05/01/2016

Viagem - Poema de Cecilia Meireles





No perfume dos meus dedos,
há um gosto de sofrimento,
como o sangue dos segredos
no gume do pensamento.

Por onde é que vou?

Fechei as portas sozinha.
Custaram tanto a rodar!
Se chamasse, ninguém vinha.
Para que se há de chamar?

Que caminho estranho!

Eras coisa tão sem forma,
tão sem tempo, tão sem nada...
- arco-íris do meu dilúvio!-
que nem podias ser vista
nem quase mesmo pensada.

Ninguém mais caminha?

A noite bebeu-te as cores
para pintar as estrelas.
Desde então, que é dos meus olhos?
Voaram de mim para as nuvens,
com redes para prendê-las.

Quem te alcançará?

Dentro da noite mais densa,
navegarei sem rumores,
seguindo por onde fores
como um sonho que se pensa.

Por onde é que vou?

Cecília Meireles, in “Poesia Completa”





4 comentários:

  1. E hoje eu viajo por aqui, encontrando a nossa Cacília, tornando o meu dia mais e feliz, na viagem de volta! Feliz 2016, Maria, junto aos seus!

    ResponderEliminar
  2. A Cecilia Meireles é sublime, uma Poeta (ela não gostava de ser chamada de poetisa)
    grandiosa, para mim, um estrela maior da Poesia!...
    Adoro tudo que ela escreveu e grata pela preciosa partilha!!
    2016 luminoso (feliz), renovador e poético!!
    Beijinho, Maria.

    ResponderEliminar
  3. Cecília é uma de minhas autoras prediletas. Obrigada por compartilhar,
    Maria.
    Bom 2016!

    ResponderEliminar
  4. Mais um belíssimo e delicado poema de Cecília... onde a sensibilidade impera!
    Adorei! Bjs
    Ana

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo