21/09/2014

TAMAN NEGARA National Park


Taman Negara National Park é o maior parque nacional da península da Malásia. É famoso pelas suas florestas, aves e insetos. Foi criado nas montanhas Titiwangsa, na Malásia, em 1938/1939 tendo nessa altura a designação de Parque Nacional do Rei George V. Foi renomeado para Taman Negara, após a independência, o que significa, literalmente, "parque nacional" em malaio.

Taman Negara tem uma área total de 4,343 km ² e tem a reputação da mais antiga floresta tropical do mundo, estimada em mais de 130 milhões de anos. A flora e fauna evoluiram naturalmente ao longo de centenas de milhões de anos sem qualquer interrupção ou grandes calamidades.

O Parque abrange três estados, Pahang, Terengganu e Kelantan, cada um com a sua própria legislação. A promulgação Taman Negara (Pahang) n º 2 de 1939 é aplicada no estado de Pahang, a promulgação Taman Negara (Kelantan) n º 14 de 1938, no estado de Kelantan ea promulgação Taman Negara (Terengganu) n º 6 de 1939 no estado de Terengganu. Os decretos têm conteúdos semelhantes. Taman Negara Pahang é o maior com 2,477 km ², seguido de Taman Negara Kelantan com 1,043 km ² e Taman Negara Terengganu com853 km ².


Foto: wikipedia_Vladimir Yu


Gunung Tahan é a montanha mais alta da Malásia Peninsular, atingindo 2187 m de altitude, sendo um destino de montanhistas muito popular.


Foto: wikipedia_AShaiful AzmanBin Abdul& Rahim Kem


O parque tem uma rica e diversificada fauna e flora, havendo várias atrações geológicas e biológicas. É um destino de ecoturismo famoso na Malásia.


Foto: www.tamannegarapahang.com


É a casa de alguns mamíferos raros, como o Tigre da Malásia, Rinoceronte da Sumatra, Malayan Gaur e o elefante asiático. Aqui se encontram também aves espectaculares, como a Grande Argus (uma especie de faisão), e o raro Malayan peacock-pheasant (Malayan Pavão-faisão), é um paraíso para observadores de pássaros. Cerca de 300 espécies de aves foram registradas no Parque.


Foto: wikipedia_Sakurai

Foto: www.birdtourmalaysia.com


Um ponto famoso para nadar em água limpa e fresca é Lata Berkoh a cerca de 8,5 km de caminhada pela selva de Kuala Tahan. O rio tem água rasa mas rápida sendo conveniente ter cuidado com as correntes fortes e não ficar muito longe do banco. A profundidade é inferior a um metro, sendo características as quedas de água e os rápidos.


Foto: www.tamannegarapahang.com


Para apreciar a exuberante paisagem vista do rio o ideal é um passeio de barco.
O Kelah Fish Sanctuary foi criado pelo Departamento de Vida Selvagem como parte do programa de pesquisa e conservação do peixe Kelah, também conhecido como Malásia Mahseer.


Foto: www.tamannegarapahang.com


Canopy Walk - Taman Negara é famosa pela maior ponte suspensa da Malásia e do mundo, com 530 metros. A ponte atravessa a floresta por cima da copa das árvores a uma altura entre de 25m-40 m. Uma forma extraordinária de ver a fauna e flora.


Foto: wikipedia_RoB


Para os mais aventureiros uma das atrações possíveis são as caminhadas pela selva, que podem ter diferentes durações.

Quanto ao clima, a estação seca vai de fevereiro a setembro e é a melhor época para visitar o parque.

Todos os visitantes do parque devem obter autorização do Departamento de Vida Selvagem e Parques Nacionais. As autorizações de entrada do parque podem ser adquiridas no momento da chegada, na sede do parque, na aldeia do parque, Kuala Tahan.


Foto: www.trekeart.com_Laetitia Buczaczer


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.tamannegara.org/; http://www.tamannegara.asia/bukit-teresek/; http://www.tamannegarapahang.com; http://www.animalphotos.me; http://www.panoramio.com/photo/72758319; http://www.birdtourmalaysia.com; www.indcen.se; https://www.flickr.com/photos/timmelling/5235703366/; outros net


9 comentários:

  1. Olá Maria! Passando para agradecer a tua visita e amável comentário, bem como o belíssimo passeio turístico que me proporcionaste pelo lindo Tamam Negara.

    Beijos e um ótimo domingo Para ti e família.

    Furtado.

    ResponderEliminar
  2. Olá, querida Maria
    Um post maravilhoso...
    Com lindas paisagens de encantar...
    Bjm fraternal

    ResponderEliminar
  3. Oi Maria!
    Lindas fotos e salve a natureza!
    um grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Maravilha de parque.Lindas imagens e post! Ótima semana! bjs, chica

    ResponderEliminar
  5. Maria, nunca tinha ouvido falar deste parque, um local absolutamente espetacular.
    Obrigada por partilhar.
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria
    Um parque belíssimo! Que a mão destruidora do ser humano não atinja essa magnífica estação da natureza.
    Beijos e um bom domingo pra você

    ResponderEliminar
  7. Que parque espewtacular! Não conhecia. As paisagens são maravilhosas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Exótico e maravilhoso. Pena que eu tenha um pouco de medo desse parques que parecem selvas. rs é muita aventura para a minha cabeça. rs Parabéns

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo