27/07/2017

✿ Lagunária Patersonia




Lagunária é um género monotípico de plantas com flores pertencentes à família Malvaceae. O seu nome cientifico é Lagunaria patersonia .




Este género possui uma única espécie: Lagunaria patersonia (Andrews) G.Don, comummente conhecida como o Árvore de pirâmide ou Hibiscus da ilha de Norfolk. Não é um verdadero Hibiscus, mas pertenece à mesma família de plantas (Malvaceae). 




O seu nome genérico Lagunári é uma homenagem a Andrés Laguna, botânico espanhol e médico do Papa Júlio III. 




A Lagunaria patersonia (Andrews) G.Don, é originaria de Australia, sendo endémica da Isla de Lord Howe, Isla Norfolk e partes da costa de Queensland. Foi intruduzida em muitas partes do mundo. 




É uma árvore de folha perene, que pode atingir entre 10 a 15 metros de altura. As suas folhas, apresentam uma coloração verde mais escuro na face superior e verde acinzentado na face inferior. 




As suas flores são solitárias e cor-de-rosa com 5 pétalas. É uma árvore muito bonita e decorativa, estas fotografias são do Jardim do Principe Real.




Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais

8 comentários:

  1. Que árvore tão bonita!! Linda de mais.

    Beijinhos com carinho

    ResponderEliminar
  2. Que árvore tão linda e grande! Esta semana também andaram a plantar arbustos aqui no condomínio :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Maravilha de postagem. Amo a natureza e ver fotos também. Bjs minha linda.
    Amo cada uma de sua visita

    ResponderEliminar
  4. É uma bela flor. E a sua explicação um primor. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Na embaixada da Turquia em Lisboa tem lá uma árvore igual que gosto muito, todos os dias passo lá e fico encantada com a beleza das flores.
    As fotografias estão excelentes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. A cor e formato, são belíssimos e não imaginava ser uma árvore grandiosa.

    ResponderEliminar

VOU DE FÉRIAS
Meus amigos, irei estar ausente de 15 de Julho e 15 de Agosto, deixo os meus posts agendados. Não sei se conseguirei retribuir as vossas visitas, pois vou estar fora de Portugal, mas logo que seja possível irei visitá-los.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo