terça-feira, 16 de outubro de 2012

Palacio Real do Buçaco


O Palácio Real do Buçaco é um conjunto arquitectónico, botânico e paisagístico único na Europa, situado na Mata do Buçaco, Luso, concelho da Mealhada.


Foto: wikipedia_Concierce.2C

Nele está instalado o Palace Hotel do Bussaco categorizado como um dos mais belos e históricos hotéis do mundo.


Foto: https://geolocation.ws


É um edifício de inspiração neomanuelina projectado no finais do século XIX pelo arquitecto italiano Luigi Manini, cenógrafo do Teatro Nacional de São Carlos em Lisboa e responsável, entre outros, pela Quinta da Regaleira de Sintra, tendo tido também as intervenções dos arquitectos, Nicola Bigaglia, Manuel Joaquim Norte Júnior e José Alexandre Soares.

Foto: wikipedia_Rei-artur

Foto: skyscrapercity.com


A arquitectura do palácio exibe perfis da Torre de Belém lavrados em pedra de Ançã, motivos do claustro do Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa), alguns arabescos e florescências do Convento de Cristo (Tomar), alegando um gótico florido com episódios românticos em contraste com uma austera severidade monacal.


Foto:wikipedia

O hotel está sumptuosamente mobilado. O seu interior, um verdadeiro ambiente palaciano, está ornamentado com notáveis obras de arte de grandes mestres portugueses da época, desde a colecção de painéis de azulejos do mestre Jorge Colaço, evocando Os Lusíadas, os Autos de Gil Vicente e a Guerra Peninsular, graciosas esculturas de António Gonçalves e de Costa Mota, as admiráveis telas de João Vaz ilustrando versos da epopeia marítima de Luís Vaz de Camões, os frescos de António Ramalho ou as valiosas pinturas de Carlos Reis, entre outras. O mobiliário, verdadeiro património museológico inclui peças portuguesas, indo-portuguesas e chinesas, realçadas por faustosas tapeçarias. Destaque ainda para o tecto mourisco, o notável soalho executado com madeiras exóticas e a galeria real.


Foto: http://voucher.sapo.pt/

A beleza do Palácio é completada pelos seus maravilhosos jardins e espaços verdes que o envolvem.


Foto: TrekEarth_AFERRAO

Foto: wikipedia_Rei-artur

Está rodeado de um extenso oceano verde, a luxuriante e frondosa Mata do Buçaco, uma floresta com árvores de porte gigantesco, implantada pela ordem dos Carmelitas no primeiro quartel do século XVII.


Foto: wikipedia

Tem espécies vegetais de todo o mundo, como abetos, sequóias, tílias, ulmeiros, loureiros, faias, rodoendros, fetos gigantes, acácias, freixos, além do mundialmente conhecido cedro do Buçaco.


Foto: Trekearth_AnaRita


É um local especial, místico e recheado de elementos simbólicos e sagrados.

Aqui se encontra também um dos mais vastos conjuntos arquitectónicos edificados pela Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal.


Foto: http://tripwow.tripadvisor.com


Ao longo da mata do Buçaco, para além do convento, foram construídas 11 ermidas, destinadas à oração, das quais apenas duas estão em bom estado de conservação, quatro capelas, um percurso da Via Sacra, com cerca de três quilómetros, um genial aproveitamento da muita água existente, levou à construção de fontes, lagos e uma cascata, tudo enquadrado numa diversificada vegetação, que é também um importante património.


Foto: Trekearth_AnaRita

O Vale dos Fetos e seus lagos, a Fonte Fria com a cascata artificial, de forte influência italiana pela mão de D. Maria Pia, e os românticos miradouros, são lugares preenchidos como que por magia com um enquadramento perfeito para contacto chegado com a natureza.


Foto: http://pt.treknature.com_Pedro Anahory

O Palácio Hotel do Bussaco é uma lindíssima e romântica unidade hoteleira de 5 estrelas, que se encontra entre as mais luxuosas do país, capaz de oferecer aos seus hóspedes uma experiência única.


Site Oficial do: Hotel Palácio do Bussaco

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.historiadeportugal.info/; http://portugalcultural.net/; http://www.igespar.pt/en/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/74851/; TrekEarth; http://tripwow.tripadvisor.com; http://voucher.sapo.pt/; outros net.

Foto: wikipedia_Vitor Oliveira

Conhecer novos locais, mesmo que seja virtualmente é sempre uma forma de alargarmos os nossos horizontes e aumentar o nosso conhecimento.

8 comentários:

  1. Oi Maria, lindo demais esse palácio e gostei também das espécies vegetais e do lago, maravilhoso.
    Boa semana pra você, beijos

    ResponderEliminar
  2. Maria, que viagem maravilhosa acabei de fazer através destas fotos lindíssimas.Hospedar-se nm local palaciano e histórico como este é como conviver com um precioso museu.A paisagem e toda a folhagem, matas e fontes são de uma beleza impar.
    Privilégio conhecer a riqueza histórica desta linda região.Obrigada por compartilhar.Brisas e muitas flores para você.Bjs Eloah

    ResponderEliminar
  3. Ola Maria! Aqui estou com insônia maravilhada com a beleza deste Palácio e jardins e toda a área envolvente! O nosso País é lindissimo. Não vamos deixar que pereça. Bjs e continuação de boa semana. Ailime

    ResponderEliminar
  4. É verdade, querida amiga, foram tempos bastante difíceis... mas, apesar de tudo, mais felizes do que os de hoje :(

    O Palácio do Bussaco é lindíssimo, assim como toda a paisagem envolvente. É uma zona que merece bem ser visitada. Eu já lá fui várias vezes e tenho fotos maravilhosas tiradas lá.

    Uma semana feliz. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Minha querida, estou deslumbrado com tamanha riqueza de detalhes deste lindo palácio!
    Sincermante, me enche os olhos e a alma.
    Pois tudo isso significou, creio eu, o mais puro bom gosto, requinte, magnitude e perfeição dentro da arquitetura do vosso país.
    Pode se orgulhar você e os portugueses, pois nem em toda Europa, vejo algo semelhante. Pelo menos ao meu gosto.
    Um abraço afetuoso, e um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Querida
    Conheço muito bem o Palácio real de Buçaco e um pouquinho da floresta!
    Já o Hotel só o vi de passagem.
    Lindas imagens amiga, obrigada por mais esta viagem.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  7. OI QUERIDA MARIA PAZ PARA TODOS . LINDO, LINDO, MAIS UMA BELEZA DE ARTE, DESTA FEITA ARQUITETÔNICA, OBRIGADA POR COMPARTILHA-LA, UM ABRAÇO CARINHOSO CELINA

    ResponderEliminar
  8. Maria, o que é isto? QUE MARAVILHA!bjs

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.