quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Escócia - Scotland


Por vezes não é possível viajar, as razões podem ser várias, falta de dinheiro, de saúde, idade avançada, enfim podem existir diferentes factores e motivos. No entanto, isso não deve ser impeditivo de conhecer novos locais e costumes, podemos viajar sem sair da nossa cadeira, vendo fotografias que nos transportam, se assim a nossa predisposição quiser, a lugares longínquos.
Para todos os que gostam de viajar, nem que seja através da imaginação, aqui deixo fotos e informações, que nos vão permitir conhecer um pouco mais outras terras e culturas.

Hoje vamos viajar até … Escócia

Boa viagem!

A Escócia é um dos territórios que integram o Reino Unido. Um país cheio de encanto e magia, de paisagens de um verde inigualável, lagos sublimes, ilhas espectaculares, castelos de sonho e lendas inesquecíveis.

Foto: http://hdw.eweb4.com

O nome Escócia (Scotland) deriva do latim Scotia, que significa terra dos scots, um povo de origem celta vindo da Irlanda e que se estabeleceu na costa oeste da Grã-Bretanha por volta do século 5. Em 1707, a Escócia uniu-se à Inglaterra para formar o Reino Unido da Grã-Bretanha.

Foto: http://hdtraveling.com


É limitada ao norte pelo oceano Atlântico, a leste pelo mar do Norte, a sudeste pela Inglaterra, ao sul por Solway Firth e pelo mar da Irlanda e a oeste pelo canal do Norte, que a separa da ilha da Irlanda e do oceano Atlântico. A Escócia compreende 186 ilhas, a maioria delas incluídas em três grupos: as ilhas Hébridas, perto da costa ocidental, as Órcadas, próximas à costa setentrional, e as Shetland, ao nordeste das anteriores.

A capital é Edinburgh (em gaélico escocês: Dùn Èideann). É uma das mais bonitas e elegantes cidades europeias. Os seus bairros são separados por parques e jardins e, mais imponente, por encostas escarpadas e colinas relvadas.

Foto: hdwallpapersbase.com

Relevo
O relevo da Escócia integra a cadeia de montanhas que se estende da Escandinávia à Irlanda. As suas montanhas, originadas no período pré-devoniano, apesar de fortemente aplainadas pela erosão, são as mais altas da Grã-Bretanha, com altitudes médias de 900m. Ben Nevis é o pico culminante, com 1.343m. As montanhas dividem-se em dois blocos: o das Terras Altas (Highlands), ao norte, e o das Terras Altas do Sul (Southern Uplands). Entre eles há uma faixa deprimida, as Terras Baixas (Lowlands).

Foto: www.mrwallpaper.com

Cultura
A Escócia possui grande diversidade cultural e muitos actores, escritores e artistas. Actores como Sean Connery e Ewan MacGregor tornaram-se grandes estrelas do cinema, merecendo aclamação internacional e tornando-se embaixadores do seu país e da indústria cinematográfica escocesa.
A cidade de Edimburgo recebe no Verão, aquele que é considerado o mais importante festival cultural do mundo, o Festival de Edimburgo. De referir também O kilt que é considerado um traço marcante da cultura e identidade do país. Surgiu no século XVI, no norte da Escócia. Cada clã ou família tinha um tipo de quadriculado no kilt, que identificava os seus integrantes.


Alguns dos Locais a conhecer:
A Escócia apresenta interessantes pontos turísticos e culturais. Em função de seu rico passado e do bom desenvolvimento socio-económico. São diversos museus, parques, teatros, monumentos, castelos medievais, construções históricas e etc. O destaque fica para a Cidade Velha de Edimburgo que é Património Mundial da UNESCO.

Foto: gde-fon.com


■ A Capital Edinburgh
Edinburgh, capital da Escócia caracteriza-se por ter uma vista urbana espectacular que pode ser dividida em duas - a zona antiga, com as suas ruelas e becos calcetados e as elegantes fachadas neo-clássicas da zona mais recente. A cidade é dominada pelo Castelo de Edinburgh construído sobre uma rocha de origem vulcânica.

Foto: /www.free-desktop-backgrounds.net

■ Glasgow
É a segunda maior cidade da Escócia e também a terceira mais populosa de todo o Reino Unido. A cidade tem um estilo único e uma personalidade marcante.
■ Highlands
Highlands é a parte da Escócia que reflecte perfeitamente a imagem romântica que a maior parte das pessoas têm desta nação.

Foto: http://wallpapers.free-review.net

A cidade principal é Fort William, que fica na sombra do Ben Nevis, o pico mais alto da Grã-Bretanha. A norte fica uma costa majestosa de Lochs (fiordes) de águas profundas e enseadas de areia branca flanqueadas por montanhas e com as Ilhas Hébridas no horizonte. A oeste de Fort William, pela poética 'Road to the Isles' (estrada para as ilhas), fica Mallaig, o principal ponto de embarque para Skye. Mais para norte fica Ullapool, um dos principais portos das Hébridas Exteriores e a base ideal para explorar o inóspito noroeste.
.
■ Loch Ness (O lago Ness)

Foto: Pixdaus.com

É uma das maiores atracções da Escócia. É o lago mais profundo da Grã-Bretanha que se estende por 37 kms desde Fort Augustus no sul até Inverness no norte. O "loch" oferece uma bela paisagem só por si, com colinas majestosas que se erguem verticalmente das suas margens de florestas.

■ Gruta de Fingal - Ilha de Staffa
A Gruta de Fingal é uma caverna marinha na ilha desabitada de Staffa, nas Hébridas Interiores, Escócia, que faz parte de um reserva nacional. É formada por basalto hexagonal, similar em estrutura - por causa da mesma origem num fluxo de lava - da Giant's Causeway, a Calçada dos Gigantes, na Irlanda do Norte. O seu tamanho e tecto de arcos naturais, juntamente com os arrepiantes ecos produzidos pelas ondas, produzem um ambiente de uma catedral natural. O nome gaélico da gruta, Uamh-Binn, significa "Gruta da melodia".


Foto: http://www.hdwallpapersinn.com

A Escócia tem uma paisagem majestosa, montanhosas imponentes, uma costa polvilhada de lindas cidades coloridas, uma impressionante herança histórica e um povo cordial, animado, amigável e hospitaleiro.

Poderá ver o Post completo no meu Blogue "Viajar é Alargar os nossos Horizontes" em: Escócia - Scotland" 


Fontes e Fotos : “Wikipedia”; “portalsaofrancisco”; “Manualdoturista”; “Viagensimagens”; “aeiou.visao.pt/”; “http://www.ayrshire-arran.com/ “; "http://www.revistareal.com/"; "http://www.aberdeen-grampian.com/"; "http://www.visithighlands.com/"; http://www.eileandonancastle.com/; http://hdwallpapersfactory.com; 1ms.net; 1zoom.com; http://scenery-wallpapers.com; outros


7 comentários:

  1. Puxa ,foi uma linda viagem por aqui.A Escócia é linda mesmo...Tenho uma irmã que vai seguidamente lá! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Minha querida e doce amiga

    Hoje passando apenas para dizer que estou de volta e melhor e agradecendo o carinho das palavras que me deixas sempre...gosto de ser tua amiga.

    Beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, Maria!
    Bela postagem informativa!As imagens são belíssimas e o texto muito bem escolhido.
    Parabéns!
    Beijo...

    ResponderEliminar
  4. Já passei férias na Escócia por duas vezes e tive o prazer enorme de visitar alguns desses locais que apontas, lugares deslumbrantes sem dúvida mas, foi sempre no Verão ainda não perdi a esperança de ir até lá no Inverno, talvez menos atraente mas deve ter também uma beleza muito própria.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Maria
    Adoro viajar e a Escócia está nos meus planos. Até poder concretizar o meu desejo, essas imagens deixaram-me ainda mais interessada na viagem. Lindas paisagens !
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo