25/04/2013

Masoala National Park


Foto: Panoramio_Peter+Golz


O Masoala National Park ou Parque Nacional de Masoala, localiza-se no nordeste de Madagascar, sendo a maior das áreas protegidas da ilha. A maior parte do parque está situado na Região Sava e uma outra parte em Analanjirofo. O parque foi criado em 1997, e protege 2.300 quilómetros quadrados de floresta tropical e 100 quilómetros quadrados de parques marinhos.

Em junho de 2007, Masoala foi designado como Património Mundial, como parte de um conjunto de parques que representam a biodiversidade das florestas tropicais do leste do país. Os outros parques nacionais incluídos são Marojejy, Zahamena, Ranomafana, Andringitra, e Andohahela.


Foto: www.musekautas.it

A península de Masoala é extremamente diversificada, devido à sua enorme dimensão e variedade de habitats. No total, o parque protege a floresta tropical, floresta costeira, floresta inundada, pantanal e mangue.

Três parques marinhos protegem os recifes de coral e uma deslumbrante variedade de vida marinha. São o Tampolo no Ocidente, Ambodilaitry no Sul, e Ifaho no Oriente. Estes estão entre os ambientes marinhos mais interessantes em Madagascar.

Masoala está entre as regiões mais ricas em biodiversidade. Aí se encontram 50% das espécies de plantas de Madagáscar e mais de 50% das espécies de mamíferos, pássaros, répteis e anfíbios. 


Foto: www.ethlife.ethz.ch

Mais de 600 espécies vegetais estão listadas no Masoala Uma das espécies interessantes são as plantas carnívoras.

A floresta Masoala é um ambiente belo, verde e luxuriante com árvores altas, cipós, plantas de gengibre selvagens, samambaias e orquídeas.

Ao andar na floresta é possível ver centenas de rãs, repteis, bem, como camaleões .

Foto: www.hotelstravelpal.com

Existem 102 espécies de aves, em que mais do que 60% são endémicas.

Foto: ibc.lynds.com_Helmet_Vanga

Entre as 10 espécies de lémures do parque, incluindo o Lemur Vermelho flamboyant Ruffed, que é nativa da península, Quatro espécies de lémures fazem parte da categoria dos primatas mais ameaçadas na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). 


Foto: wikipedia_Frank_Vassen

Todos os anos de julho a início de setembro, centenas de baleias jubarte visitar a Baía Antongil durante a sua longa migração. As águas quentes protegidas da baía fornecer uma reprodução ideal e parto terreno para estes mamíferos magníficos marinhos. 


Foto: imaginetravel.co.uk

Masoala é também a casa para o espetacular Chrysiridia rhipheus. A Rainha-de-madagascar é uma borboleta de cores surpreendentes sendo considerada uma das mais bonita das borboletas nocturnas.


Foto: wikipedia_chrysiridia croesus

O parque pode ser acedido a partir das cidades de Maroantsetra ou Antalaha. As principais trilhas para os visitantes estão em Mangabe Nosy, Tampolo / Ambodiforaha, Cap Est, e uma caminhada de vários dias é possível em toda a península. 


Foto: wikipedia_Frank_Vassen


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.parcs-madagascar.com/; Panoramio; www.musekautas.it; imaginetravel.co.uk; www.madagascat.co.za; ibc.lynds.com; www.ethlife.ethz.ch; www.wildmadagascar.com ; www.musekautas.it; www.birdguides.com; www.portalsaofrancisco.com ; Outros net

Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Masoala National Park



12 comentários:

  1. Maria, querida, tudo tão deslumbrante, fica-se sem palavras. À cada imagem, um encanto diferente,como um espetáculo, que vai crescendo na beleza.
    Digo Bravo!, à Natureza e Bravo! a você, amiga, por compartilhar essa maravilha...
    Obrigada!
    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderEliminar

  2. Magnifico parque, amiga Maria.
    Espaço ideal para tantas espécies, importantes para o equilíbrio da Mãe-Natureza.

    Obrigada.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
  3. Belas férias se passavam por aí!
    Beijinho para si!

    ResponderEliminar
  4. Imagens belíssimas.
    A natureza é mesmo um encanto.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. oi Maria,

    essa postagem está maravilhosa,
    um presente aos nossos olhos,
    espetacular escolha...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Belíssimas imagens, belíssimas sensações. Não tenho a sorte de conhecer....talvez um dia.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  7. Bem que eu gostava de visitar esse parque, que tentação!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Um parque, um paraiso, lindo minha amiga, adorei.
    bom fim de semana querida

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  9. Amiga Maria!
    Ficou linda a modificação do seu blog!
    Gostei muito da viagem dessa semana a esse parque aqui e o que mais me encantou foi a borboleta azul,amarela e laranja.Linda demais!
    Bom fim de semana com saúde!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  10. Olá Maria, como tem passado? Desejo que a sua mãe esteja melhor. Pois este parque é maravilhoso e há pequenos recantos que me fazem lembrar Sintra:)), mas, claro, este é bem mais diversificado! Lindíssimo e tão a meu gosto. Tenha um óptimo fim-de-semana. beijinhos Ailime

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo