21/06/2013

A Mística região de Wulingyuan - Fonte de inspiração para "Avatar"

Foto: flickr_lacitadelle


A incrível região de Wulingyuan fica na província de Hunan, na China. Foi declarada Património Mundial em 1992 na Área de Interesse Cênico e Histórico. As características geográficas mais notáveis do parque são as suas formações em forma de pilares, que existem por todo o parque, sendo mais de 3.000 e cuja maioria tem mais de 200 metros de altura.


Foto: www.shafir.info_Copyright_Alexander Shafir


Entre as formações, compostas principalmente de arenito quartzo, existem desfiladeiros nos quais se encontram riachos, lagoas, piscinas naturais, cascatas, cavernas, e duas grandes pontes naturais.


Foto: www.explorezhangjiajie.com


Segundo estudos feitos por geólogos, aquela região à mais de 300 milhões de anos era um oceano. Posteriormente, o oceano retrocedeu e deixou expostas as rochas sedimentares, que através das erosões de chuva e do vento durante milhões de anos, se tornaram nos actuais picos, precipícios e pontes naturais.


Foto: www.chinadiscover.net


Wulingyuan têm mais de 100 cavernas, sendo a Huanglong ou Yellow Dragon Cave (Caverna do Dragão Amarelo) na reserva natural de Suoxiyu, uma das maiores e a mais famosa. Dividida em quatro camadas, a caverna do Dragão Amarelo tem um lago, dois rios, três cataratas, 13 salões e 96 corredores com uma extensão total de 15 quilómetros.


Foto: forum.detik.com


O tempo é húmido durante todo o ano, tem como resultado, uma exuberante e densa vegetação. As florestas virgens cobrem cerca de 88% de Wulingyuan. Além da notável beleza da sua paisagem, a região é também importante pelo fato de abrigar várias plantas e espécies animais em risco de extinção.

Existem cerca de 3.000 espécies de plantas dentro da área, incluindo cerca de 600 espécies de plantas lenhosas, que são divididos de forma bastante equilibrada entre as espécies tropicais / subtropicais e temperadas. Muitas das espécies são de grande valor para a madeira, fins médicos ou ornamental.


Foto: www.shafir.info_Copyright_Alexander Shafir


Há duas pontes naturais espectaculares na área. O Xianrenqias (Bridge of the Immortals - Ponte dos Imortais) com 26 m de comprimento, 1,6 m de largura, 1 a 2 m de espessura e com cerca de 100m de altura e a ponte Tianqiashengkong (Bridge Across the Sky - a ponte através do céu) tem 40 m de comprimento, 10 m de largura e 15 m de espessura, sobe 357 m acima do vale, tornando-se uma das maiores pontes naturais do mundo.




Nos tempos antigos, o local era distante, inacessível e raramente visitado, e assim permaneceu quase intocado pelo homem, até a fundação da República Popular da China em 1949. Desde aquela época ele esteve sob a administração de três governos municipais, até o Distrito Wulingyuan ter estabelecido e instruído a proteção do local, fechando algumas colinas para facilitar a arborização. Wulingyuan abrange o Parque Nacional Florestal de Zhangjiajie, a Reserva Natural de Suoxiyu, a Reserva Natural de Tianzishan e a Reserva Natural de Yangjiajie.

O Zhangjiajie National Forest Park um dos seus parques florestais, foi reconhecido como o primeiro parque florestal nacional da China em 1982. Tem uma área 4810 hectares. Em 2004, Zhangjiajie Geopark foi listado como um Geoparque Mundial da UNESCO.


Foto: WIKIPEDIA_SEVERIN.STALDER


Um dos pilares do parque com a 1.080 m de altura o Southern Sky Colum (a Coluna do céu do sul), foi rebatizado oficialmente em janeiro de 2010, como "Avatar Hallelujah Mountain" em honra do filme “Avatar”, filme inspirado nas paisagens da região.


Foto: picturest.blogspot.com


A 8 quilómetros ao sul da cidade de Zhangjiajie fica localizada a Tianmen Mountain, a montanha mais alta da Zhangjiajie com 1.518 metros de altitude acima do nível do mar e que é muitas vezes considerada como o símbolo e alma de Zhangjiajie.


Foto: iliketowastemytime.com


No precipício da montanha fica a Tianmen Cave, que significa em chinês “uma porta para o céu”, e é uma caverna espectacular. A entrada da caverna tem 131 metros de altura e 57 metros de largura, sendo considerada a maior entrada de caverna do mundo.

Para se alcançar a entrada da caverna foi construída uma escada com 999 degraus, um número especial para os chineses que significa eterno, vida para sempre.


Foto: www.easytourchina2


Um teleférico foi construído para o topo da montanha. O Tianmen Mountain Cableway é o teleférico de passageiros mais longo do mundo, com um comprimento de 7.455 metros, a partir do centro da cidade de Zhangjiajie ao "Jardim Suspenso" no pico. Uma viagem incrível que permite apreciar toda a paisagem.


Foto: www.chinatravelca.com


Também uma ponte de vidro, foi inaugurada ao redor desta da montanha Tianmen. Possui 90 centímetros de largura e 61 metros de extensão, tem o piso de vidro, e encontra-se a mais de 1,4 quilómetro de altura. Não é certamente um caminho para todos, pois de um lado, está a parede pura da rocha, e do outro uma queda de 4.000 pés separada por um parapeito de vidro. Os turistas são convidados a colocar proteções nos sapato antes de passar para ajudar a manter o caminho limpo.


Foto: wikipedia


Outrora de difícil acesso esta região é de uma rara e espantosa beleza, um local verdadeiramente impressionante.


Foto: www.easytourchina9


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://iliketowastemytime.com/; http://parquessustentaveis.blogspot.co.uk/; http://www.chinatravelca.com/places/zhangjiajie/; http://www.chinadiscover.net/; www.easytourchina9; besttripdestinations.blogspot.pt: travelerfolio.com; http://picturrest.blogspot.pt/2013/04/hallelujah-mountains-zhangjiajie.html;www.chinatraveldepot.com; http://whc.unesco.org/en/list/640; outros net

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.


Foto:iliketowastemytime.com


A fotografia, é um transporte muito especial para podermos viajar sem sairmos da nossa casa. Ela permitindo-nos conhecer locais e culturas que de outra maneira seria impossível. O meu muito obrigado a todos os fotografos que nos brindam com a sua arte ajudando-nos a divagar e a alargar os nossos horizontes.

6 comentários:

  1. Precioso lugar y muy bonmito.
    Saludos abrazos y feliz fin de semana

    ResponderEliminar
  2. oi minha amiga,

    lugar muito lindo que eu já conhecia...
    espero que por ai tudo esteja melhor...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Maria paz, fico sempre maravilhada com os teus posts são maravilhosos , obrigada amiga por compartilhar de tanta beleza.Uma semana repleta de muita paz. Celina.

    ResponderEliminar
  4. Desde o deleite da paisagem aos arrepios na viagem, todo um prazer para os sentidos...
    Os que tenham vertigens que não façam a viagem.
    Um abraço grande

    ResponderEliminar
  5. Amiga Maria!
    Postagem muito interessante e enriquecedora.
    Agradeço também aos fotógrafos que tiraram essas fotos e a você por,fazer esse trabalho maravilhoso e nos mostrar.
    Um abraço com carinho!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo