terça-feira, 11 de setembro de 2012

Primaveras



A primavera é a estação dos risos.
Deus fita o mundo com celeste afago,
Tremem as folhas e palpita o lago
Da brisa louca aos amorosos frisos.

Na primavera tudo é viço e gala,
Trinam as aves a canção de amores,
E doce e bela no tapiz das flores
Melhor perfume a violeta exala.

Na primavera tudo é riso e festa,
Brotam aromas do vergel florido,
E o ramo verde de manhã colhido
Enfeita a fronte da aldeã modesta.

A natureza se desperta rindo,
Um hino imenso a criação modula
Canta a calhandra, a juriti arrula,
O mar é calmo porque o céu é lindo

Alegre e verde se balança o galho,
Suspira a fonte na linguagem meiga,
Murmura a brisa:- Como é linda a veiga!
Responde a rosa: - Como é doce o orvalho!




 
II
Mas como às vezes sobre o céu sereno
Corre uma nuvem que a tormenta guia,
Também a lira alguma vez sombria
Solta gemendo de amargura um treno.

São flores murchas:- o jasmim fenece,
Mas bafejado s’erguerá de novo
Bem como o galho do gentil renovo
Durante a noite quando o orvalho desce.

Se um canto amargo de ironia cheio
Treme nos lábios do cantor mancebo,
Em breve a virgem do seu casto enlevo
Dá-lhe um sorriso e lhe intumesce o seio.

Na primavera - na manhã da vida-
Deus às tristezas o sorriso enlaça,
E a tempestade se dissipa e passa
A voz mimosa da mulher querida.

Na mocidade, na estação fogosa,
Ama-se a vida- a mocidade é crença,
E a alma virgem nesta festa imensa,
Canta, palpita, s’ stasia e goza.

Casimiro de Abreu

Fotos: Net ( desconheço autores)

12 comentários:

  1. Ah!
    tá muito lindo o post:
    a Primavera* é festa, sim.
    Então..."na Primavera tudo é viço, como é a mocidade.
    Em Portugal vem o Outono, q eu adoro, é nostálgico *...eu sou mais de outono, não sei porquê.
    Um beijo primaveril e que estejas com saúde, é tudo que te desejo e mais:
    - PAZZ

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde amiga.
    E nesta sinfonia que é a Primavera, deixo para ti de presente, este ramalhete que colho no jardim das inspirações.
    Um abraço.
    Beijos

    SINFONIA

    Na sinfonia da manhã, os pássaros cantando...
    Nas árvores ipês, nos cedros e nas paineiras
    Renasce o amor, nos versos que vou falando
    Renasce no coração, nas flores de laranjeiras

    Os versos que escrevi do amor que vou falando
    À luz da inspiração, e dos sonhos que sonhei
    Em meu coração, há letras que vou guardando
    Nos dias primaveris, do amor que tanto amei

    Ao som dos passaredos, das flores e uma paz
    Vejo em tudo isso, a graça que nos aquece
    Na vida que nos conduz, e o amor que satisfaz

    De almas serenas e uma paz que tanto pedi
    Nos céus divinos, das doces contemplações
    Doces contemplações, e luzes que me sorri!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo poeta muito obrigado por este poema maravilhoso com cheirinho a primavera. Irei publicá-lo amanhã para que não fique apenas aqui nos comentários.
      Nas asas da amizade envio um grande beijinho.
      Maria

      Eliminar
  3. Lindo poema de Casimiro de Abreu!
    Aqui no Basil estamos aguardando a chegada dessa bela estação, será daqui a 12 dias...
    Um carinhoso abraço Maria e muita paz!

    ResponderEliminar
  4. Minha querida

    Hoje passando para oferecer o meu selinho de 3 anos de blogue,uma fatia de bolo e uma taça de champanhe e agradecer o vosso carinho que foi o que me fez chegar aqui.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha amiga muitos parabéns pelo aniversário do seu cantinho, irei comemorar consigo com muito prazer.
      Beijinhos
      Maria

      Eliminar
  5. Uma bela poesia de Casimiro de Abreu mostra o bom gosto para uma literatura fantástica! E como não unir a poesia e a Música de Vivaldi, quando compôs as quatro estações? Ah, principalmente Primavera!
    Beijos, queira Amiga!

    ResponderEliminar
  6. Minha Amiga Querida.
    Hoje estou aqui por um motivo muito especial
    na verdade estou muito feliz da vida.
    Desde sempre eu tenho um carinho especial por você
    creio já ter percebido isso.
    Estou aqui para pedir seu endereço para
    enviar meu livro para você.
    Eu vi desde do começo meu selinho aqui no seu blog
    e me orgulhei muito disso.
    Nem imagina minha alegria de saber que se interessou pelo meu livro.
    Amada manda seu endereço no meu email.
    evanir_garcia@hotmail.com
    Eu vou aos correios amanhã enviar livros
    quero muito já enviar o seu e da Mariazita
    que ganhou no blog do amigo Daniel.
    Na postagem tem um sorteado pela Rosa
    na próxima postagem vou postar vc também.
    Meu dia de ontem foi barra minha amiga
    por isso só estou vindo avisar agora.
    Com muita alegria no coração
    foi minha visita aqui no seu blog hoje.
    Um beijo com infinita ternura daqui do outro lado do oceano .
    Evanir..

    ResponderEliminar
  7. Amada voltei estou levando o link
    do seu blog para colocar na postagem.
    Te Amo,Evanir..

    ResponderEliminar
  8. Ah, que lindo esse post, amiga!
    Primavera, enfim! Faltam poucos dias para os meus dias ficarem sorridentes, mais poéticos e cheios de inspiração! Eu até respiro melhor na primavera/verão. Sou do sol. Vivo intensamente!

    Bjos com afeto.
    sg

    ResponderEliminar
  9. Oi Maria! Passando para apreciar este belo poema do Casimiro de Abreu, fruto das tuas acertadas escolhas, bem como agradecer as tuas honrosas visitas e os teus amáveis comentários no nosso humilde Arte & Emoções. Espero continuar merecendo a tua valiosa atenção e a tua tão especial amizade.

    Beijos no coração.

    Furtado.

    ResponderEliminar
  10. Minha Amiga.
    Hoje meu esposo colocou no correio o seu livro
    como tinha o seu e da Mariazita meu esposo colou
    só Portugal nos dois registro .
    O português aqui é ele kkkkk.
    E agora só tem um jeito de você de você rastrear o correio
    vou deixar aqui o numero do registro dos dois livros.
    RE:058780150 BR
    RE:058780146BR
    Um desses é o seu o outro da Mariazita aquela amiga linda que temos ai em Portugal.
    O correio disse que demora 20 Dias.
    Um beijo no coração amo você.
    Amiga tenho mais livro em Portugal
    por enquanto .
    O Brasil diante de vcs estão perdendo
    para vcs tanto na compra quanto em envio que dei
    para quem me enviou livro de presente antes do meu sair.
    OBRIGADA PORTUGAL.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.