23/09/2010

Junquilhos - Poema de Florbela Espanca


Nessa tarde mimosa de saudade
Em que eu te vi partir, ó meu amor,
Levaste-me a minh’alma apaixonada
Nas olhas perfumadas duma flor.

E como a alma, dessa florzita,
Que é a minha, por ti palpita amante!
Oh alma doce, pequenina e branca,
Conserva o teu perfume estonteante!

Quando fores velha, emurchecida e triste,
Recorda ao meu amor, com teu perfume
A paixão que deixou e qu’inda existe…

Ai, dize-lhe que se lembre dessa tarde,
Que venha aquecer-se ao brando lume
Dos meus olhos que morrem de saudade!


Florbela Espanca


9 comentários:

  1. QUE BELLO POEMA.... SAUDADES APARTE, ES MUY BELLO....ME ENCANTÓ..!!

    SALUDOS..

    SERGIO

    ResponderEliminar
  2. Florbela Espanca é intemporal e fica bem neste começo de outono.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela excelente poesia!
    Abraços fraterno em seu coração, um ótimo dia!

    ResponderEliminar
  4. Querida amiga, lindo poema, como todos de Florbela. Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria!

    Poema sublime...Florbela Espanca.Parabéns pela escolha!!!
    Beijinhos de carinho e amizade,
    Lourenço

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria! Eis que nos brinda com um belo poema da Florbela. Linda escolha. Maravilha.

    Beijos,

    Furtado.

    ResponderEliminar
  7. Sem duvida para quem não sabe de blogs está de parabens. Gostei na parte que me toca de ver. Embora a côr para mim é meramente ilusão, mas thats the way we are.
    Parabens

    Carlos

    ResponderEliminar
  8. Adorei, sobretudo os últimos dois versos: "Que venha aquecer-se ao brando lume/
    Dos meus olhos que morrem de saudade."!

    Gosto do seu espaço, Maria. É «mágico»!

    Saudações poéticas,
    Isabel Montes

    ResponderEliminar
  9. Oi Maria paz para todos, eu adoro Florbela , o soneto é lindo,tudo de bom para vc e familia, abraços Celina.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo