20/05/2010

Rosa - A Rainha das flores



As Rosas são consideradas rainhas entre todas as flores. Elas conservam um perfume agradável, podem ter diversas cores, tonalidades e formatos, desde vermelhas, brancas, amarelas ou rosas, são magníficas e sedutoras.




O nome vem do latim rosa e do grego rhodon , de origem asiática, elas estão entre as flores cultivadas, mais antigas do mundo. Há pelo menos 4 mil anos antes de Cristo, os assírios, babilónios, egípcios e gregos já usavam esta flor como elemento decorativo e para cuidar do corpo e em banhos de imersão.




Anacreonte, o fabuloso poeta grego, deixou escrito que quando o mar criou Vénus, a terra, invejosa, mostrou que também podia criar a perfeição de beleza, produzindo a rosa. Quando os deuses viram a flor, prestaram homenagem à sua perfeição dotando-a do aroma do néctar. Então a rosa passou a ter aroma semelhante à sua beleza.




No Egipto, Cleópatra atapetou o hall de seu palácio com 18 polegadas de rosas para receber o grande general romano Marco António. Nas festas romanas, os participantes coroavam suas cabeças com rosas. Durante o império romano foi criado um feriado – Rosália – em honra da flor.




Existem milhares variedades de rosas conhecidas. Uma das figuras históricas que impulsiona a popularidade da rosa nos tempos modernos é a Imperatriz Josefina, apaixonada pelas rosas. No seu jardim, no “Chateau de Malmaison”, possuía uma das maiores colecções da Europa que, aliás, não parou de crescer até a sua morte em 1814. Foi igualmente em França que, em 1816, surge a primeira rosa Hibrida Perpetua – a “Rose du Roi” – produzida nos jardins reais de Sèvres, em Paris.

Rosa Rosas - amizade, carinho, gratidão, agradecimento



Ao todo, 126 espécies originais silvestres resultaram, com o passar dos séculos e a intervenção da civilização, em mais de 30000 híbridos, agora espalhados por todo mundo, , surgindo todos os dias novos cruzamentos e melhoramentos.




As rosas podem ser classificadas como silvestres, contemporâneas de jardim ou antigas de jardim. Podem ser de porte arbustivo, trepadeiras, de corte, de flores agrupadas, miniaturas, de flores grandes, etc




O cultivo de rosas é considerado uma arte, além de ser muito agradável à alma. As rosas enaltecem o jardim ou o ambiente dando ar de requinte e delicadeza.

Rosa Vermelha - amor, paixão



Onde plantar
De preferência, num local ensolarado e bem arejado. Para florescer bem e praticamente o ano todo, a roseira precisa de sol pleno, ou seja, pelo menos de 6 a 7 horas diárias de luz solar directa. Recomenda-se um local arejado, para evitar a o surgimento de fungos nas folhas e flores, especialmente em regiões chuvosas.

Solo:
As roseiras podem desenvolver-se bem em qualquer tipo de solo, mas é preferível garantir uma terra mais para argilosa, que tenha boa drenagem. O solo rico em húmus é especialmente benéfico para as rosas. Quanto ao pH, o índice ideal situa-se entre 6,5 e 7 (neutro). Em lojas de produtos para jardinagem, é possível adquirir kits para medir o pH do solo. 


Rosa Amarela - felicidade, amizade



Período ideal para plantar:
Se o plantio for feito com mudas "envasadas" (normalmente vendidas em sacos plásticos), não há restrição para o plantio: pode ser feito em qualquer época do ano, mas os especialistas recomendam evitar os meses mais quentes, sempre que possível. Já para o plantio com mudas chamadas de "raiz nua", o período mais indicado vai da segunda metade do Outono à primeira metade da Primavera.




Rega:
Logo após o plantio das mudas e até a primeira floração, regue moderadamente, mas todos os dias. Depois disso, recomenda-se regar uma vez por semana no Inverno e duas vezes por semana em época de seca.
Uma dica: a terra deve permanecer ligeiramente seca entre uma rega e outra.

Luz: Prefere locais com boa luminosidade. Evitar falta ou excesso de luz.

Temperatura: Cultura mesotérmica. As rosas preferem temperaturas amenas.

Rosa Laranja - fascínio, encanto



Adubação
De preferência, deve-se fazer de 2 a 3 adubações anuais: a primeira logo após a poda anual (entre Julho e Agosto); a segunda entre Novembro e Dezembro e a terceira entre os meses de Janeiro e Fevereiro.

Floração:
As roseiras dão rosas desde a Primavera até Outono.

Rosa Branca - pureza, paz


Quando deve ser feita a poda
A primeira poda deve ser feita cerca de um ano após ter sido plantada e repetida todos os anos. Em termos gerais, a época da poda da roseira será na Primavera. No entanto, se for uma zona muito fria, é aconselhável também podar no Outono, para que elas não sofram danos fortes durante o Inverno.

Transplantação: A melhor altura para proceder ao transplante de roseiras é durante o fim de Inverno ou Início da Primavera.




Multiplicação: Semente, estacas ou por enxertia de garfo ou de borbulha.

Pragas e doenças: Nemátodos, afídeos, ácaros, cochonilha, tripés, podridão.

São as mais presenteadas por simbolizarem os mais belos sentimentos, o amor, amizade, gratidão, respeito, carinho, enfim um mundo de emoções. Para além de decoração as rosas são usadas na produção de cosméticos, remédios e infusões para chás aromáticos.

São sempre um presente de charme independentemente da cor ou tipo, elas agradam a todos os gostos.

Fontes: “Mundodeflores”, “jardimdeflores”; “portalmundodasflores”;PlantasdeInterior”, “Jardicentro - Autor: André M. P. Vasconcelos”
Fotos: Pessoais




"Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa." (Antoine de Saint-Exupéry)

4 comentários:

  1. Maria minha flor de amiga...amei as dicas maravilhosas que você nos deu sobre as Rosas...como são encantadoras...lindas demais!
    Não tenho rosas em meu jardim...me deu vontade de cultivá-las, diante de tanta beleza.
    Beijos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  2. Minha querida.....

    Cheguei a me sentir dentro de um sonho lindo!!!
    Obrigada pelas informações, coroadas de beleza, de puro encantamento...da mais intensa poesia que é a vida...criação de Deus!
    Lindo!
    Beijo carinhoso
    Bea

    ResponderEliminar
  3. Minha querida Maria
    Que post maravilhoso.Adoro Rosas e são todas lindas.
    Vou levar uma se não te importas.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  4. Olá querida
    Estou encantada, amo rosas, todas são lindas.
    Com muito carinho BJS.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo