15/12/2013

DIVAGAR por VALE DA PINTA - pelos olhos do Pedro




Á um ano o Pedro foi passar uns dias de férias escolares no My Camp, um campo de férias na Quinta da Broeira em Vale da Pinta. Hoje vamos conhecer um pouco de Vale da Pinta através das fotografias do meu filho Pedro.





Vale da Pinta foi uma freguesia portuguesa do concelho do Cartaxo, foi extinta este ano, no âmbito da reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia do Cartaxo.






Segundo a sua história e lenda, Vale da Pinta está ligada a diversos factos de importância relevante, entre eles as conquistas e incursões cristãs contra os mouros, levadas a cabo pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.




Em 1225, no nome de Vale da Pinta surgiu numa mercê de D. Sancho II, quando este concebeu a Pero Pacheco a mercê dos terrenos do Reguengo do Cartaxo, nas confrontações da concessão foi feito referência às “herdades de Valle da Pinta”.




Em 1312, quando D. Dinis concedeu foral ao Cartaxo, concedeu aforamento a vinte homens, entre eles Fernão Pais de Vale da Pinta.

No século XVII, dois naturais de Vale da Pinta assumem um papel de destaque: D. Garcia de Noronha, sobrinho de Afonso de Albuquerque, vice-rei da Índia, e Cristóvão Esteves, um dos compiladores das Ordenações Manuelinas, proprietário da Quinta da Esparagoza (Vale da Pinta).








Em 1642 há registos da existência da confraria ou irmandade de Nossa Senhora da Graça, cuja devoção assumiu contornos expressivos em Vale da Pinta – ainda hoje a festa anual é feita em honra de Nossa Senhora da Graça. 






Como património cultural de Vale da Pinta é de referir a Igreja Matriz e o Poço de São Bartolomeu, um poço quadrangular, em pedra, com ligação a um bebedouro que servia para dar de beber aos animais. É monumento histórico municipal. Ali foi encontrado uma imagem de São Bartolomeu, por essa razão, o Poço tem o nome do referido santo.







Alguns momentos de lazer no campo de férias My Camp.






E à noitinha eis o que ele viu ...




Para terminar deixo um miminho para todos os AMIGOS, dado pela mão do meu filhote.




Fontes: Wikipedia, http://jf-valedapinta.pt/info/.
Fotos: Pedro Rodrigues

7 comentários:

  1. Lindo esse miminho, Maria!
    Bem haja por tercompartilhado.
    beijinho.
    maria

    ResponderEliminar
  2. Estou a ver que foi um belo passeio.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Muito bom artigo Maria e as fotos estão ótimas.
    Beijinhos. António

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria! Passando para te cumprimentar e dar um belo passeio por mais um dos belos recantos de Portugal.

    Beijos e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderEliminar
  5. Maria...cada cantinho do nosso país tem sempre muitas histórias...
    no meio de uma História tão interessante quanto a nossa!
    Adorei conhecer um recanto com tanta pinta!
    E quem sabe...um dia não dou lá uma saltada!
    Boa semana!!!

    ResponderEliminar
  6. Maria Rodrigues acabei de conhecer a história, bastante remota de Vale da Pinta, aldeia onde há cerca de trinta anos, foi convidado a almoçar. Então nada do que evocas me foi mostrado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Oi Maria, adorei o passeio! Portugal é um país muito bonito!
    Desejo que você tenha um ótimo Natal, cheio de alegrias, harmonia e todas as coisas boas do mundo. Que esse ano novo que se aproxima seja uma porta aberta para novos sonhos, renovações de fé e muita paz para o nosso mundo.
    Beijos e boa semana!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo