27/05/2010

Praia da Albandeira

O ano passado fui numas mini-férias até ao Carvoeiro e visitei algumas praias ao seu redor. Todas elas eram lindas, cada uma com a sua beleza muito própria. Penso que nunca é demais falarmos do que temos de bonito no nosso País.

Hoje apresento: a Praia de Albandeira

A Praia da Albandeira é uma praia de pequena dimensão, que pode ser atingida pelo litoral através das rochas e dos túneis naturais. É pouco frequentada e tranquila. No alto dos penhascos existem dois miradouros que permitem desfrutar da bela paisagem.




Está situada na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve, EN125, passando pela Caramujeira. Para chegar á praia temos de seguir por uma estrada estreita de via única, onde há ao longo do percurso espaços para nos desviarmos, caso venha algum carro em sentido contrário. O caminho para a praia percorre campos com matos típicos de barrocal, onde abundam alfarrobeiras de cheiro adocicado. Mais perto do mar crescem exuberantes matos litorais com zimbro e espécies típicas das arribas como o funcho-do-mar, a barrilha, a salgadeira e o vistoso pampilho-marítimo.




Após alguns kms por uma paisagem natural muito bonita, passamos à frente do empreendimento do Luís Figo e do Paulo China o Suites Alba Resort & Spa.




Mais à frente chegamos à zona de estacionamento sobre a praia. Ao descer da zona de estacionamento para a praia, um painel informativo avisa contra os perigos existentes ao passear pelas rochas circundantes. 




É uma praia de pequena dimensão situada numa baía bem protegida por falésias, típicas desta zona da costa algarvia. As rochas formam reentrâncias e abrigos, bem como belas piscinas naturais.




A oeste da praia de Albandeira há uma segunda baía rochosa, que quando está maré-cheia, penso que só será possível ter acesso a nado ou de barco, nós tivemos sorte e conseguimos passar através de um túnel escavado por baixo das rochas para esta baía. É realmente um local muito bonito.




Serviços de apoio disponíveis: Estacionamento amplo e ordenado. Bodyboard, Surf, Restaurante, Bar. Não dispõe de cadeiras ou toldos. Não dispõe de vigilância balnear.

Alojamento na região de Lagoa
para poder visitar e usufruir desta lindíssima praia:
■ Quinta do Paraiso, Carvoeiro – Foi onde eu fiquei e simplesmente adorei. 






■ Suites Alba Resort & Spa, sobre a falésia da praia de Albandeira, perto da Praia do Carvoeiro
■ Colina Da Lapa Club, Vale da Lapa Sesmarias – Alfanzina
■ Terrace Club Apartamentos, Quinta das Palmeiras – Alporcinhos
■ Parque de campismo de Ferragudo


É uma praia bastante acolhedora onde se pode descansar tranquilamente ou apreciar a natureza percorrendo e explorando as várias grutas e piscinas naturais. Algumas rochas na costa perto da praia de Albandeira são tão íngremes e acidentadas que apenas as gaivotas conseguem encontrar um lugar para descansar.

Vá conhecer. Vale a pena.



“Tenho a impressão de ter sido uma criança brincando à beira-mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continua misterioso diante de meus olhos. “ (Isaac Newton)

3 comentários:

  1. Que maravilha de lugar!Adorei!beijos,lindo dia,chica

    ResponderEliminar
  2. Amiga...linda demais esta praia... que passeio tão bom para ficar em contato com a natureza...
    Beijos
    Valéria

    ResponderEliminar
  3. Maria, tudo tão lindo, simplesmente!
    Suas imagens me encantam de tanta beleza, viajo visitando seu blog!
    Voltarei aqui sempre que puder, com certeza!
    Um grande abraço cheio de Luz e Paz!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo