26/05/2010

Cleópatra – A mais famosa Rainha do Egipto

Cleópatra VII Thea Filopator nasceu em 69 a.C., na cidade de Alexandria, cidade situada no Delta do Nilo e foi a última faraó e rainha da dinastia de Ptolomeu.


Embora fosse egípcia por nascimento, pertencia a uma dinastia macedónica que se estabelecera no Egipto em 305 a.C., quando o general macedónio Ptolomeu tomou o título de rei.


Era filha de Ptolomeu XII apelidado Auletes (tocador de flauta) e diz-se de Cleopatra VI Trifena. O nome Cleópatra significa "glória do pai", Thea significa "deusa" e Filopator "amada por seu pai".

É uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade e um dos governantes mais famosos do Egipto, tendo ficado conhecida somente como Cleópatra. Nunca foi a detentora única do poder na sua terra natal - de facto co-governou sempre com um homem ao seu lado: o seu pai, o seu irmão (com quem casaria mais tarde) e, depois, com o seu filho. Contudo, em todos estes casos, os seus companheiros eram apenas reis titularmente, mantendo ela a autoridade de facto.



Segundo Plutarco, Cleópatra Falava fluentemente egípcio, árabe, persa, aramaico, etíope, somali, além de suas línguas maternas. A sua primorosa educação, proporcionou-lhe a bagagem intelectual para, que pudesse manipular personagens importantes da sua época com o único objectivo de manter o Egipto como um estado independente.

Não era considerada bonita, ela devia o domínio que exercia sobre os homens que se aproximaram dela à inteligência brilhante, sedutora, feita de mil facetas, viva, fulgurante, capaz de cegar.


Em 58 a.C. o pai de Cleópatra Ptolomeu XII , foi obrigado a abandonar Alexandria, devido à sua má política interna e externa, que fez com que perdesse a ilha de Chipre, tradicionalmente egípcia, motivando revolta entre os seus súbditos. O poder ficou nas mãos da sua filha Berenice IV, que foi eleita a nova soberana. Dois anos mais tarde com a força das armas e a ajuda do governo romano da Síria conseguiu recuperar o trono, mas como Berenice reagiu e não quis devolver-lhe o poder, mandou executá-la.


Quando o faraó morreu em 51 a.C., tinha quatro filhos legítimos ainda muito jovens, dois rapazes ambos chamados Ptolomeu, e duas meninas Arsinoé de 14 anos e Cleópatra. Antes de falecer, Ptolomeu o ultimo grande faraó da era ptolomáica, nomeou os seus filhos, Cleópatra a mais velha e Ptolomeu XIII, como novos soberanos do Egipto. Cleópatra subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade. Seguindo o costume da sua dinastia, Cleópatra casou com o irmão que teria cerca de quinze anos de idade.

Gostava de luxo e costumava enfeitar-se com jóias de ouro e pedras preciosas ( diamantes, esmeraldas, safiras e rubis ), que encomendava de artesãos ou ganhava de pessoas próximas e familiares.


Os monarcas estavam rodeados por homens da corte que ambicionavam o poder e que exerciam um forte domínio sobre o irmão de Cleópatra, sendo de referir Teódoto, preceptor de Ptolemeu XIII, o eunuco Potino e o oficial do exército Aquilas. Estes cedo se aperceberam que Cleópatra queria governar sozinha, assim os conselheiros colocaram o povo de Alexandria contra Cleópatra, que foi obrigada a fugir para o sul do Egipto e depois para a Síria.

A rainha não se dá por vencida e consegue juntar um pequeno exército de mercenários, tendo regressado ao Egipto para lutar contra o irmão que era controlado por Aquilas, um egípcio chefe do exército real.


Entretanto a situação internacional altera-se quando a 9 de Agosto de 48 a.C. Pompeu é vencido por César na Batalha de Farsália, na Tessália. Após a derrota procura refúgio em Alexandria, tendo Ptolomeu XIII declarado que aceitava recebê-lo. Contudo, o verdadeiro plano do rei consistiu em ordenar a morte de Pompeu, julgando que desta forma agradaria a César. No entanto, esta atitude não agradou a César que acabou por tomar Alexandria.

O objectivo de César era mediar a questão entre Cleópatra e o seu irmão, em benefício de Roma. Assim Cleópatra e Ptolomeu, ela na fronteira do deserto e ele em Pelusa, receberam o convite de César para se apresentar diante dele.

Afastada do palácio real, Cleópatra compreendeu que era preciso rapidamente conseguir o apoio de César. Sedutora e extremamente inteligente, sabia muito bem como utilizar o poder que detinha. Num plano audacioso e arriscado, ela enviou a si própria, embrulhada dentro de um tapete, como presente a Júlio César. Após desenrolar-se do tapete, o seu argumento foi tão ousado quanto o seu plano, ao dizer que havia ficado encantada com as histórias amorosas de César e por isso queria conhece-lo. Não demorou a conquistar o conquistador e tornou-se, assim, sua amante, o que ajudou a estabelecer o seu poder no país.


Numa tentativa de solucionar a crise César procurou que o testamento de Ptolemeu XII fosse respeitado e confirmou Cleópatra e Ptolemeu XIII como co-regentes do Egipto. Para além disso, propôs que os irmãos mais novos de Cleópatra, Arsínoe e Ptolemeu XIV, deixassem o Egipto e se tornassem soberanos de Chipre.

Contudo, Arsínoe era ambiciosa e conseguiu que o exército a declarasse rainha do Egipto. Arsínoe mandou matar o oficial Aquilas que começava a fazer-lhe oposição e em breve o seu irmão Ptolemeu XIII juntou-se à sua causa. Em 47 a.C. o exército egípcio seria derrotado por César. Arsínoe foi feita prisioneira e Ptolemeu XIII morreu. Cleópatra casa com o seu irmão mais novo Ptolemeu XIV que só tinha 6 anos.

Em Junho de 47 a.C. Cleópatra deu à luz Ptolomeu XV César, conhecido como "Pequeno César" (Cesário).

Em 46 a.C., a convite de César, Cleópatra instala-se em Roma, com o filho e Ptolomeu XIV, onde é recebida como uma rainha por César, mas para o povo romano ela não era mais do que sua amante. César, nunca se importou com o povo, que não gostava da egípcia e construiu em sua honra uma estátua de ouro no templo de Vénus. Porém, o descontentamento era tal, que em 15 de Março de 44 a.C., Júlio César foi assassinado durante uma reunião do Senado romano.


Com a morte de César, Cleópatra compreendeu que a sua vida e do seu filho corriam perigo e voltou para o Egipto. De volta a Alexandria, o seu marido Ptolomeu XIV morre em circunstâncias misteriosas e ela elevou ao poder Cesário, então com 3 anos de idade.

O país mais rico do mundo estava em declínio económico e político. Mas Cleópatra utilizou de toda a sua habilidade administrativa para melhorar a situação explorando as estradas de comércio e a rota das caravanas.

Em Roma após as lutas sucessórias, dois generais assumiram o poder político do Império: Octávio e Marco António. O primeiro ficou em Roma junto ao Senado, enquanto que o segundo de temperamento mais romanesco do que seu parceiro de poder, ficou no Oriente. Foi Marco António quem solicitou um encontro com Cleópatra em Tarsus. Cleópatra aceitou o encontro, porém, de acordo com a sua própria conveniência.

A rainha sabia que não poderia manter a unidade de seu reino contra a invasão dos romanos e que seria necessária uma outra aliança para que não fosse atacada. Decidiu então conquistar Marco António, membro do Triunvirato que governava a República Romana. Contam que para conquistá-lo, preparou uma grande festa em sua honra, onde não faltaram presentes, belas mulheres e onde se utilizou de todos os seus encantos para seduzi-lo.


Marco António não pode resistir a Cleópatra e durante um ano viveram em festa permanente. A rainha ficou grávida de gémeos, mas o romano não pode vê-los nascer, pois no começo do ano 40 a.C., teve que retornar à Roma, pois Fúlvia, sua esposa, participava de uma conspiração contra Octávio. No final do ano a sua esposa morreu e firmou um acordo de paz com Octávio e em sinal de amizade, casou-se com a irmã deste, Otávia.
Cleópatra seguiu reinando o Egipto. Quatro anos depois Marco António regressou e tiveram o seu terceiro filho, Ptolomeu Filadelfo. Durante algum tempo, Marco António não obteve êxito nas suas conquistas, perdendo muitos soldados e terras, até que finalmente invadiu a Arménia e regressou triunfante à Alexandria.


Cleópatra foi coroada "Rainha dos reis" e todos seus filhos receberam títulos reais.
Marco António e Cleópatra eram fortes aliados e tinham grandes ambições. Recuperaram alguns territórios que a família da rainha havia controlado no passado. Porém Octávio sabendo da ambição de ambos, informou ao Senado romano que Marco António era um traidor. Também tinha considerado o divórcio de Marco António com sua irmã uma ofensa.

No final de 32 a.C., Octávio declarou guerra à Cleópatra e ao Egipto. Marco António actuou na guerra como aliado de Cleópatra contra Roma.

Em 31 a.C foram derrotados na famosa batalha de Áccio e em 30 a.C ambos cometeram suicídio.
Os dois filhos gémeos de Cleópatra perderam-se na história. Octávio matou Cesário, impedindo definitivamente qualquer hipótese de prosperidade política para o filho da rainha. Alexandria deixou de ser um lugar dedicado ao saber, passando a ser uma mera província subordinada aos representantes do poder romano.

Mas Cleópatra a última rainha do Egipto, nunca foi esquecida. Foi uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade e um dos governantes mais famosos do Antigo Egipto.

Fontes: Historianet; Wikipédia; Enciclopédia Larousse; HistóriaUniversal; outros


“Todos os homens morrem, mas nem todos vivem.” (William Wallace)

4 comentários:

  1. Maria amiga, muito legal você mostrar mais detalhes sobre Cleópatra, uma mulher forte, poderosa, mas também com suas desventuras.
    Tenhas um lindo dia!
    Beijos
    Valéria

    ResponderEliminar
  2. Interessante a história de Cleópatra...
    Gostei...
    Bjs
    Mila

    ResponderEliminar
  3. Olá querida
    É uma bela história, tão forte que permanece até os dias de hoje.
    Com muito carinho BJS.

    ResponderEliminar
  4. Depois de tantos homens estava na altura de falares do sexo forte, as mulheres :P

    DI

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo