24/09/2020

Viagem ao PORTO (II)




Como já falei no post anterior em Agosto fomos passar uns dias na linda cidade do Porto (PORTO I).

Hoje vou continuar a apresentar mais alguns dos seus muitos pontos turísticos.




Capela das Almas
A Capela da Almas ou Capela de Santa Catarina situa-se na freguesia de Santo Ildefonso. Tem a sua origem numa antiga capela feita em madeira erguida em louvor de Santa Catarina. A construção do edifício que hoje existe remonta aos finais do século XVIII. O revestimento da capela é constituído por 15.947 azulejos, da autoria de Eduardo Leite. Datam de 1929 e representam os passos da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina, que são venerados na capela.




Teatro Nacional São João
Também na Praça da Batalha, fica o Teatro Nacional São João. O edifício primitivo foi construído no fim do século XVIII, tendo ardido em 1908. Foi reconstruído três anos mais tarde. O novo teatro foi projectado pelo arquitecto Marques da Silva.




Igreja de Santo Ildefonso
Está localizada na Praça da Batalha. A igreja foi reconstruída a partir de 1730 e ficou concluída em 1739, sendo dedicada a Santo Ildefonso de Toledo. Na fachada por cima do entablamento ergue-se o nicho do padroeiro. Guarnecem as paredes azulejos de Jorge Colaço (1932), com cenas da vida de Santo Ildefonso e alegorias da Eucaristia.




Igreja da Trindade
Fica por trás do edifício da Câmara Municipal do Porto, na Praça da Trindade. Foi construída durante todo o século XIX, segundo projecto do arquitecto Carlos Amarante (que lá se encontra sepultado).




A Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo
Está localizada no cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo. De estilo barroco/rococó, foi construída na segunda metade do século XVIII, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo, sendo o projecto do arquitecto José Figueiredo Seixas. No corpo superior da sua frontaria, coruchéus e esculturas das figuras dos quatro Evangelistas, revelando influências do estilo “barroco Italiano” criado por Nicolau Nasoni. Esta igreja está geminada com a Igreja dos Carmelitas, do lado oeste, encontrando-se entre elas a "Casa Escondida", considerada pelos guias locais como a "Casa mais estreita da cidade do Porto", e uma das mais estreitas do país.




Praça do Infante D. Henrique
Esta praça, em pleno Centro Histórico do Porto, homenageia o Infante D. Henrique. Nela se encontra também o Palácio da Bolsa ou Palácio da Associação Comercial do Porto, que se iniciou em 1842, em virtude do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, o que obrigou temporariamente os comerciantes portuenses a discutirem os seus negócios na Rua dos Ingleses, em pleno ar livre. O seu projecto é da autoria do arquitecto Joaquim da Costa Lima. No topo da Praça fica o Mercado Ferreira Borges , construído em 1885 é hoje utilizado para exposições e feiras de âmbito cultural.




Jardim do Passeio Alegre e Farol de Felgueiras
Fomos dar um passeio até à zona da Foz do Douro. Apanhamos o eléctrico linha 1 e parámos no Jardim Alegre, um lindo e bem cuidado espaço verde. Aqui sobressaí o Chafariz do Passeio Alegre, classificado como Monumento Nacional, foi projectado pelo arquitecto Nicolau Nasoni, no século XVIII. O tempo estava instável, com sol no interior e mais junto ao rio com nevoeiro, envolvendo este o Farol (ou Farolim) de Felgueiras, desactivado em 2009 mantendo-se apenas em funcionamento o sinal sonoro.





Parque de Serralves, Casa e Museu de Arte Contemporânea
Imperdível uma visita ao Parque de Serralves, um lindíssimo espaço verde, que se estende por 18 hectares e que envolve o Museu de Arte Contemporânea (Fundação de Serralves), edifício projectado pelo arquitecto Siza Vieira. Ao longo do parque estão expostas obras de arte de vários artistas contemporâneos. A partir de 2019 o Parque passou a ter um passadiço de madeira elevado ao nível da copa das árvores, designado por “Treetop Walk”.




A casa de Serralves foi mandada construir pelo 2.º Conde de Vizela, Carlos Alberto Cabral e é considerada um exemplar único da arquitectura "Art Déco" no país.
O edifício do Museu foi projectado pelo arquitecto Siza Vieira sendo considerado um espaço de referência, a nível internacional, no que diz respeito a mostras de arte contemporânea.




Algumas Flores que fomos encontrando nos nossos passeios




Os viajantes desta aventura ...




O Douro - visto da Ribeira e de Gaia
Embora anteriormente já tenha mostrado um pouco da Ribeira e de Gaia, termino a minha reportagem com mais alguns "olhares" virados para o encantador rio Douro.






Foram umas férias espectaculares, adorámos passear por esta linda e simpática cidade.

Poderá ver mais fotos da nossa visita no meu album de memórias -> "Férias no Porto"




Fontes : http://pt.wikipedia.org/; http://www.igespar.pt/; http://www.portoturismo.pt/; https://www.tudosobreporto.com/

Fotos: Pessoais

13 comentários:

  1. Com certeza uma viagem maravilhosa, gostei de ver vocês, os viajantes!
    Belo dia! bjss

    ResponderEliminar
  2. Fotos muito elegantes que aplaudo e elogio. Parabéns pela família bonita que tem.
    .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Another lovely collection of photographs.
    The flowers are so pretty and the Jardim Alegre looks a very nice place to visit.

    All the best Jan

    ResponderEliminar
  4. Cada vez mais ansioso por experimentar a minha casa.
    Bjs, bfds

    ResponderEliminar
  5. I love the bridge, the churches, the giant garden shovel... Great post.

    ResponderEliminar
  6. Lovely building and happy people with beautiful smiles :)

    ResponderEliminar
  7. Your country is amazing Maria. The city of Porto is beautiful, especially the Capela da Almas and garden of Passeio Alegre.
    Thanks for sharing,
    hugs!

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria,
    Só essas fotos já nos deixam com imensa vontade de visitar o Porto.
    As Igrejas são deslumbrantes.
    Pelo que vi a, linda, Família divertiu-se muito, os sorrisos não mentem.
    Fique bem, beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Una ciudad muy bella Oporto por todo lo que nos muestras y vemos como aun con el Duero como nexo de unión y historia en común durante una temporada hay algo que nos diferencia, lo digo por las iglesias.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pelo lindo tour virtual!Adorei!Lindas paisagens.

    ResponderEliminar
  11. Amei conhecer um pouquinho de Portugal. Lindas imagens

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo