13/11/2022

Passeio pelo Alentejo para Visitar o Alqueva




No inicio de outubro fomos passear uns dias pelo Alentejo, o nosso objetivo principal foi:

Visitar o Alqueva e os locais ao seu redor


Construída com o objectivo de regadio para toda a zona do Alentejo e produção de energia eléctrica, a Barragem do Alqueva possui uma albufeira com 250 km2 sendo considerada o maior lago artificial da Europa Ocidental. Abrange 5 concelhos do Alentejo: Portel, Moura, Reguengos de Monsaraz, Mourão e Alandroal, só não visitámos este último.




Alguns dos locais por onde passámos:

🔷 A nossa primeira paragem foi na cidade Reguengos de Monsaraz
Reguengos de Monsaraz, passou a cidade em 2004 e é sede do município de Reguengos de Monsaraz  pertencendo ao distrito de Évora. O município está subdividido em 4 freguesias: Campinho, Corval, Monsaraz e Reguengos de Monsaraz. Na cidade é de salientar a ampla e linda Praça da Liberdade, a Igreja Matriz de Santo António e o Parque da cidade.




🔷 Centro Histórico da Herdade do Esporão
Saímos do centro da cidade e ainda em Reguengos, seguimos até à Herdade do Esporão  (uma das mais antigas unidades de enoturismo em Portugal), para irmos conhecer o seu Centro Histórico. Este emblemático local é composto por uma porta fortificada em arco, com uma escada em caracol pela qual se acede ao terraço defensivo, pela Ermida de Nossa Senhora dos Remédios e pela Torre ou Castelo do Esporão, erguida pelo Morgado D. Álvaro Mendes de Vasconcelos, entre os anos 1457 e 1490.




🔷 Monsaraz
Continuámos a nossa viagem até à linda e charmosa vila medieval em Monsaraz . Localizada no alto de uma colina, esta típica vila medieval de ruas estreitas em pedra, casas brancas e recantos encantadores, fica dentro de muralhas e é protegida pelo Castelo de Monsaraz, do qual se tem uma vista deslumbrante, sobre a paisagem alentejana e a albufeira do Alqueva. Para além de passear pelas suas ruas e apreciar as lojinhas de artesanato, há também a salientar a Casa da Inquisição, o Largo Dom Nuno Álvares Pereira onde se encontra a Igreja Matriz da Nossa Senhora da Lagoa e o Pelourinho de Monsaraz, estando em frente a igreja da Misericórdia.





🔷 Alojamento na Herdade dos Delgados
Seguimos para o local onde íamos ficar instalados durante as nossas mini férias, a Herdade dos Delgados. Localizada a cerca de 2 km de Mourão, tinha um ambiente tranquilo, o quarto era elegante e espaçoso ficando de frente para a albufeira do Alqueva, o seu pessoal simpático e profissional, em suma, um local super agradável.




🔷 Praia Fluvial de Mourão
Após colocarmos as nossas coisas no quarto, decidimos sair para ir ver o pôr do sol na Praia Fluvial de Mourão que ficava apenas a cerca de 5 minutos de carro. Como fomos um pouco antes deu para descansar e apreciar toda aquela paisagem tranquila e bela. O pôr-do-sol foi realmente espetacular!




🔷 Vila de Mourão
No 2º dia começámos por ir conhecer a vila ali mesmo ao lado, a vila de Mourão. De salientar nesta encantadora o Jardim da Praça Pública, a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias, a Igreja da Santa Casa da Misericórdia, o Parque de Merendas com uma linda Praia Fluvial e o seu altaneiro Castelo, do qual se tem uma vista panorâmica incrível.





🔷 Cromeleque do Xarez/Xerez
Seguimos na direção de Reguengos de Monsaraz para ir conhecer o Cromeleque do Xarez/Xerez. Construído entre os inícios do 4º milénio e meados do 3º milénio A.C., é constituído por 55 menires de granito, com uma altura que varia entre 1,20 metro e 1,50 metro, dispostos à volta de um grande Menir central de cerca de 4 metros de altura. Localizava-se originalmente a cerca de 5 km a Sul de Monsaraz, em frente ao monte do Xerez, devido à construção da barragem do Alqueva, teve de ser transferido do seu local original para as imediações do Convento da Orada, na aldeia do Telheiro.




🔷 Continuámos o nosso passeio e fomos almoçar na Praia Fluvial de Monsaraz. Após o almoço fomos ver a Anta 2 do Olival da Pega.

A Anta faz parte do conjunto Megalítico do Olival da Pega, datado de 3500 a 3000 a.C. que é composto pelas Antas 1 e 2. Nas escavações arqueológicas realizadas em ambas as antas, foi encontrado um vasto espólio. Segundo estudos arqueológicos, faz parte de uma necrópole coletiva com quatro áreas funerárias anexas, para além do dólmen. 




🔷 Menir dos Namorados
Continuando a deambular, a paragem seguinte foi para observar na freguesia do Corval, o interessante Menir da Rocha dos Namorados. Com cerca de mais de dois metros de altura, este menir é constituído por um bloco de granito natural, apresentando uma forma semelhante à de um cogumelo ou de um útero.




🔷 Campinho
A próxima localidade onde parámos foi Campinho, uma tranquila e típica aldeia ribeirinha do Alqueva. De salientar na aldeia a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus e um belíssimo e amplo Parque de Merendas, com todas as condições e junto às margens do grande Lago do Alqueva.




🔷Passámos pela Marina da Amieira, o principal ancoradouro do Alqueva e seguimos até Espanha indo a Villanueva del Fresno. Como era Domingo estava tudo fechado, mas deu para passear pela localidade.




🔷 Portel
No 3º e último dia na região, logo de manhã rumamos até à vila medieval de Portel. A dominar a vila está o seu imponente Castelo, cuja construção foi iniciada por D. João Peres de Aboim em 1261. Exteriormente, o Castelo de Portel estava bem preservado e os espaços envolventes eram muito agradáveis, tendo-se lá do alto uma vista espetacular. Tivemos pena de não poder visitar o seu interior, mas estava fechado para obras de restauro.




Junto ao Castelo, está a Praça de Dom Nuno Alvares Pereira e nela se encontram a sua estátua, o interessante edifício da Câmara Municipal, a Igreja da Misericórdia e a Capela de Santo António. Ainda passámos pela Igreja Matriz e pelo Parque que fica na parte de trás, o Parque da Matriz, onde se encontra o nome da vila em grandes letras ornamentais, o que permite uma foto espetacular com o castelo e as casas da encosta como fundo.




🔷 Barragem do Alqueva
Saímos de Portel e seguimos para ir conhecer a estrutura da Barragem do Alqueva, que fica sensivelmente a 22 km de distância.

Situada no rio Guadiana, é uma barragem em arco, com uma altura de 96 metros acima da fundação e um comprimento de coroamento de 458 metros. Junto dos muros da barragem encontra-se uma frase em enormes letras de metal "On a clear day you can see forever", obra do artista João Louro.




🔷 Moura
Seguimos o nosso caminho e fomos almoçar em Moura. Nesta bela cidade, passeámos pelas lindas e floridas ruas do seu centro histórico, pelo Jardim Doutor Santiago e fomos conhecer o Castelo e Torre do relógio, tendo subido até ao topo de ambos, onde podemos apreciar melhor a cidade e toda a paisagem ao seu redor. Na torre de menagem do castelo, encontra-se instalado o Núcleo de Armaria, um museu com uma importante coleção de punhais, pistolas e espadas.





Após a visita regressámos à Herdade dos Delgados.

🔷 São Marcos, Corte de Pinto e Mina de S. Domingos
No 4º dia das nossas mini férias, fizemos o chek-out no hotel e seguimos um pouco mais para sul, passando por São Marcos na freguesia de Vila Nova de S. Bento (onde fica o monte que era dos meus avós maternos) e terminando a nossa viagem na Corte do Pinto, aldeia onde temos uma casa que era dos meus avós (paternos). No final da tarde fomos ainda ver o pôr do Sol na Praia Fluvial da Tapada Grande na Mina de S. Domingos.




Passámos a noite na nossa casa e no dia seguinte regressámos a Lisboa.

Foram uns dias absolutamente fantásticos!

Texto explicativo: Wikipédia; https://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/; https://arqueologia.patrimoniocultural.pt/; http://www.monumentos.gov.pt/; https://www.cm-portel.pt/;
Fotos: Pessoais


21 comentários:

  1. Enjoyed your trip you have shared, thank you. That's a massive structure.

    ResponderEliminar
  2. Тепло и солнечно на душе от красоты Португалии и от Ваших улыбок. Спасибо за приятные минуты

    ResponderEliminar
  3. Un séjour court mais rempli de belles visites. Tu as créé de bien jolies cartes postales. Le coucher du soleil est tout le temps un moment fantastique.
    J'aimerais beaucoup visiter Moura et ses rues fleuries.
    Merci d'avoir partager ce séjour avec nous.
    Bises

    ResponderEliminar
  4. Maravilhosas tuas fotos e que bom visitar lugares lindos assim! beijos, ótimo dia! chica

    ResponderEliminar
  5. Wonderful area to visit, Maria. I am sure that you felt refreshed after this little getaway.

    ResponderEliminar
  6. passando para desejar um lindo domingo bjs saude

    ResponderEliminar
  7. Um passeio fantástico. Lindas fotos e artigo. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Looks like a very nice trip. I like the photos very much. Thanks for sharing. Have a good day :)

    ResponderEliminar
  9. Lindo post ! Uma verdedeiro tour :)
    Nunca tive nesta zona do país mas adorava lá passear !
    Os teus mosaícos/postais são lindos ! A Maria tem jeito ;)
    Bjs e boa semana !
    Anna

    ResponderEliminar
  10. Fue un bonito recorrido, me encantó verlo. Algunos de esos pueblos los conozco. Besos.

    ResponderEliminar
  11. Gosto tanto do Alentejo! Que passeio tão bonito e que belas imagens nos trouxe! Tantas saudades e tão boas recordações... obrigada!

    ResponderEliminar
  12. Maria,
    Parabéns pelo passeio completo!
    Muito obrigada por nos proporcionar
    tão ricas imagens.
    Bjins de bom final de domingo
    e que a nova semana
    seja produtiva.
    CatiahoAlc./Reflexod'Alma

    ResponderEliminar
  13. Que lugares tão lindos. Nem tinha conhecimento da existência de certas estruturas. O que eu tenho aprendido por aqui! : )

    ResponderEliminar
  14. Maria um bonito passeio lindas as fotos bjs.

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito de acompanhar esta visita a locais que conheço bem.
    Vistos pelos vossos olhos, descobri pormenores que me haviam escapado!
    As fotografias são excelentes e gostei muito das composições fotográficas .
    Obrigada por divulgarem tão bem o Alentejo.
    Mena

    ResponderEliminar
  16. Unas vacaciones en las que disfrutasteis de unos bellos lugares y bien nos dejaste unas buenas fotos.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  17. Imagens simplesmente e encantadoras para um belo passeio. Parabéns por compartilhar. Bjs Maria

    ResponderEliminar
  18. Que oportunidad mejor aprovechada , recorriendo esos lugares tan antiguos ...muy hermoso.

    ResponderEliminar
  19. Fabulosa reportagem fotográfica do local... sempre um privilégio viajar através dos vossos olhares! Beijinhos! As imagens estão uma maravilha!
    Ana

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo