida pelo arquiteto Carl Ludvig Engel é o coração da cidade é um dos seus pontos turísticos mais importantes. De um lado da praça encontra-se o Palácio do Conselho de Estado construído em 1822, do lado oposto está o Edifício Central da Universidade de Helsínquia construído em 1832, no centro a estátua do Czar Alexandre II e no topo da praça está a Catedral de Helsínquia.




Catedral de Helsinquia (Helsingin tuomiokirkko)
Catedral Luterana, foi construída entre 1830 e 1852, em estilo neoclássico, como tributo ao czar Nicolau I da Rússia. Possuí uma cúpula maior e mais alta, que está rodeada de quatro cúpulas mais pequenas, todas em tom verde. Tem também duas torres sineiras e incorporadas estátuas dos Doze Apóstolos. O seu interior é simples, possuindo um altar datado da década de 1880, algumas estátuas, o púlpito e um grande órgão.





Esplanadi Park
Um lindo Parque urbano no centro da cidade, rodeado de esplanadas, de restaurantes e cafés.





Estação Central de Helsinquia (Rautatientori)
Importantíssimo centro de transportes, foi construída pelo arquiteto finlandês Eliel Saarinen em estilo Art Nouveau e entrou em funcionamento em 1919. O magnífico edifício da estação é uma das mais famosas obras de Arquitetura Finlandesa.




Igreja de Pedra (Temppeliaukio kirkko)
Igreja luterana, é uma obra arquitectónica moderna, idealizada pelos irmãos Timo e Tuomo Suomalainen. A sua construção teve início em 1968, tendo sido terminada e inaugurada em 1969. Foi construída a partir de uma rocha maciça de granito, cujo interior foi extraído, para dar forma às paredes. A cúpula de cobre é praticamente a única parte da estrutura que é visível a partir do exterior. No interior, a igreja é circular, sendo as suas paredes de pedra despida, o que lhe confere uma acústica de grande qualidade, sendo, por essa razão, frequentemente palco de concertos de música clássica. A iluminação é facultada por 180 pequenas janelas, que ligam a cúpula às paredes. Possuí uma varanda que permite observar a igreja de cima para baixo.




Praça do Mercado de Kauppatori
É uma das praças mais importantes de Helsinquia. Durante o período da primavera ao outono, realiza-se uma feira ao ar livre e ali se vendem especialidades tradicionais e da época, vegetais, frutas, artigos de artesanato e souvenirs. No centro da praça, encontra-se o Obelisco "Pedra da Czarina", foi erguido em 1835 para celebrar a visita do Czar Nicolau e da Czarina Alexandra. No topo está a águia de duas cabeças, símbolo da Rússia Imperial. 




Mercado Antigo (Old Market Hall)
Localizado perto da Praça do Mercado, está a funcionar desde 1889. Ali se encontram vários produtos gastronómicos como queijos, carnes, peixe, frutas, doces, especiarias e cafés entre outros.




Monumento a Sibelius
Localizado no Parque Sibelius, foi construído em 1967 pela escultora Eila Hiltunene. É um monumento em aço, dedicado ao compositor finlandês, Jean Sibelius génio da música sinfónica do século XX.




Catedral Uspenski (Uspenskin Katedraali)
Localizada no cimo de uma colina, é a principal catedral ortodoxa da Finlândia e foi projetada pelo arquiteto russo Aleksey Gornostayev. Dedicada à Dormição dos Theotokos (a Virgem Maria), o seu nome vem da palavra eslavo Old Church uspenie, que denota a Dormição. 





Helsínquia é uma cidade encantadora!




O nosso próximo destino foi: São Petersburg

23 comentários:

  1. Dear Maria, your photos reminded me my visit to Helsinki. Lovely city! I always arrive to Rautatientori that is on your photo. I also love the Sibelius place as well.
    Wait for your photos of my city!

    ResponderEliminar
  2. Thanks for this---- I've wondered what this city is like, and you've captured so much of it so very well.

    ResponderEliminar
  3. Has visto mucho en sólo un día! Me casé la primera vez en Temppeliaukion kirkko. Había decenas de turistas japoneses :) Buenas fotos y lo esencial de Helsinki <3 Vivía en Helsinki 30 años, ahora en la colindante ciudad Vantaa, sólo 20 minutos de la estación central. Feliz fin de semana.

    ResponderEliminar
  4. De facto uma cidade que merece bem mais tempo para ser conhecida. No verão é uma cidade bem agradável. As fotos dão para ter uma ideia muito boa daquilo que se pode encontrar. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, Maria

    Fotos maravilhosas. A minha filha esteve lá no ano passado, também só um dia. Estava na Estónia em trabalho e aproveitou para dar lá um salto. Ela adorou.

    Obrigada pela partilha, minha amiga.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  6. É um país no Norte da Europa completamente desconhecido por mim e as suas fotografias e o céu azul provam que vale a pena para o visitar .
    Bjos

    ResponderEliminar
  7. You Maria have taken wonderful pictures of our beautiful capital Helsinki.
    Have a happy weekend!

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde! Que beleza de imagens!! Obrigada por me permitir viajar consigo!!

    [Poetizando e Encantado ] ESPELHO MEU...
    Beijos. Bom fim - de - semana!

    ResponderEliminar
  9. Espantosa Reportagem de Helsínquia, Capital da Terra do fim. Para mim, entendo devesse ser o princípio da Terra.
    Belo. Parabéns.


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  10. Una ciudad encantadora la capital de Finlandia, de la cual veo disfrutaste en el poco tiempo que pudiste disfrutar.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  11. Adorei as fotos, Maria! Fiquei a conhecer um pouco mais sobre uma cidade quase "mística" face aos monumentos que apresenta. Fiquei encantada com as flores, que jardim lindo! Beijinhos, bons passeios!

    ResponderEliminar
  12. Si que has aprovechado bien el día. Por las imágenes que veo poco has dejado por recorrer.

    Precioso viaje

    ResponderEliminar
  13. Obrigado pelo passeio. A julgar pelas fotos é uma cidade linda.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
  14. Fine pictures of our capital Helsinki!
    Greetings!

    ResponderEliminar
  15. Thank you very much for the lovely tour of Helsinki. Your photos show the beauty of the city well.

    ResponderEliminar
  16. Looks rather magnificent.
    Always lovely to see photos of another country.

    ResponderEliminar
  17. Great travels, interesting places, such photos, it's nice to watch and remember.
    Have a nice week.

    ResponderEliminar
  18. So beautiful photos from Helsinki, our capital. Thank you, Maria and have a nice week!

    ResponderEliminar
  19. Eu gostei imenso de ver as fotos, achei a cidade incrível! Tenho que conhecer.

    ResponderEliminar
  20. Olá, Maria!
    Passei pela tua atual postagem e vi lá este link, que mostra esse extraordinário país, com tanta beleza e ruiqueza cultural. Mais uma reportagem fotográfica tua, querida amiga, que merece aplausos. Parabéns.
    Um beijo.
    Pedro

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo