03/12/2013

As GALINHAS de Porto Galinhas




A arte manifesta-se nas mais diferentes formas e nos mais diversificados materiais. Hoje vamos apreciar as GALINHAS de Porto Galinhas, feitas de antigos troncos de palmeiras.






Porto de Galinhas é uma conhecida praia da Região Nordeste do Brasil, localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco.







A sua fama deve-se, principalmente, às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca e palmeiras.





Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos debaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase tem galinha nova no porto! Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.







As galinhas são o símbolo da cidade, elas encontram-se por todo o lado sinalizando ruas, restaurantes, e todo o tipo de comércio. Com cerca de um metro e meio de altura, elas aparecem nas mais diferentes formas, desde galinha dona de casa, galinha turista, galinha surfista ....






O artista chama-se Carcará é de Olinda mas vive já há bastantes anos em Porto Galinhas. A Prefeitura de Ipojuca disponibiliza as raízes dos coqueiros e ele as transforma nestas belas peças. Leva cerca de sete dias para fazer uma galinha e as portas do seu ateliê, que se situa perto do hotel Armação de Porto, estão sempre abertas aos turistas, quer para conhecerem a sua arte, ou mesmo para fazer alguma encomenda.

Texto: Wikipedia e net
Fotos: António Rodrigues





"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível." (Leonardo da Vinci)

11 comentários:

  1. São lindas todas e o lugar maravilhoso! Saudades de lá! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Que lindas as "galinhas", arte maravilhosa, sinto saudade, tenho vontade de voltar e rever esses lindo lugar!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  3. Que lindas as fotos!
    Nunca fui a esse lugar, me parece divertido e encantador aos olhos.
    Adorei!
    bjs
    Ritinha

    ResponderEliminar
  4. Pura arte...imagens maravilhosas

    Deixo abraço
    ***
    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu já ouvi falar muito de Porto Galinhas, pois aqui em Portugal faz-se muita publicidade a essa praia, como destino de férias. Mas não sabia que era tão bonito. E as galinhas, encantadoras. Obrigada por me ter feito viajar.
    Beijos
    Lita

    ResponderEliminar
  6. O artigo está excelente Maria. Simples mas muito bem escrito.
    As fotos nem ficaram nada mal. Vistas assim até estão muito bem.
    Parabéns pelo artigo. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Não hei-de morrer sem regressar ao Brasil...e Porto Galinhas...é um desejo escondido!
    Bj amigo!

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria , um belo post! Ainda não tive oportunidade de conhecer Porto de Galinhas, um dia dará certo...
    Carinhoso abraço fique com Deus.

    ResponderEliminar
  9. Lugar paradisíaco praias lindas, pessoas muito simpáticas, quanto as galinhas são muito engraçadas, o povo de lá tem criatividade.
    Quando tiveres oportunidade vá até lá, será um ótimo passeio.
    beijos,
    Léah

    ResponderEliminar
  10. Que coisinhas mais fofas! Excelente postagem
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Com a morte das palmeiras aqui em Portugal, estas galinhas teriam que ser esculpidas noutro material. Um excelente aproveitamento para promover o local.
    Abraço

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo