13/04/2019

ESTAÇÕES de Metro de MOSCOVO


ESTAÇÕES de Metro de MOSCOVO


Na nossa Viagem aos "Países Bálticos e Rússia", uma das cidades que visitamos foi Moscovo. Hoje, vou mostrar um dos seus pontos turísticos, que tivemos o prazer de conhecer.

As belas estações de Metro de MOSCOVO


O metro de Moscovo, conhecido como Palácio Subterrâneo, foi inaugurado na Era Stalin em 1935, sendo o maior do mundo por densidade de passageiros, transportando por volta de três mil milhões de pessoas por ano, cerca de 9,2 milhões de pessoas por dia. A sua rede é composta de 206 estações, distribuídas por 12 linhas através de 346 km. As estações são um espectáculo, autênticas obras de arte.


ESTAÇÕES de Metro de MOSCOVO

O tempo disponível, deu apenas para fazer uma visita guiada a sete estações. Fica aqui uma pequena reportagem sobre elas.

Ploschad Revolutsii

A estação de Ploschad Revolutsii foi inaugurada em 1938, tendo sido projectada pelo arquiteto Alexey Dushkin. Apresenta arcos de mármore vermelho e amarelo apoiados em postes baixos, tendo em frente mármore negro arménio. Cada arco é flanqueado por um par de esculturas de bronze de Matvey Manizer, representando o povo da União Soviética, incluindo soldados, atletas, escritores, aviadores, trabalhadores industriais e escolares. Há um total de 76 esculturas na estação.
Curiosidade: Para dar sorte, algumas pessoas têm o hábito de passar a mão sobre algumas estátuas, ficando nesses locais a bronze mais claro. Pelo que percebi, a preferida é a estátua de um soldado com um cão.


Ploshchad Revolyutsii (Moscow Metro)

Ploshchad Revolyutsii (Moscow Metro)


Kievskaya

Foi construída sob a supervisão do líder soviético Nikita Khrushchev, que pretendia homenagear a sua pátria ucraniana. É decorada com mármore branco e as suas colunas são encimadas por grandes painéis de mosaicos, celebrando a unidade russo-ucraniana, sendo uma obra de A.V. Myzin. Tanto os mosaicos como os arcos entre os pilares são delimitados por elaborados acabamentos dourados.


Kiyevskaya  (Moscow Metro)

Kiyevskaya (Koltsevaya line)

Teatralnaya

A estação está localizada a uma profundidade de 33,9 metros, tendo sido o seu arquiteto Ivan Fomin. A abóbada do salão central é decorada com caixões e baixos-relevos de majólica por Natyla Danko no tema das artes de teatro da URSS, fabricadas pela fábrica da porcelana de Leningrado. Esses baixos-relevos são uma série de catorze figuras diferentes, cada uma representando música e dança de várias nacionalidades da União Soviética. As séries incluíram a Armênia, Bielorússia, Geórgia, Cazaquistão, Rússia, Ucrânia e Uzbequistão.


Teatralnaya (Moscow Metro)


Mayakovskaya

O seu nome, assim como o design, é uma referência a Vladimir Maiakovski. Foi projetada pelo arquiteto Alexey Dushkin e inaugurada em 1938. Durante a construção foram utilizadas as técnicas mais modernas da época. A arquitetura art déco de Alexey Dushkin baseou-se num futuro soviético, previsto pelo poeta Mayakovsky. A estação apresenta colunas aerodinâmicas enfrentadas com rodonita de aço inoxidável e rosa, paredes brancas de mármore Ufaley e cinza Diorito, um piso de mármore branco e rosa e 35 nichos, um para cada abóbada. Rodeado por luzes de filamento, há um total de 34 mosaicos de teto de Alexander Deyneka representando "24 Horas na Terra dos Soviéticos"


Mayakovskaya (Moscow Metro Station)

Mayakovskaya (Moscow Metro Station)


Park Pobedy

Park Pobedy localizada no Parque da Vitória fica a 84 metros do subsolo, sendo a estação de metro mais profunda de Moscovo. Contém as escadas rolantes mais longas da Europa, cada uma com 126 metros de comprimento e 740 degraus. A estação é adornada com dois grandes mosaicos por Zurab Tsereteli representando a Invasão Francesa de 1812 da Rússia (no final da plataforma de entrada) e a Segunda Guerra Mundial (na plataforma de saída).


Park Pobedy (Moscow Metro)


Komsomolskaya (Circle Line)

Esta estação possui um belíssimo tecto barroco em amarelo, com frisos acompanhantes, pintados de branco e elegantes arcadas de mármore. A plataforma é iluminada por imponentes e belos candelabros. O tema do design, a luta histórica russa pela liberdade e independência, é expressa em oito grandes mosaicos de teto de Pavel Korin. No final da plataforma é um busto de Vladimir Lenin sob um arco decorado com desenhos florais dourados e o brasão de armas da União Soviética


Komsomolskaya Station

Komsomolskaya Station


Novoslobodskaya

Novoslobodskaya foi inaugurada em 30 de janeiro de 1952. Alexey Dushkin, foi o arquiteto da estação, que em 1948, com a ajuda do jovem arquiteto Alexander Strelkov, Dushkin encontrou o renomado artista Pavel Korin, que concordou em compor as obras de arte dos painéis. É conhecido pelos seus 32 painéis de vidro colorido, que são o trabalho dos artistas letões E. Veylandan, E. Krests e M. Ryskin. Cada painel, cercado por uma elaborada borda de latão, é colocado em um dos postes da estação e iluminado por dentro. Seis dos painéis de vitrais retratam pessoas de diferentes profissões, músico, engenheiro agrónomo e arquitecto. Os restantes 26 painéis contêm padrões geométricos e estrelas intrincados. Tanto os pilares quanto os arcos pontiagudos entre eles são revestidos de mármore rosado de Ural e revestidos de latão. No final da plataforma é um mosaico de Pavel Korin intitulado "Paz em todo o mundo".


Novoslobodskaya Station

Novoslobodskaya Station


Ficámos encantados, todas elas eram maravilhosas.

Texto explicativo: Wikipedia;
Fotos: Pessoais

32 comentários:

  1. Que lugar lindo adoraria conhecer.
    Beijinhos

    www.byglamour.com

    ResponderEliminar
  2. Truly beautiful with so many stunning decorations!

    ResponderEliminar
  3. So very beautiful with interesting history! I really enjoyed this tour - thank you so much for sharing. I especially love the stained glass and wonderful art. The statue of the soldier and dog is especially poignant. x A hug

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Maria,

    Quuanas imagns lindas de se ver nesse passeio virtual, nem parece uma estação de metro, alg muito semelhane a uma grande galeria de arte. Agradecida por compartilhar tão belo acervo.

    Votos de feliz findi cm muia paz e alegrias.
    Bjss

    ResponderEliminar
  5. São lindas mesmo e merecem um olhar bem profundo! Belas fotos! beijos, chica

    ResponderEliminar
  6. Querida Maria
    Magnífica reportagem!Obrigada pela partilha. Uma bela visita para apreciarmos obras de arte e sem termos de pagar bilhete.
    Bom fim de semana.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderEliminar
  7. Buenos encuadres para mostrar las belleza que has encontrado de ese lugar. Gracias a tu entrada me he podido trasladar a este lugar auqnue sólo sea virtualmente.

    Besos

    ResponderEliminar
  8. Gostei da viagem por estas estações de metro que, realmente, nem parecem estações. Obrigada por dar a conhecer estes belos recantos, que de cantos têm pouco, pois são grandiosos.
    Bjo
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Very beautiful metro, Maria. It's a public transport but is decorated, seems as a museum with paintings and sculptures.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada por partilhar connosco estas magistrais imagens:))

    Hoje:-"A carta" - a esperança é a minha única salvação. {Poetizando e Encantado}

    Bjos
    Votos de um óptimo fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  11. Amiga waounh nem parece uma estaçao obrigada pela partilha as sao sao 5* bjs

    ResponderEliminar
  12. Stunning pictures of Moscow subway stations. The decorations are beautiful.
    Happy weekend to you and your family!

    ResponderEliminar
  13. Sinto-me orgulhosa por poder "viajar" consigo! Obrigada...~*
    Olhos nos olhos, rostos carentes, tantos desejos...[POETIZANDO...]
    Beijos e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. Your work showcasing these stations is wonderful. It isn't easy to capture the essence of places that are so --- overwhelming!

    ResponderEliminar
  15. Que estações incríveis! Já tive a oportunidade de andar por estações de metro em diferentes países e é interessante ver as diferenças entre todas elas. Mas não sabia que na Rússia eram assim. Fantásticas! 😊

    ResponderEliminar
  16. Hello Maria,
    Impressive shots!!
    So nice these shots of Moscow. You've visit many places in the world.

    Greetings, Marco

    ResponderEliminar
  17. As estações de metro são belíssimas, tenho uma pequena ideia por fotos que tenho visto, estas estão lindas.

    Beijinho minha querida Maria

    ResponderEliminar
  18. Imagens fabulosas. Nesse passeio virtual me senti como se estivesse numa exposição de arte. Uma partilha soberba, Maria
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  19. Uma viagem dessa é uma fonte de conhecimentos, além de encher os olhos com tantas belezas.
    Abraços carinhosos!

    ResponderEliminar
  20. São maravilhosas. A primeira vez que me mandaram um PowerPoint delas fiquei espantada.
    Abraço e bom Domingo de Ramos

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde Maria,
    Que estações lindíssimas e fora do comum!
    Os tectos parecem de igrejas! Simplesmente belas.
    Um beijinho e obrigada por partilhar.
    Bom domingo e semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  22. Merci Maria pour ce très beau billet et pour toutes tes précisions.
    Quel magnifique métro! Chaque station est une oeuvre d'art.
    J'espère que les Moscovites sont fiers d'une telle réalisation et respectent ces lieux.
    Grosses bises.

    ResponderEliminar
  23. Great photos!
    Happy eastern to you:)

    ResponderEliminar
  24. E não é caso para menos, Maria, também fiquei encantada com tamanha beleza e requinte. Adorei! :)

    ResponderEliminar
  25. It all looks so beautiful, I especially like the stained glass.

    All the best Jan

    ResponderEliminar
  26. Oi, Maria, boa noite!!
    Que postagem deslumbrante! Fiquei encantado com cada estação, todas elas maravilhosas. Estudei um pouco as origens de Moscou, e agora fico muito enriquecido em abrir essa postagem magnífica! Realmente, belíssimas obras de arte pura! Colírio!
    Um abraço carinhoso
    Ângelo, Fê

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo