22/08/2014

O encanto das Casas Vitorianas

As Casas vitorianas são lindas, elegantes, muitas vezes de cores alegres e brilhantes, elas sempre me fascinaram. Hoje vamos divagar o olhar por algumas destas bonitas casas.


Foto: hqdesktop.net

Foto: hqwide.com


Surgiram no reinado da rainha Victoria ( 1837-1901 ), tendo uma ampla gama de estilos arquitetónicos. A partir do início do classicismo herdado de Arquitetura da regência , o estilo italiano ganhou influência na década de 1840 e 1850 , e o estilo neogótico tornou-se predominante na década de 1880.


Foto: hqwide.com

Foto: hqwide.com

Foto: hqwide.com


Em São Francisco, nos Estados Unidos, são bem conhecidas e estão entre as principais atrações da cidade as "Painted Ladies". A partir de meados da década de 1800 ao início do século XX, cerca de 50.000 casas em estilo vitoriano e eduardiano foram construídas nesta cidade. As "Painted Ladies" são pintadas em três ou mais cores embelezando ou melhorando os seus detalhes arquitetónicos.


Foto: 1ms.net


As Casas vitorianas não têm um estilo único, elas podem apresentar um estilo adaptado aos materiais de construção locais e costumes, como acontece em Sydney , na Austrália, Melaka e na Malásia.


Foto: wall.alphacoders.com

Foto: www.1zoom.net


Na arquitectura vitoriana o estilo Rainha Anne é o mais reconhecível, sendo de referir entre as suas principais características, as torres de canto, as janelas panorâmicas e um design bastante ornamentado.


Foto: hqscreen.com

Foto: www.scenicreflections.com


Fontes e Fotos: Wikipedia, www.scenicreflections.com; hqscreen.com; www.1zoom.net; wall.alphacoders.com; www.fallfade.com; 1ms.net; hqwide.com; outros net.

9 comentários:

  1. oi minha amiga,

    só uma palavra:
    espetacular...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Oi Maria,

    que lindas imagens, amo este estilo de casas, são românticas e encantadoras.

    Bejim.

    ResponderEliminar
  3. São lindas, eu gosto muito, bela postagem, amiga. Um bom fim de semana.Um beijinho.
    Miuíka

    ResponderEliminar

  4. Olá, Maria
    Você, sempre encantando-me, com as suas Maravilhosas postagens/fotos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Fotos de tirar o fôlego! Cada uma mais linda que a outra, difícil até escolher/eleger uma entre tantas belezas arquitetônicas. Os jardins que fazem parte das paisagens também são belíssimos! Uma escolha de primeira, amiga, que trouxeste para compor tua postagem.
    Deixo para iluminar o resto do teu final de semana um montão de estrelas e um punhado de sorrisos, com meu carinho,
    Helena

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria! Como sempre, nos presenteias com belíssimas imagens. Acredito que nessa época as ruas eram bem mais bonitas devido a beleza das casas, muito diferentes dos espigões de hoje.

    Beijos e um ótimo domingo para ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderEliminar
  7. Têm um encanto único.

    Me seduziram, fiquei fã.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Apaixonantes imagens querida... Amei!!
    Doce semana... Bjo grande!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo