08/09/2010

Mosteiro Suspenso de Xuan Kong Si - China


Na província de Shanxi, a 65 quilómetros a noroeste de Datong, na China fica o mosteiro suspenso de Xuan Kong Si, vulgarmente conhecido por mosteiro suspenso.



Foi construído corria o ano de 491 d.C., sobre a vertente do desfiladeiro Jinlong, em cima da montanha  Heng Shan, que é uma das cinco montanhas sagradas do Taoísmo e também uma das mais altas do país. Fica a cerca de 50 metros do chão, ele parece uma miniatura sustentada por dezenas de pilares de madeira finos e compridos. Os pilares que sustentam os seus alicerces foram construidos em plena rocha. O local foi escolhido em respeito ao principio fundamental do Taoísmo: O mas absoluto silêncio !


Foto: Fly_silence@163.com

Os edificios originais já foram destruídos por várias cheias mas o mosteiro em questão data da dinastia Qing.

É composto por diverso pavilhões (cerca de 40 salas), que se fundem com o contorno natural da rocha e se unem com elas mediante corredores, pontes, escadas e passagens estreitas dependuradas na vertente.



Construído numa parte mais côncava, em cima do templo há um grande penhasco sobressalente, que ao vê-lo parece que pode cair a qualquer momento. Mas, na verdade, é ele que protege, como um enorme guarda-chuva, o templo das chuvas. Como há a distância do solo, as inundações nunca atingiram o templo.


Foto: Fly_silence@163.com

E, os picos em volta do templo agem como biombos ou guarda-sóis e, mesmo em pleno verão, o templo fica exposto ao sol apenas três horas por dia. Por estas razões, o templo permanece intacto apesar de ter mais de 1.500 anos.

Para visitar o templo, os turistas devem atravessar uma trilha suspensa, que é tão estreita que só é possível passar uma pessoa de cada vez.


Foto: Fly_silence@163.com

Trata-se de um templo único, não apenas pela sua construção peculiar, mas porque igualmente encerra no seu interior, elementos budistas, taoístas e confucionistas. 



É o único onde se colocam conjuntamente estátuas de Sakyamuni, Laozi e Confúcio. Por isso, são veneradas neste templo divindades como Sakyamuni, fundador do budismo, Laozi do Taoísmo, e Confúcio do Confucionismo.

Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Mosteiro Suspenso de Xuan Kong Si - China

Fontes e Fotos: wikipedia; Foto: Fly_silence@163.com; várias fontes Net

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.



4 comentários:

  1. Que linda postagem, seu blog como sempre é uma lição de cultura, história e de vida, beijos

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga, esse mosteiro merecia ser uma das sete maravilhas do mundo moderno...Beijocas

    ResponderEliminar
  3. *
    Belo,
    só uma vez !
    .
    conchinhas coloridas,
    deixo,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  4. Há dias e diante destas maravilhas dou comigo a pensar, a ciência que Deus deixou ao alcance do homem, que constrói estas lindas maravilhas, como é que logo a seguir ele só pensa em destruir o Planeta, que tanto tem para nos dar.
    Dá que pensar qual a razão?
    Beijinhos de luz e paz minha amiga.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo