12/11/2022

Sol Posto - Poema de Florbela Espanca





Sol posto. O sino ao longe dá Trindades
Nas ravinas do monte andam cantando
As cigarras dolentes... E saudades
Nos atalhos parecem dormitando...

É esta a hora em que a suave imagem
Do bem que já foi nosso nos tortura
O coração no peito, em que a paisagem
Nos faz chorar de dor e d'amargura...

É a hora também em que cantando
As andorinhas vão p'lo meio das ruas
Para os ninhos, contentes, chilreando...

Quem me dera também, amor, que fosse
Esta a hora de todas a mais doce
Em que eu unisse as minhas mãos às tuas!...


Florbela Espanca
In ‘O Livro D’ele’ (1915 – 1917)




13 comentários:

  1. Depois de um tempo sem vir aqui,me deparo com tão lindo poste. Amo essa poeta sem comparações!
    Bom fim de semana,Maria!

    ResponderEliminar
  2. Bella imagen, buen fin de semana. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia de sábado, querida amiga Maria!
    Sempre com escolhas primorosa e lindas.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Linda imagem e poesia bem escolhida! beijos, ótimo fds! chica

    ResponderEliminar
  5. Sempre me deliciam os Poemas de Florbela Espanca, minha musa, minha guia...
    Parabéns por esta boa escolha, Maria.



    Beijo
    SOL da esteva

    ResponderEliminar
  6. Sou um confesso fã dos sonetos de Florbela Espanca.
    .
    Cumprimentos poéticos … feliz fim de semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  7. Para mim das melhores Poetisas! Amei :)
    .
    Nas pedras, as ondas beijam com afeição
    .
    Beijo e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Un bonito poema al que uniste una imagen maravillosa.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  9. Excelente escolha.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
  10. Aplaudindo daqui mais uma notável escolha poética!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo